7 a cada 10 empresas usam ou planejam adotar multicloud

Author Photo
11:01 am - 21 de novembro de 2017
cloud cloud

Clientes estão adotando a estratégia de multicloud como um componente essencial das suas estratégias de negócios. Essas mesmas empresas utilizam diferentes provedores de serviços de nuvem, incluindo a nuvem pública e a nuvem privada. Em relação à Infraestrutura como Serviço (IaaS), mais de dois terços (67%) das empresas utilizam ou planejam utilizar um ou mais provedores de nuvem, enquanto 42% afirmaram que estão usando ou planejam usar três ou mais provedores de nuvem com o objetivo de melhorar a resiliência e a segurança dos dados e reduzir as despesas de capital (Capex) e operacionais (Opex). Os números são do estudo A Verdade sobre a Nuvem, encomendada pela Veritas e realizada pela Vanson Bourne com 1200 empresas globais em 13 países e tomadores de decisão na área de TI.

A pesquisa mostra também que a maioria das empresas globais (56%) prioriza a nuvem na implantação de novos aplicativos e no gerenciamento de workloads. Somente 1% das empresas não pretende adotar a nuvem nos próximos dois anos. No entanto, as companhias vêm cometendo equívocos em relação à atribuição da responsabilidade pelo gerenciamento de dados, já que 69% das entrevistadas acreditam erroneamente que a proteção e a privacidade dos dados e a conformidade com os requisitos de compliance são de responsabilidade do provedor de serviços de nuvem.

Mike Palmer, Vice-Presidente Executivo e Diretor de Produto da Veritas, comenta que, apesar de os clientes acharem que os provedores de nuvem são responsáveis pelo gerenciamento dos dados, os contratos com os provedores de serviços de nuvem geralmente atribuem a responsabilidade pelo gerenciamento dos dados aos clientes. “A nossa pesquisa confirmou as nossas suposições de que a responsabilidade principal pelo gerenciamento dos dados é do cliente. A Veritas incentiva a adoção da multinuvem e tem firmado parcerias com os principais provedores de serviços de nuvem para ajudar os clientes a gerenciar os seus dados e extrair o máximo de valor deles”, destaca.

Confira outras conclusões da pesquisa:

– Mais de oito em cada dez (83%) empresas que usam ou planejam usar a IaaS acreditam que o provedor de serviços de nuvem é responsável pela proteção dos seus dados na nuvem.

– Mais de dois terços (69%) dos respondentes acreditam que a proteção e a privacidade dos dados e o cumprimento dos requisitos de compliance são responsabilidade dos provedores de serviços de nuvem.

– Mais da metade (54%) das empresas acredita que o provedor de serviços de nuvem è responsável pela transferência segura dos dados entre a empresa e a nuvem.

– Mais da metade (51%) das empresas acredita que o provedor de serviços de nuvem é responsável pelo back-up dos workloads na nuvem.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.