6 dicas para o sucesso de desenvolvedores de software líderes

Os desenvolvedores têm características únicas que são poderosas quando compreendidas

Author Photo
9:30 am - 26 de setembro de 2022
desenvolvedores

Os desenvolvedores são notoriamente mal-humorados e inacessíveis a perturbações. Eles tendem a querer continuar trabalhando até chegarem a um local de conclusão e satisfação.

Isso é muito bom, a menos que eles tenham perdido de vista o quadro maior.

O que um líder de TI deve fazer?

As perspectivas a seguir ajudarão você a entender melhor o que motiva e mistifica os desenvolvedores e podem orientar seu pensamento sobre como ser o líder que sua equipe precisa.

Cultive a consciência empresarial

Uma das tarefas críticas para todos os líderes é fornecer uma visão estratégica geral para as pessoas que trabalham nas tarefas de nível inferior. Isso é especialmente importante – e desafiador – ao trabalhar com desenvolvedores, porque seu trabalho exige atenção cuidadosa e focada.

Os desenvolvedores são obrigados a dominar uma enorme quantidade de complexidade que pode espremer o contexto maior, resultando em uma espécie de miopia. O trabalho em si é suficiente para ocupar até mesmo a mente mais ambiciosa e ativa, por isso torna-se especialmente importante para os líderes fornecerem o canal de mão dupla entre a codificação diária e a direção mais ampla.

Pedir relatórios de progresso ou oferecer orientação ou, pior de tudo, mudar de rumo, são geralmente muito indesejáveis. Em alguns casos, estes são realmente muito perturbadores, mas em outros, são exatamente o que é necessário.

A maneira certa de envolver os desenvolvedores no diálogo estratégico está no equilíbrio. Aqui é onde o meta-engajamento é importante. Perguntar aos desenvolvedores sobre como está a carga da reunião e como eles se sentem envolvidos nas metas maiores é uma boa maneira de ajustar o equilíbrio. Também ajuda a fazê-los pensar sobre os problemas maiores.

Cultivar desenvolvedores que tenham excelência tecnológica e conhecimento de negócios é algo extremamente precioso para o líder, o negócio e o desenvolvedor.

Transmita um significado

Embora a estratégia e o valor do negócio sejam valiosos para comunicar aos desenvolvedores, há uma coisa ainda maior que chamaremos de propósito ou significado. A estratégia é engajada para apoiar a missão. A missão é a razão de ser da própria empresa.

A empresa tem uma declaração de missão potente? A essência da missão está bem distribuída nas fileiras? A retidão ou a bondade do empreendimento deve ser infundida na atividade de todos.

Os desenvolvedores são especialmente complicados, pois normalmente são bastante resistentes ao que muitas vezes veem cinicamente como doutrinação. No entanto, o senso de legitimidade é tão necessário para o contentamento do desenvolvedor a longo prazo quanto qualquer outra pessoa.

A chave para dar significado aos desenvolvedores é entender o próximo ponto sobre criatividade – e integrá-lo. O valor inerente que os desenvolvedores obtêm da codificação pode ser integrado ao propósito maior dos negócios. Unir significado e criatividade é a principal fonte de um impulso para a excelência para os desenvolvedores.

Promova a criatividade

A vontade de criar dos desenvolvedores é forte, mas pode ser difícil perceber, pois a criatividade é muitas vezes obscurecida pela natureza tecnológica do desenvolvimento. Os desenvolvedores se comunicam com um estranho patois de siglas que escondem o espírito artístico por trás disso. Aprender a perceber e nutrir esse espírito é um tipo especial de liderança que os desenvolvedores apreciarão.

Apenas a consciência da vida criativa dos desenvolvedores é importante. Não apenas ajudará a entender de onde eles estão vindo, mas também levará a políticas e decisões que apoiam essa criatividade e disso resultarão benefícios reais no resultado final. O espaço e o tempo para inovar levarão a um software melhor que lide com as vicissitudes dos negócios. Você precisa da criatividade humana de seus desenvolvedores capturada no meio de código meio máquina/meio pensamento para ser ágil.

Talvez a característica mais importante para o líder ter em mente aqui seja perceber o apego que os desenvolvedores têm ao seu trabalho. Afeição pode ser uma palavra melhor do que apego. Construir uma coisa que pareça bonita e digna por si só tem seu próprio impulso. Interromper esse impulso deve ser feito com um toque suave, em vez de alternar as guias no navegador. Se possível, um reajuste gradual é melhor.

