No mundo, 61% das empresas aumentarão investimento em segurança na nuvem

Muitas empresas estão adotando uma abordagem híbrida ou multinuvem, o que expande a superfície de ataque e aumenta a complexidade da segurança

Author Photo
12:40 pm - 17 de maio de 2024
Imagem: Shutterstock

O Relatório de segurança na nuvem de 2024, publicado pela Fortinet, revela que, à medida que as organizações desenvolvem e implementam mais aplicações na nuvem, a segurança dessas plataformas se torna cada vez mais complexa.  

O relatório deste ano mostra que a segurança é uma prioridade global, com 61% das empresas entrevistadas planejando aumentar o orçamento para segurança na nuvem nos próximos 12 meses.  

O aumento planejado dos investimentos em segurança na nuvem é de aproximadamente 37%, em um esforço para proteger informações confidenciais e cumprir os padrões regulatórios do cenário digital. 

Leia também: Incidentes de segurança na nuvem aumentaram 154% em um ano 

Muitas empresas estão adotando uma abordagem híbrida ou multinuvem, o que expande a superfície de ataque e aumenta a complexidade da segurança. As equipes de segurança frequentemente enfrentam dificuldades para gerenciar e proteger vários ambientes e cargas de trabalho públicos e privados.

Embora a adoção de ambientes multinuvem ofereça muitos benefícios, lidar com diferentes ferramentas torna difícil ou impossível aplicar políticas de segurança consistentes. À medida que as organizações continuam a adicionar serviços em nuvem, a complexidade da segurança aumenta, resultando em maiores desafios de gestão e custos. 

Preferência por ambientes híbridos e multinuvem continua  

Em 2024, a maioria das organizações (78%) adotou estratégias híbridas e multinuvem, com 43% usando uma combinação de nuvem híbrida e infraestrutura local, e 35% optando por uma estratégia multicloud.  

Esses números representam um aumento em comparação com anos anteriores, indicando uma maturação no uso da nuvem. Empresas com necessidades de TI que se beneficiam da flexibilidade e agilidade da nuvem continuam a adotar essas tecnologias para concretizar seus projetos. 

O relatório indica que a segurança é uma preocupação crítica para a maioria das organizações, especialmente diante de novas ameaças baseadas em Inteligência Artificial.  

Cerca de 96% das organizações relataram estar moderadamente ou extremamente preocupadas com a segurança na nuvem. Em resposta, 61% dos entrevistados preveem aumentar o orçamento para segurança na nuvem nos próximos 12 meses. 

Desafios técnicos e de recursos continuam 

Os desafios técnicos e de recursos continuam a ser uma barreira para a adoção mais rápida da nuvem. As principais preocupações incluem questões de segurança e conformidade (56%), desafios técnicos (52%) e restrições de recursos (49%).  

A visibilidade e o controle de políticas em infraestruturas complexas de múltiplas nuvens são particularmente desafiadores, exacerbados pela escassez de talentos em segurança cibernética. Cerca de 93% dos entrevistados afirmaram estar preocupados com a falta de profissionais experientes na nuvem. 

Para enfrentar esses desafios, a maioria das organizações (95%) acredita que uma plataforma unificada de segurança na nuvem, com um único painel de controle, ajudaria a fornecer proteção de dados consistente e abrangente em toda a área de cobertura da nuvem. 

Ao invés de gerenciar múltiplos sistemas de segurança, as equipes que utilizam uma plataforma integrada se beneficiam de integração direta, automação e redução da sobrecarga de gerenciamento. Isso melhora a visibilidade, reforça políticas de segurança consistentes e ajuda a mitigar a escassez de talentos em cibersegurança. 

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias! 

Tags:
Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.