7 coisas que você precisa saber para ter um e-commerce de sucesso

Especialista da VTEX lista requisitos necessários para você lançar o seu negócio online, mantê-lo seguro e em ordem

Author Photo
8:10 am - 04 de julho de 2019

Compras online estão cada vez mais presentes na vida do brasileiro. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o comércio eletrônico deve atingir um volume de vendas de R$ 79,9 bilhões até final do ano.

A estimativa é de crescimento de 16% se comparado ao resultado atingido em 2018 por lojas virtuais do país e será o maior avanço anual desde 2015. Mas para quem está pensando em investir nessa área, é necessário estar atento a certos pontos indispensáveis para o sucesso de um negócio.

Felipe Dellacqua, Vice-Presidente de Vendas da VTEX, empresa brasileira de tecnologia com foco em cloud commerce, listou algumas dicas para que esse empreendimento se torne concreto, eficiente e lucrativo.

Saber mais sobre o mundo digital

De acordo com Felipe, o mundo digital e físico é bem diferente um do outro, principalmente quando o assunto é vender. Enquanto uma compra online é muito mais prática do que a física, no online nos deparamos com algumas barreiras, como divergências nos tamanhos de roupas, por exemplo.

Por esse motivo, o administrador do e-commerce deve sempre se manter atualizado, procurar cursos e workshops, além de acompanhar sites de notícias especializadas para estar ciente de todas as mudanças e o que seu público alvo espera. As principais áreas de estudo são marketing digital, SEO e administração.

Escolha um nicho de atuação

Segmentação é a chave, o empreendedor digital deve sempre vender algo localizado, dentro de um nicho específico. Comprar em uma loja especializada sempre passa mais confiança para o cliente.

Escolher um segmento que tenha afinidade certamente vai garantir melhores resultados. Uma tendência são segmentos especializados, que proporcionam mais experiência na compra. Pesquise um nicho específico que esteja em alta e esteja atento à todas as tendências do setor.

Defina seus parceiros e fornecedores

Para que a operacionalização de uma loja online possa começar é importante escolher parceiros e fornecedores confiáveis. Lembre-se, seu produto deve ser impecável.

Escolha a plataforma de e-commerce

O desenvolvimento do seu negócio precisa ser feito de maneira correta desde o começo para evitar problemas futuros.

Escolher uma plataforma de qualidade operacional é fundamental para o negócio funcionar de forma eficiente, sem gerar prejuízos no futuro.

Fique atento a segurança dos dados da loja

Um e-commerce trabalha diretamente com a coleta de dados de clientes e leads. É fundamental proporcionar a segurança dessas informações, principalmente dados bancários. Para isso, procure um sistema de segurança que inclua opções de segurança e antifraude além de detectar problemas de pagamento e Secure Socket Layer (SSL). Essa estratégia garante a proteção de informações inseridas por clientes no seu site.

Defina a logística

Em lojas online a logística é algo fundamental para o sucesso nas vendas, por exemplo, escolher como serão feitas as entregas, o administrador do e-commerce deve decidir como será realizado o controle de estoque.

Com relação as entregas, é comum que lojas online optem por entregas via Correios, sistema que abrange todo território nacional. No entanto esse sistema pode ser lento, caso esteja com muito volume de entregas, procurar uma transportadora particular pode ser uma ótima alternativa.

Canais de atendimento ao cliente

Proporcionar uma experiência de compra impecável é indispensável na conquista e fidelização do cliente. Canais de atendimento que funcionam bem são sempre atrativos e garantem a boa manutenção de clientes, além do contato direto com eles, o que é necessário para estudar as necessidades da loja.

O cliente precisa ter todas as suas dúvidas respondidas o mais rápido e eficientemente possível, só assim ele passa a confiar na loja. Tenha uma estratégia de mídias sociais funcional que responda todos os contatos de clientes e acabe com todas as dúvidas e possíveis problemas que possa ter.

 

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.