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7 atributos que todo líder de TI deve ter

Tornar-se um verdadeiro líder de TI – alguém que inspira equipes a alcançar novos patamares de forma consistente – requer habilidades que só podem ser adquiridas com o tempo por meio de trabalho árduo e compromisso com o sucesso.

Os líderes transformacionais são tipicamente descritos como animados, apaixonados, envolventes e enérgicos. Esses indivíduos não estão focados apenas em ajudar as equipes a atingirem seus objetivos planejados; eles também trabalham duro para ajudar os membros da equipe a atingirem seu potencial máximo.

Tornar-se um líder respeitado e valorizado não é fácil, mas é uma meta ao alcance de qualquer pessoa que esteja disposta a se comprometer com a tarefa. Aqui estão sete atributos fundamentais que todo líder de TI precisa possuir – e como adquiri-los.

Agilidade

Os líderes reconhecem e agem rapidamente nas tendências emergentes de negócios e tecnologia. Da mesma forma, quando um obstáculo aparece, eles têm a determinação e a velocidade para mudar rapidamente de marcha e modificar sua abordagem. A pandemia de Covid-19, por exemplo, forçou os líderes de TI a fazerem mudanças rápidas para manter suas empresas operacionais e competitivas, incluindo a implantação de várias novas ferramentas e tecnologias. “Os líderes de TI devem ser ágeis para responder a uma nova forma de trabalhar”, disse Tim Bridges, Vice-Presidente Executivo da empresa de consultoria de negócios Capgemini. “[Eles] devem ter a capacidade de fazer escolhas rápidas para posicionar suas equipes e organizações para o sucesso”.

Adquirir agilidade requer tempo e experiência. “Um líder deve acreditar que não é a pessoa mais inteligente na sala e, portanto, buscar aprender e mudar a si mesmo”, aconselha Bridges. “Além disso, aqueles que passaram por grandes mudanças no passado se sentirão mais confortáveis passando por isso mais uma vez e provavelmente estarão mais dispostos a avançar com um grande projeto”.

Bridges observa que, devido aos desafios apresentados pela Covid-19, muitos líderes de TI estão agora no bom caminho para adquirir agilidade. “Daqui a alguns anos, esses mesmos líderes de TI estarão muito mais preparados para uma virada rápida ou para navegar em um cenário de tecnologia em constante evolução”, diz ele.

Visão

Uma forte visão das contribuições e objetivos de TI há muito tempo é reconhecida como um atributo essencial da liderança de TI. “Os líderes de TI precisam vender a visão de um futuro – um futuro mais rápido, melhor e mais conectado que se concentra no uso da tecnologia”, afirma Chris Bedi, CIO do desenvolvedor de software de plataforma em nuvem ServiceNow. À medida que enfrentam os desafios da transformação digital, os líderes de TI devem ser capazes de comunicar as mudanças com eficácia em toda a organização.

“Como CIO, gosto de me ver como o diretor de comunicações para a transformação digital”, diz ele. “Cada parte do negócio será impactada pela transformação digital, e os líderes de TI precisam se comunicar com os funcionários dos departamentos sobre o que isso significa para o trabalho deles”.

Infelizmente, mesmo a perspectiva mais clara e o plano mais bem definido podem ser interrompidos por forças e eventos internos e externos. “Fatores organizacionais, como a mudança de prioridades empresariais, exigem recalibração contínua à medida que os modelos de negócios evoluem”, explica Paul Rohmeyer, Professor Associado do Stevens Institute of Technology e Diretor do Programa de Mestrado em Sistemas de Informação da escola. Enquanto isso, fatores externos, incluindo mudanças nas condições econômicas ou de mercado, ou crises como a Covid-19, podem aparecer repentinamente. “Esses eventos exigem que os líderes de TI reconheçam e respondam rapidamente para permitir e motivar as equipes de TI a continuar a execução”.

Também é importante lembrar que os líderes de TI não contribuem individualmente com projetos ou tarefas. “Seu trabalho é articular uma visão e, em seguida, fornecer orientação, ferramentas, recursos, treinamento, coaching, mentoria e feedback para ajudar suas equipes a implementar essa visão, disse Kelby Zorgdrager, CEO da empresa de treinamento de TI DevelopIntelligence.

Empatia

Um líder de TI deve respeitar e ter empatia com a equipe, colegas e, acima de tudo, com os clientes. “Um tecnólogo que tem empatia pelo cliente e dedica tempo para entender o que o cliente precisa e deseja, cria soluções que realmente abordam seus problemas”, disse Rohan Amin, CIO, banco de consumidor e comunidade, do JPMorgan Chase.

