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7 características de liderança que as grandes empresas procuram em um CIO

Enquanto muitos, talvez até a maioria, CIOs se contentam em liderar operações em uma empresa de pequeno ou médio porte, outros têm ambições mais elevadas. Esses indivíduos desejam subir ao topo da carreira de TI.

Os CIOs de grandes empresas – particularmente aqueles com capitalização de mercado medida em dezenas ou centenas de bilhões de dólares – tendem a ser de uma espécie diferente de seus colegas de nível inferior. Normalmente, espera-se que os chefes de TI das maiores empresas possuam conhecimentos e habilidades que podem ser pequenos, ou mesmo completamente desnecessários, talentos em organizações menores.

Entender exatamente o que as empresas de primeira linha estão procurando em um candidato a CIO é essencial para qualquer líder de TI que espera dar o salto para as principais empresas do mercado. Os sete atributos a seguir são comumente encontrados nas listas “CIO must have” dos mega-gigantes.

1. Liderança transformacional

As grandes empresas geralmente preferem CIOs que possam se tornar líderes transformacionais, que possuam a visão e a capacidade de desenvolver estratégias de tecnologia inovadoras que apoiem futuras oportunidades de crescimento. Líderes transformacionais inspiram suas equipes a adotar mudanças, inovar e moldar o futuro de toda a estrutura organizacional.

Mostrar uma presença executiva é, de muitas maneiras, o principal diferencial de um CIO que é visto como um tecnólogo comum versus alguém que será um dos principais contribuintes para a estratégia geral da organização, diz David E. Ulicne, Diretor de Educação Executiva da Heinz College of Information Systems and Public Policy da Carnegie Mellon University. “O atributo mais importante para o sucesso do CIO seria sua capacidade de articular [sua] visão e obter o apoio das principais partes interessadas”.

Ulicne observa que a liderança transformacional é tipicamente uma característica adquirida. “Pratique, pratique, pratique para ganhar confiança e desenvolver suas habilidades de contar histórias”, aconselha. Fale para o público em conferências e simpósios de TI. “Filme a si mesmo fazendo uma apresentação de 10 minutos e peça à sua equipe de relações públicas/mídia para fornecer um feedback construtivo”, sugere Ulicne. “Registre-se em um programa de desenvolvimento de habilidades executivas para obter treinamento de especialistas”.

2. Perspicácia nos negócios

Atualmente, todas as grandes empresas exigem um plano de tecnologia que possa ser totalmente integrado à estratégia principal de negócios. “Essencialmente, eles precisam ser a mesma coisa”, diz Amanda Alwy, Vice-Presidente Sênior de Inovação e TI da América do Norte da empresa de consultoria de força de trabalho ManpowerGroup.

Um CIO é um líder de negócios por meio da tecnologia, assim como um CFO é um líder de negócios por meio de finanças. “Não pode ser o contrário”, diz Alwy. Independentemente de onde uma empresa esteja em sua jornada de transformação, é a tecnologia que impulsiona a experiência do cliente, a eficiência, a produtividade e, por fim, o crescimento.

Para se preparar para um emprego nas grandes ligas, Alwy recomenda passar tempo com colegas de trabalho, clientes e consumidores. “Isso garantirá que você possa construir relacionamentos para o sucesso da equipe e dos negócios e ser um consultor estratégico ativo e conhecedor das prioridades de negócios”, explica ela. “É notável o que um CIO pode impactar por meio da colaboração multifuncional para inspirar soluções inovadoras e voltadas para os negócios”.

3. Desenvoltura

Um CIO habilidoso é capaz de combinar experiências anteriores com múltiplas variáveis, como estruturas aceitas, metodologias e cenários culturais e políticos. “Em essência, o novo CIO, quando efetivamente usa recursos, está na melhor posição para desafiar o paradigma atual da empresa e traçar o caminho a seguir”, diz Greg Bentham, Vice-Presidente de Serviços de Infraestrutura em Nuvem da empresa de consultoria de negócios Capgemini Americas.

Juntar-se a uma grande empresa e estabelecer confiança em uma nova organização talvez seja a tarefa mais desafiadora que um CIO enfrentará. Muitos obstáculos inevitavelmente surgirão e precisam ser resolvidos. Embora a experiência e as estruturas anteriores possam ser aplicadas, a realidade sugere que a história nunca se repete exatamente. As principais empresas esperam que seu novo CIO possua o conhecimento e a criatividade para superar até mesmo as barreiras mais desafiadoras.

A melhor maneira de se tornar engenhoso é por meio da experiência direta adquirida ao longo de uma carreira de TI, principalmente experiências que estimularam mudanças organizacionais, diz Bentham.

4. Adaptabilidade e resiliência

No mundo cibernético de hoje, os CIOs estão posicionados no comando, direcionando suas empresas para novas oportunidades enquanto enfrentam desafios tecnológicos constantes, incluindo a quantidade crescente de dados que as empresas devem armazenar, analisar e proteger.

