Notícias

6 coisas que você precisa saber antes de demitir um funcionário

Demitir um funcionário não é uma tarefa fácil para o gestor. É preciso lidar com a expectativa e frustração de uma pessoa que dedicou tempo e esforços a uma empresa e que, agora, estará perdendo o emprego.

Dito isso, quando as demissões são inevitáveis, há um caminho que possa garantir uma experiência menos traumática? Segundo a consultoria Robert Half, é preciso ter cuidado e zelo com o funcionário. Além disso, há algumas dicas que gestores podem seguir para que uma demissão não cause constrangimentos. As dicas a seguir valem tanto para gestores quanto funcionários e o restante da equipe.

1. Escolha o momento e o local ideal

É ideal que a conversa seja particular, aconselha a Robert Half. “Certifique-se de que você e o colaborador terão privacidade para dialogar, e de que não serão interrompidos. Também não funciona tratar desse assunto por telefone, e-mail ou mensagens de aplicativos de celular. Lembre-se de que o funcionário, por mais que esteja indo embora, merece consideração”, reforça a consultoria.

2. Seja educado, mas também direto

“De maneira nenhuma seja ríspido nesse momento. A situação é delicada e exige tato; grosseria pode tornar tudo muito mais constrangedor e invasivo. Seja educado, escolha bem as palavras, de preferência pense no que vai falar antes da reunião”, aconselha a consultoria. No entanto, não é preciso dar voltas para abordar o assunto, diz a Robert Half. “Dê o tom do diálogo logo no início, fazendo o funcionário entender que essa será uma conversa definitiva. Não fale demais e não caia em contradições”, completa.

Ainda segundo a consultoria, não é adequado dizer que ajudará o colaborador a encontrar outro emprego, pois pode soar falso. Porém, caso seja possível, uma carta de recomendação pode ser a confirmação de que a relação com a empresa terminou, mas que não há ressentimentos ou motivos para mágoas, indica a Robert Half.

3. Seja profissional acima de tudo

Muitas vezes os gestores criam laços de amizade com os colaboradores, e podem acabar tendo um momento desastroso na hora da demissão por colocar as relações pessoais em primeiro plano. É preciso ser profissional e saber separar as coisas, além de deixar isso claro ao funcionário. É preciso maturidade para que, após a demissão, a amizade prossiga.

4. Mantenha-se calmo

Controle as emoções como ansiedade, raiva e tristeza. Deixar que o funcionário perceba o descontrole pode afetar na reação dele, que pode passar a ser imprevisível. Quanto mais calmo o gestor estiver, mais segurança passará para o trabalhador, que por sua vez, tende a ficar mais controlado e menos confuso no decorrer da conversa.

5. Respeite a reação do funcionário

A reação de um colaborador diante de uma situação como essa é imprevisível, mesmo que ele já esteja recebendo feedbacks negativos há algum tempo. Pode acontecer algum momento de choro, de desabafo, ou uma reação equilibrada. É preciso ter em mente que é preciso respeitar o momento do funcionário. As reações podem variar de acordo com a situação. Apenas deixe que o colaborador tenha o momento de fala.

6. Comunique o restante da equipe

Após a demissão, é importante comunicar ao restante da equipe, de forma objetiva, que o ex-colega foi desligado de suas antigas funções, com o cuidado de não o expor. Isso evita que especulações sejam feitas e transmite a mensagem de que a gestão se importa em dar satisfações aos funcionários.

 

Recent Posts

Nova IA promete revolucionar a biomedicina ao prever comportamento de moléculas

O Google DeepMind e a Isomorphic Labs revelaram o AlphaFold3 nesta quarta-feira (8), uma inovação…

16 horas ago

TikTok lança sistema de rotulagem automática para conteúdo gerado por IA

O TikTok anunciou nesta quinta-feira (9) que implementará um sistema de rotulagem automática para identificar…

17 horas ago

Convênio entre Unicamp e Inmetrics quer acelerar uso de IA generativa

A Inmetrics e o Parque Científico e Tecnológico da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), gerido…

17 horas ago

IA facilita reencontro de animais e tutores no RS após enchentes

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul não afetaram apenas pessoas, mas também milhares…

18 horas ago

13 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

18 horas ago

EXCLUSIVO: Konecta Brasil fatura R$ 650 mi em 2023 e quer chegar a R$ 1 bi em 2025

A Konecta Brasil, unidade brasileira do grupo espanhol especialista em relacionamento e experiência do cliente,…

19 horas ago