Notícias

6 macrotendências impulsionadas por tecnologias que impactarão os negócios

Quais tendências podemos esperar para os próximos anos e que impactarão as empresas e os negócios? Segundo o novo relatório da ThoughtWorks, “Looking Glass”, há seis macrotendências, como “humanidade aumentada” ou “impacto de tecnologia hostil”, que empresas podem explorar para o crescimento dos negócios nos próximos anos.

“Estes são tempos turbulentos, com as empresas enfrentando mais incertezas do que nunca e maior pressão para se digitalizarem rapidamente”, disse Julie Woods-Moss, CMO da ThoughtWorks.

O relatório identifica mais de 120 tendências individuais divididas em seis “lentes” de enfoque para 2021, oferecendo a organizações de todos os setores ferramentas para o sucesso.

Os seis segmentos presentes no relatório são:

1. Humanidade aumentada

Novas ferramentas poderosas baseadas em dados estão revolucionando a maneira como as empresas tomam decisões e empregam talentos, com resultados amplamente positivos. Mas essas tecnologias também trazem desafios éticos e organizacionais que as empresas responsáveis precisam ter em mente.

2. Acelerando em direção à sustentabilidade

Como consumidores, governos e investidores exigem maior responsabilidade ambiental das empresas, tornar-se um negócio verde deixou de ser opcional para se tornar uma obrigação. A tecnologia apresentará desafios e oportunidades no esforço de incorporar a sustentabilidade em mais atividades e práticas.

3. Interações em evolução

Os consumidores não estão apenas exigindo disponibilidade e acessibilidade – eles esperam que as interações sejam consistentes e mais ricas. As empresas podem oferecer essa experiência por meio de interfaces em evolução que combinam recursos de voz, toque e visuais.

4. Transformando a estrutura da computação

Os limites da computação estão se expandindo, ampliando as barreiras do que é possível para as empresas. O ambiente de computação que está surgindo não só oferece a oportunidade de aproveitar a capacidade de processamento e análise de dados sem precedentes, mas também de estruturar a arquitetura de computadores para melhor atender às necessidades dos negócios.

5. Competição força plataformas a formarem ecossistemas

As plataformas criadas pelas empresas são cada vez mais apenas o ponto de partida. Atender às crescentes expectativas dos clientes muitas vezes requer a união ou a abertura a outros participantes, transformando plataformas em ecossistemas de produtos e serviços relacionados que evoluem dinamicamente conforme seus membros cooperam e competem.

6. O crescente impacto da tecnologia hostil

A “tecnologia hostil” é comumente associada a atividades criminosas, como ransomware, invasão de sistemas para roubo de dados ou criação de vírus de computador, mas isso foge totalmente do x da questão. O cenário está evoluindo de tal forma que a definição de tecnologia hostil deve ser ampliada para incluir atos legais, amplamente aceitos, que em última análise ameaçam o bem-estar da sociedade.

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

22 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

22 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

23 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

24 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

24 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

1 dia ago