Haverá momentos em que oportunidades e abordagens aparentemente promissoras simplesmente não funcionarão. “Em vez de serem vistos como fracassos ou retrocessos, essas experiências devem ser vistas como lições; oportunidades de crescimento como CIO”, aconselha Earl Matthews, Presidente da Veeam Government Solutions, provedora de serviços de backup e recuperação. “Os indivíduos devem usar esses desafios como um caminho para aprender mais sobre o trabalho e o ambiente, o que, a longo prazo, resultará em um líder mais forte”.

Os CIOs devem ser capazes de liderar equipes diversas. Eles devem ser capazes de se comunicar efetivamente com funcionários altamente técnicos, bem como com indivíduos com pouco ou nenhum conhecimento técnico. Ter a capacidade de entender e trabalhar ao lado de outros altos executivos para criar oportunidades e resolver problemas que beneficiem toda a organização também é crucial para a eficácia de um CIO em uma grande empresa.

A adaptabilidade não permitirá apenas que um CIO se torne um executivo eficaz, mas também um forte líder empresarial.

5. Uma mentalidade centrada em dados

Dados e tecnologia de aproveitamento de dados formam o tecido que permite que grandes empresas produzam resultados revolucionários. As políticas de dados devem abranger usabilidade e onipresença, permitindo o acesso de toda a empresa a dados relevantes e capacitando os usuários finais a agir no momento, diz Mike Capone, CEO do provedor de plataforma de análise de negócios Qlik. “Na prática, isso significa um compromisso muito maior com a nuvem, automação e geração de insights consumíveis para todos os níveis.”

O C-suite de hoje exige que toda a organização seja orientada por dados. “Toda pesquisa que você vê de líderes como McKinsey e Gartner deixa isso muito claro”, diz Capone. “Sabemos que as organizações que são eficazes no aproveitamento de dados navegam pelas interrupções com mais facilidade e vencem com mais frequência”, observa ele.

Seja desenvolvendo e implantando estratégias, selecionando fornecedores ou implementando novos esforços de capacitação, Capone diz que os CIOs de primeira linha devem continuar se fazendo uma única pergunta crítica: como essa decisão apoiará e promoverá o objetivo de obter mais dados nas mãos de mais pessoas, quando necessário, para garantir um resultado comercial positivo?

6. Inteligência emocional

A inteligência emocional, ou quociente emocional (QE), é a capacidade de entender, usar e gerenciar emoções pessoais de maneira positiva para se comunicar de forma eficaz, reduzir o estresse, ter empatia com os outros, superar desafios e prevenir conflitos. Na prática, o QE permite que um CIO crie confiança, colabore e crie equipes fortes e ágeis.

“O CIO de hoje deve colaborar em todas as unidades de negócios e coordenar as funções de infraestrutura, segurança e recuperação de desastres, além de gerenciar expectativas e receber orientação do conselho”, diz Andrew “AJ” Jarrett, Diretor de Defesa e Conformidade de Segurança Cibernética da AMSYS Innovative Solutions, provedora de serviços de TI. As grandes empresas normalmente valorizam os candidatos a CIO de alto QE porque esses indivíduos estão mais bem equipados para funcionar de forma colaborativa, construir confiança mútua com colegas e atrair outros indivíduos talentosos. “Um CIO pode ser a pessoa mais inteligente e tecnicamente mais capaz do mundo, mas se não for capaz de colaborar habilmente, não terá sucesso na execução de sua visão”, afirma.

Muitos líderes empresariais, treinadores e autores acreditam que o QE pode ser melhorado ao longo do tempo com estudo e prática. Jarrett aconselha CIOs atuais e futuros a aprimorar suas habilidades de QE participando de projetos colaborativos, “tanto como líder quanto como seguidor”. Ele também sugere a leitura de livros sobre o tema, como ‘Emotional Intelligence 2.0’, de Travis Bradberry e Jean Greaves.

7. Habilidades de comunicação

Todos os líderes de TI devem ser comunicadores excepcionais, mas os CIOs de grandes empresas operam em um nível muito mais alto do que seus colegas de organizações menores. É principalmente uma questão de escala. Tudo é maior em uma grande empresa — o número de sistemas, equipes, gerentes, locais, divisões e assim por diante. Como resultado, há muitas informações para adquirir, digerir e transmitir a outras partes.

“[CIOs] devem ser capazes de transmitir de forma eficaz e concisa e traduzir seus pensamentos em ações, a fim de facilitar o diálogo entre diferentes equipes”, diz Cleo Valeroso, Vice-Presidente de Operações Globais de Pessoas, da ZEDEDA, uma provedora de software de virtualização e orquestração de borda distribuída. Um CIO de grande empresa também deve estar preparado para se comunicar efetivamente com a administração, clientes, acionistas, mídia, analistas de mercado e funcionários do governo.

Valeroso aconselha os aspirantes a CIOs a reconhecerem e compreenderem as responsabilidades únicas que acompanham o emprego em uma empresa de primeira linha e a se prepararem adequadamente. “Participe de atividades que possam estar fora da sua zona de conforto para ajudar a desenvolver suas habilidades e ampliar seu conhecimento”, ela diz. “Além disso, continue aprendendo para manter sua mente afiada e suas habilidades atualizadas”.

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