Quais tendências podemos esperar para os próximos anos e que impactarão as empresas e os negócios? Segundo o novo relatório da ThoughtWorks, “Looking Glass”, há seis macrotendências, como “humanidade aumentada” ou “impacto de tecnologia hostil”, que empresas podem explorar para o crescimento dos negócios nos próximos anos.
“Estes são tempos turbulentos, com as empresas enfrentando mais incertezas do que nunca e maior pressão para se digitalizarem rapidamente”, disse Julie Woods-Moss, CMO da ThoughtWorks.
O relatório identifica mais de 120 tendências individuais divididas em seis “lentes” de enfoque para 2021, oferecendo a organizações de todos os setores ferramentas para o sucesso.
Os seis segmentos presentes no relatório são:
Novas ferramentas poderosas baseadas em dados estão revolucionando a maneira como as empresas tomam decisões e empregam talentos, com resultados amplamente positivos. Mas essas tecnologias também trazem desafios éticos e organizacionais que as empresas responsáveis precisam ter em mente.
Como consumidores, governos e investidores exigem maior responsabilidade ambiental das empresas, tornar-se um negócio verde deixou de ser opcional para se tornar uma obrigação. A tecnologia apresentará desafios e oportunidades no esforço de incorporar a sustentabilidade em mais atividades e práticas.
Os consumidores não estão apenas exigindo disponibilidade e acessibilidade – eles esperam que as interações sejam consistentes e mais ricas. As empresas podem oferecer essa experiência por meio de interfaces em evolução que combinam recursos de voz, toque e visuais.
Os limites da computação estão se expandindo, ampliando as barreiras do que é possível para as empresas. O ambiente de computação que está surgindo não só oferece a oportunidade de aproveitar a capacidade de processamento e análise de dados sem precedentes, mas também de estruturar a arquitetura de computadores para melhor atender às necessidades dos negócios.
As plataformas criadas pelas empresas são cada vez mais apenas o ponto de partida. Atender às crescentes expectativas dos clientes muitas vezes requer a união ou a abertura a outros participantes, transformando plataformas em ecossistemas de produtos e serviços relacionados que evoluem dinamicamente conforme seus membros cooperam e competem.
A “tecnologia hostil” é comumente associada a atividades criminosas, como ransomware, invasão de sistemas para roubo de dados ou criação de vírus de computador, mas isso foge totalmente do x da questão. O cenário está evoluindo de tal forma que a definição de tecnologia hostil deve ser ampliada para incluir atos legais, amplamente aceitos, que em última análise ameaçam o bem-estar da sociedade.
O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…
O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…
A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…
As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…
Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…
A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…