6 características essenciais para se tornar um nômade digital
Estudo da Korn Ferry mostra que nômades são preferidos em áreas de tecnologia, marketing e unidades de negócios
Pessoas com alta tolerância à ambiguidade têm, em média, 2,5 vezes mais chances de se tornarem nômades de carreiras; na mesma medida, pessoas altamente curiosas têm cerca de 2,2 vezes mais chances de aderir a este perfil.
As informações foram retiradas de um levantamento da consultoria global Korn Ferry, elaborado em outubro deste ano. Foram analisadas atitudes e preferências em relação à nomadicidade de 162 organizações e 683 indivíduos.
A pesquisa avaliou os setores de saúde, industrial, bens de consumo e tecnologia. O recorte principal visa identificar até que ponto os nômades de carreira são considerados um ativo ou passivo para as empresas.
Segundo a Korn Ferry, os nômades buscam alavancar suas habilidades existentes e são mais apaixonados pelo propósito organizacional se comparados com colaboradores que não são tão adeptos a mudanças.
As áreas que normalmente mais contratam este tipo de profissional, segundo o estudo, estão ligadas a tecnologia da informação (TI), marketing, tecnologia digital e emergentes, novos mercados e unidades de negócios.
O mercado de trabalho, atualmente, já reúne diferentes gerações: desde baby boomers até a geração Z. O estudo destaca que as organizações precisam adequar sua linguagem para estes profissionais, que possuem perfis distintos, para extrair o melhor de cada um.
Características de um nômade digital
A pesquisa ainda revelou que profissionais considerados como nômades possuem algumas características em comum. Seis delas foram identificadas como traços mais recorrentes de personalidade:
- Tolerância à ambiguidade;
- Curiosidade;
- Influência;
- Abertura a diferenças;
- Otimismo;
- Confiança.
Reter estes talentos requer, também, proporcionar um ambiente desafiador e confortável. Segundo o estudo, a rotatividade para este perfil tende a reduzir em 21% quando eles se sentem motivados na empresa e alcançam seus objetivos profissionais.
A pesquisa também revela que 93% dos entrevistados preferem candidatos com profundo conhecimento e experiência em seu campo; já 85% valorizam pessoas com formação multidisciplinar.
De acordo com 23% das organizações analisadas, trabalhar em diferentes lugares pode colaborar para a contratação do profissional.