Notícias

Quase 60% das empresas brasileiras estão em nível baixo de maturidade organizacional

Um estudo divulgado recentemente pela Objective, multinacional brasileira especializada em transformação de negócios, indica que as empresas de grande porte estão intensificando esforços por processos mais eficientes e uniformes. A pesquisa avaliou organizações de diversos setores, e o setor de saúde que foi o que mais se destacou pela maturidade dos processos – muito embora haja oportunidades de melhoria em todos os segmentos.

A avaliação utiliza como base o Maturity Card, ferramenta da empresa baseada no Kanban Maturity Model (KMM). A pesquisa analisou 138 “rodadas do jogo”, e revelou que embora a grande maioria das organizações se encontrem em níveis iniciais de maturidade, o setor de saúde apresenta maior diversidade, com algumas organizações em níveis mais avançados.

Leia também: CFOs e CEOs acham que IA será tecnologia de maior impacto nos próximos 3 anos

Os dados indicam que 59,4% das empresas brasileiras ainda estão em nível baixo de maturidade organizacional. Setores como serviços e manufatura ainda estão em estágios iniciais, embora demonstrem movimento crescente em direção a práticas mais maduras. O varejo aparece como setor que mais precisa de melhorias em termos de governança.

“Este estudo demonstra que a maturidade organizacional é um fator crucial para a competitividade das empresas”, diz Jorge Sellmer, CRO da Objective.

Principais desafios

Muitas empresas enfrentam dificuldades em limitar o volume de tarefas em andamento, o que impacta negativamente a eficiência dos processos, diz a Objective. Muitas tarefas consideradas urgentes, impedimentos que atrasam entregas e muitos prazos não atendidos são comuns neste caso, diz a empresa.

Também faltam clareza e consistência de políticas organizacionais. A alta incidência de problemas como erros na classificação e priorização de demandas, falhas nas entregas e frustrações com prazos podem indicar falhas na comunicação ou documentação de processos e regras.

Há ainda uma dificuldade em estabelecer ciclos de melhoria contínua, o que impede que as empresas se adaptem às mudanças do mercado. Um dos principais problemas neste caso está relacionado à falta de métricas claras e aderentes aos clientes, diz a empresa.

Um gráfico com as principais conclusões do estudo pode ser baixado nesse link.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Movida lança agente de IA no WhatsApp em parceria com a Meta e aposta em nova experiência de locação

A plataforma de locação de automóveis Movida lançou um agente de inteligência artificial integrado ao…

12 horas ago

Oracle nomeia Marcelle Paiva como nova VP de vendas, Data&AI Hub na América Latina

A Oracle anunciou Marcelle Paiva como nova vice-presidente de vendas, Go-to-Market (GTM) e ecossistema para…

13 horas ago

Mercado de IPOs de tecnologia ganha força com avanço da IA

O mercado de ofertas públicas iniciais voltou a ganhar tração em 2026, impulsionado principalmente pelo…

13 horas ago

Oracle adiciona US$ 85 bilhões em contratos de IA e encerra trimestre com carteira recorde de US$ 638 bilhões

A Oracle encerrou o quarto trimestre e o ano fiscal de 2026 com resultados recordes,…

13 horas ago

Disputa entre Anthropic e OpenAI expõe divergências sobre o futuro da inteligência artificial

A disputa entre Anthropic e OpenAI ganhou novos contornos e se tornou um dos principais…

14 horas ago

Marketing B2B precisa se reorganizar para atender compradores mais autônomos, diz Forrester

As áreas de marketing B2B precisam rever sua estrutura operacional para acompanhar a transformação do…

14 horas ago