Ser capaz de fornecer uma ótima experiência de TI para as partes interessadas requer um equilíbrio entre visão e tecnologia e recursos, afirma Sharon Mandell, Vice-Presidente Sênior e CIO da Juniper Networks. “Sente-se com seus usuários e clientes e observe como eles fazem seu trabalho”, ela aconselha. Interaja com seus parceiros e tente aprender o máximo possível sobre seus produtos e processos. “Compreenda a experiência deles com a tecnologia e pergunte-se: ‘o que posso fazer para torná-la melhor?'”

Nutrir respeito e empatia cria uma mente aberta que está pronta para abraçar novas perspectivas e apagar preconceitos irracionais. “Sua empresa e clientes se beneficiarão diretamente das inovações que suas equipes criarem se você promover um ambiente onde diversas pessoas e perspectivas possam florescer”, diz Amin. “No final do dia, seus produtos precisam ser fabricados por pessoas semelhantes à sua base de clientes se você quiser que eles sejam acessíveis a eles”.

Estabilidade

Mesmo durante períodos de instabilidade, incerteza ou crise, um líder de TI deve ser inabalável, preparado para continuar perseguindo sua visão apesar das distrações e recursos reduzidos. Os líderes de TI que perdem a calma em tempos difíceis provavelmente perderão tempo, tomarão decisões erradas e perderão o respeito.

“A capacidade de decisão em condições de crise é desenvolvida pela preparação individual e organizacional, bem como uma consciência contínua das condições que mudam frequentemente rapidamente”, explica Rohmeyer. “Isso só pode acontecer em um ambiente baseado em uma cultura de estreita cooperação entre líderes de tecnologia e negócios”. Ele acrescenta que um líder capaz estabelece parcerias internas muito antes de uma emergência ocorrer.

Autenticidade

A autenticidade vem da construção constante da confiança com funcionários, gerentes, clientes e parceiros de negócios. Indivíduos autênticos possuem uma aura única. “Todos nós tendemos a gravitar em torno de pessoas que são autenticamente elas mesmas”, observa Jay Upchurch, CIO do provedor de software analítico SAS.

Autenticidade não é algo que pode ser cultivado rapidamente. “É natural em todos nós, mas lutamos para liberá-lo”, observa Upchurch. “Com confiança, diversidade, inclusão e coragem surgem plena liberdade de pensamento, expressão e inovação”.

A autenticidade começa com a autoconsciência. “Pense sobre seus próprios valores pessoais e por que você considera esses valores verdadeiros”, aconselha Upchurch. Em seguida, reúna a coragem de ser autêntico e de compartilhar pensamentos e emoções com outras pessoas por meio de um comportamento consistente e de uma comunicação transparente. “Se você for autêntico, aqueles ao seu redor retribuirão”, diz ele. “Quando isso acontece, o volante do reforço começa a girar, dando a todos a confiança para serem autênticos”.

Acessibilidade

Um líder deve se comprometer a construir relacionamentos próximos e mutuamente benéficos com colegas dentro e fora da empresa. “Quanto mais um líder de TI entende a linha de negócios e os desafios de seus parceiros de negócios, melhor eles estarão posicionados para fornecer soluções e impulsionar os negócios”, disse Rob Byron, Vice-Presidente da Keystone Partners, uma empresa de consultoria e finanças corporativas.

A acessibilidade estimula a inovação e metas compartilhadas. “Líderes de TI bem-sucedidos precisam… relacionamentos e habilidades de parceria para entender o negócio e os desafios que ele enfrenta, a fim de ajudar efetivamente a inovar e transformar o negócio, especialmente durante a pandemia global de Covid-19”, afirma Byron. O estabelecimento de grupos de trabalho de TI de negócios colaborativos ajudará as equipes de TI a promover uma atitude orientada para a empresa, ao mesmo tempo que encoraja os colegas de negócios a integrar uma mentalidade de tecnologia ao planejamento de negócios.

Curiosidade

Muitos chefes de TI analisam demais ou complicam decisões desnecessariamente ao não se fazerem uma pergunta básica e simples – por que essa ação é necessária? “É sempre importante entender a situação, as oportunidades, nosso pessoal, sua motivação e manter-se curioso”, diz Tracy Ring, Líder de Alianças e Ecossistema de Analytics/IA na empresa de serviços profissionais Deloitte.

A chave para despertar a curiosidade é evitar a montagem de uma equipe composta por pessoas com ideias semelhantes. “A diversidade é um passo crítico para fazer perguntas diferentes, considerando diferentes pontos de vista e revelando ideias e oportunidades que não consideraríamos por conta própria”, observa Ring. “Sem [curiosidade], estamos simplesmente parados em nossos próprios silos com pouca evolução para empurrar nossos clientes e nosso trabalho para uma nova direção”.

A melhor maneira de permanecer curioso, diz Ring, é começar cada dia com a compreensão de que haverá algo novo para aprender. “A curiosidade impulsiona a autenticidade, as relações mais profundas e a confiança que diz muito sobre o nosso trabalho”, conclui.

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