Comemorado anualmente em 12 de junho, o dia dos namorados é um momento importante para o varejo brasileiro. Mas assim como qualquer outro evento de compras que estimula o consumo, a data também gera um aumento no número de tentativas de golpes e fraudes por criminosos e cibercriminosos.
Com o aumento do volume de compras online, que ganhou força durante a pandemia da Covid-19, boa parte das ameaças se escondem no e-commerce. A reabertura parcial de alguns setores do comércio, no entanto, também traz riscos para clientes que optam por compras físicas, e exigem atenção redobrada.
Para mitigar os riscos de se fazer compras online ou presenciais nesta data, o Itaú Unibanco reuniu sete dicas para que consumidores estejam atentos a possíveis golpes e fraudes. Confira:
Nunca clique em links de ofertas com descontos exagerados. Para prevenir a fraude, acesse o site oficial da loja, digitando o endereço dela em seu navegador, e confira se a informação a respeito dos valores é verdadeira.
Sempre utilize o cartão virtual para pagar as compras feitas na internet. É mais seguro, mais prático e evita dores de cabeça desnecessárias.
Antes de colocar o número do cartão em um pagamento na internet, cheque novamente no navegador se o endereço do site corresponde ao da loja oficial ou da empresa de pagamento.
Ao pagar uma compra na internet via boleto, transferência ou PIX, sempre confira se o nome do destinatário é o correto para receber o pagamento.
Desconfie caso alguém vá até você para entregar brindes ou presentes. Não permita que tirem foto sua, nem colham suas digitais para registrar qualquer contato ou recebimento.
Ao passar o cartão em uma maquininha, confira se o valor está correto antes de digitar a senha. Nunca coloque sua senha em aparelhos “com aparente defeito”, que não mostrem o valor. E, ao digitar a senha, não permita que a vejam.
Não tire os olhos o dele. Após fazer o pagamento pessoalmente, sempre confira o seu nome no cartão que lhe foi devolvido e, sempre que possível, passe você mesmo o cartão na maquininha.
A fintech britânica SumUp anunciou na terça (7) que captou € 1,5 bilhão (cerca de…
A OpenAI anunciou o desenvolvimento de uma nova ferramenta chamada de Media Manager, buscando proporcionar…
O TikTok entrou com um processo contra o governo dos Estados Unidos, nesta terça-feira, em…
Em mundo cada vez mais impulsionado pela inovação tecnológica, a diversidade tornou-se não apenas uma…
O BrazilLAB, hub de inovação para as chamadas ‘govtechs’ do Brasil e da América Latina,…
A MadeiraMadeira, marketplace de produtos para casa, reduziu em 30% os custos com nuvem para…