Quase 60% das empresas brasileiras estão em nível baixo de maturidade organizacional

Pesquisa da Objective avaliou processos de organizações de vários setores. Saúde se destacou com organizações mais avançadas

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3:00 pm - 12 de agosto de 2024
Imagem: Shutterstock

Um estudo divulgado recentemente pela Objective, multinacional brasileira especializada em transformação de negócios, indica que as empresas de grande porte estão intensificando esforços por processos mais eficientes e uniformes. A pesquisa avaliou organizações de diversos setores, e o setor de saúde que foi o que mais se destacou pela maturidade dos processos – muito embora haja oportunidades de melhoria em todos os segmentos.

A avaliação utiliza como base o Maturity Card, ferramenta da empresa baseada no Kanban Maturity Model (KMM). A pesquisa analisou 138 “rodadas do jogo”, e revelou que embora a grande maioria das organizações se encontrem em níveis iniciais de maturidade, o setor de saúde apresenta maior diversidade, com algumas organizações em níveis mais avançados.

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Os dados indicam que 59,4% das empresas brasileiras ainda estão em nível baixo de maturidade organizacional. Setores como serviços e manufatura ainda estão em estágios iniciais, embora demonstrem movimento crescente em direção a práticas mais maduras. O varejo aparece como setor que mais precisa de melhorias em termos de governança.

“Este estudo demonstra que a maturidade organizacional é um fator crucial para a competitividade das empresas”, diz Jorge Sellmer, CRO da Objective.

Principais desafios

Muitas empresas enfrentam dificuldades em limitar o volume de tarefas em andamento, o que impacta negativamente a eficiência dos processos, diz a Objective. Muitas tarefas consideradas urgentes, impedimentos que atrasam entregas e muitos prazos não atendidos são comuns neste caso, diz a empresa.

Também faltam clareza e consistência de políticas organizacionais. A alta incidência de problemas como erros na classificação e priorização de demandas, falhas nas entregas e frustrações com prazos podem indicar falhas na comunicação ou documentação de processos e regras.

Há ainda uma dificuldade em estabelecer ciclos de melhoria contínua, o que impede que as empresas se adaptem às mudanças do mercado. Um dos principais problemas neste caso está relacionado à falta de métricas claras e aderentes aos clientes, diz a empresa.

Um gráfico com as principais conclusões do estudo pode ser baixado nesse link.

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Redação

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