Os desenvolvedores trabalham com máquinas, mas eles não são máquinas. Ao mesmo tempo, melhorar a compreensão dos desenvolvedores do contexto maior, conforme discutido acima, é muito útil para trazer à tona a necessidade de redirecionamento, ajuste e planejamento. Essa compreensão ajuda a melhorar a frustração e o sentimento de rotatividade sem sentido.

Deixe espaço para falhas

Apesar de seu domínio da complexidade, os desenvolvedores tendem a sentir que não estão realmente à altura do trabalho – o estranho fenômeno conhecido como síndrome do impostor.

Esse tipo de insegurança é mais comum e sensato com desenvolvedores pouco maduros, mas você ficaria surpreso com os programadores talentosos que ainda reconhecem se deparar com isso. Mesmo codificadores vindos de grande sucesso podem se ver sobrecarregados com a incerteza sobre sua capacidade de lidar com a próxima coisa que os confronta.

O estilo de cada líder é diferente, é claro. Assim é o de todo desenvolvedor. Em vez de uma regra rígida e rápida, como evitar críticas duras ou promover reconhecimento, é bom simplesmente ter em mente o tipo de dificuldade que os desenvolvedores enfrentam em seu trabalho diário. O caminho de execução raramente é uma linha reta para um desenvolvedor. Eles frequentemente precisam recorrer a uma força inspiradora para chegar lá, e isso pode ser assustador quando os prazos se aproximam.

Mesmo que você ache que não há como uma pessoa não ter certeza sobre sua capacidade de execução, é útil lembrar que em algum momento ela não tinha. Eles estão confiantes porque passaram por isso e desenvolveram mecanismos para lidar com isso.

Além da conscientização por parte dos líderes, uma boa abordagem para ajudar é incentivar a comunicação entre os desenvolvedores, conforme descrito neste Tweet. Em suma, incentive os desenvolvedores seniores a compartilhar suas experiências com os juniores, especialmente com a disposição de reconhecer erros.

A capacidade de expor erros em um ambiente seguro é, portanto, uma coisa importante para os líderes cultivarem. Forneça a capacidade de falhar adiante, com a sensação de que as proteções estão em vigor e os desenvolvedores prosperarão. O fracasso é uma parte importante de toda empresa e inovação, especialmente para desenvolvedores.

Incentive as pausas

Aqui está uma visão prática: quando você tem desenvolvedores que estão enfrentando bloqueios, eles tendem a bater a cabeça contra a parede do impasse. Normalmente, o bloco é criativo e não pode ser resolvido rapidamente com pá e martelo.

Saiba quando incentivar uma pausa. É contraintuitivo, mas muitas vezes o avanço que um programador está procurando não está em trabalhar mais, mas em se distanciar do problema.

Os próprios desenvolvedores, frequentemente, perdem esse ponto. Na verdade, eles resistirão ativamente quando estiverem nas garras de um desafio difícil. Eles acreditam que continuar trabalhando duro na coisa é o caminho para um avanço.

Mesmo que uma e outra vez eles lutem contra uma dificuldade aparentemente intratável, acreditando que um esforço adicional produzirá resultados, apenas para fazer uma pausa relutante no esforço e, de repente, visualizar como todo o problema pode ser resolvido. E, então, como um relâmpago, tudo se cristaliza e parece tão óbvio.

Às vezes, o que parecia ser uma falha sistêmica – talvez uma falha no design – acaba sendo um tapa na cara, como uma capitalização variável malfeita.

Por estar fora das trincheiras, você pode ajudar a manter em mente o que os próprios desenvolvedores esquecem: a natureza não linear de seu trabalho. O sucesso é uma união de esforço e criatividade. Às vezes, o objetivo não pode ser alcançado por mais esforço direto e deve aguardar mais insights. Seja um líder que possa ajudar a lembrar disso e seus desenvolvedores agradecerão.

Forneça equilíbrio

Os desenvolvedores sofrem de descontentamento, estresse e esgotamento em alta taxa. Tudo o que você pode fazer para mitigar isso é bem-vindo. Os desenvolvedores fazem isso para si mesmos e também estão sujeitos a pressões externas. Ambas as forças podem ser abordadas pelos líderes.

Internamente, os desenvolvedores sofrem de uma espécie de tendência obsessiva sobre programação. De certa forma, isso parece benéfico para a empresa: mantenha os desenvolvedores com cafeína e codificação. Mas, previsivelmente, essa é uma receita para o esgotamento.

Se você puder ser a voz do equilíbrio na vida profissional dos desenvolvedores, beneficiará tanto eles quanto os negócios. A melhor maneira de fazer isso é ser um escudo suave ao fazer a ponte entre eles e as pressões do negócio. Muitas vezes, não é mais pressão, mas um senso de apoio e orientação que eles precisam.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.