Notícias

6 treinamentos inusitados promovidos por startups

Os treinamentos corporativos com slides palestrantes estão ficando para trás. Imagine que é possível cortar e costurar uma colcha enquanto se treina uma equipe ou mesmo fazê-los pilotar uma nave. 

A pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, da ABTD, Integração e Carvalho & Mello, de 2018-2019, feita com mais de 400 empresas, indica que o Brasil ainda investe pouco em treinamento e desenvolvimento (T&D), quando comparado aos EUA. São R$ 746 por colaborador, contra U$ 1.273 dos americanos. A consulta estima que o investimento em T&D chega a resultar em 26% de aprendizado, 7% no impacto dos negócios e 1% do ROI. Houve ainda 14% de aplicabilidade e 68% de reação e engajamento. 

De acordo com o relatório Causa Mortis, de 2014 do SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 37% das empresas encerraram suas atividades por não investirem continuamente em capacitação. 

Além de assumirem o papel de inovadoras do mercado, as startups também buscam fazer diferente na hora de engajar e inspirar seus funcionários. Para Celson Hupfer, CEO da Connekt, plataforma inteligente de recrutamento digital, esse tipo de prática possui pontos positivos.

“Trazer inovações como novos locais de trabalho, momentos de descontração e atividades em grupo quebra a rotina e melhoram a conexão da equipe. Além disso é possível ser criativo na hora de propor um treinamento, não necessariamente investindo valores mais elevados”, afirma

Em um dos modelos de treinamentos está o da Evolucional, que utiliza o método de gamificação. “Os jogos prendem a atenção das pessoas; por esse motivo, o aprendizado com base em técnicas de gamificação tem tudo para revolucionar os treinamentos corporativos”, diz Cícero Gomes, responsável pelo projeto na Evolucional. Além da edutech, outras startups possuem inusitados treinamentos: 

GetNinjas

Um treinamento com cara de almoço ou café da tarde. É assim que o GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, tem utilizado uma ferramenta que promove encontros entre pessoas de diferentes áreas do aplicativo. O Donut, como é conhecido o programa, sorteia quinzenalmente e aleatoriamente quatro pessoas de áreas distintas para um almoço ou um café da tarde. 

A pauta do encontro gira em torno de questões gerais, como o que cada um gosta de fazer nas horas vagas, onde trabalhava antes de entrar no GetNinjas e como é o dia a dia de cada pessoa dentro do aplicativo de serviços. Ao final, o quarteto encaminha um registro do encontro para os demais colegas de trabalho. 

DogHero

 Com o mesmo intuito de integração e troca, a DogHero, maior empresa de serviços para pets da América Latina, promove encontros semanais, nos quais cada colaborador divide com os demais colegas algum conhecimento.

Esses momentos envolvem todos os integrantes da equipe, os estagiários e o CEO, de maneira orgânica e descontraída. Já foram abordados temas como Negociação, Programação, linguagem HTML, Excel, Discovery Quantitativ e Qualitativo.

LinkApi

“Penso, logo existo”, a famosa frase de René Descartes faz muito sentido no treinamento da LinkApi, plataforma que possibilita empresas desenvolverem, monitorarem e distribuírem integrações entre diferentes sistemas, treina seus funcionários a cada 15 dias com aulas de filosofia. O próprio CEO da empresa, Thiago Lima, que é formado em Desenvolvimento de Sistemas e pós-graduado em Filosofia Aplicada ao Mundo dos Negócios, ministra as aulas para os 54 funcionários. 

As conversas são abertas e sem grade fixa, abordam temas variados como epistemologia, teoria do conhecimento, ciência política e dialética. “Escuto, com frequência, os funcionários dizerem que o conhecimento das aulas os ajuda a tomar decisões mais inteligentes”, conta Lima. 

ClubPetro

Colocar-se no lugar do outro é como o ClubPetro, startup que utiliza dados e processos para impulsionar o crescimento de postos de combustíveis, utiliza a prática de Role Play – sigla em inglês, interpretação de papéis. Os times de Comercial, Implantação, Suporte e Customer Success são colocados em uma situação no qual é simulado um problema do segmento para verificar as diferentes reações das equipes.  

Uma vez por semana, a empresa também realiza um treinamento com agenda livre, em que os funcionários compartilham temas diversos da sociedade para serem discutidos, no intuito de causar reflexão. 

V4 Company

 A V4 Company é outra companhia que foge dos treinamentos convencionais. Imagine-se em uma TED Conference, em que cada colaborador ministra uma conferência no mesmo formato e com os tradicionais 15 minutos de duração. O tema pode ser relevante para o trabalho ou para a vida pessoal. O objetivo é que os colaboradores possam ensinar algo novo que terá impacto positivo para os outros colaboradores. 

Em um dos treinamentos, todos os colaboradores tiveram que costurar juntos botões em um pequeno tecido, disposto ao centro de uma mesa. O grande desafio era a colaboração mútua, utilizando as poucas agulhas e linhas propositalmente disponíveis.

Todos tinham metas individuais e uma meta coletiva: todos os botões costurados no menor tempo possível. A estratégia da empresa com o exercício é incentivar o trabalho de equipe e a reflexão sobre a importância de ter uma visão global. 

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

1 dia ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

1 dia ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

1 dia ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

1 dia ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago