6 características essenciais para se tornar um nômade digital

Estudo da Korn Ferry mostra que nômades são preferidos em áreas de tecnologia, marketing e unidades de negócios

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10:37 am - 06 de dezembro de 2019
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Pessoas com alta tolerância à ambiguidade têm, em média, 2,5 vezes mais chances de se tornarem nômades de carreiras; na mesma medida, pessoas altamente curiosas têm cerca de 2,2 vezes mais chances de aderir a este perfil.

As informações foram retiradas de um levantamento da consultoria global Korn Ferry, elaborado em outubro deste ano. Foram analisadas atitudes e preferências em relação à nomadicidade de 162 organizações e 683 indivíduos.

A pesquisa avaliou os setores de saúde, industrial, bens de consumo e tecnologia. O recorte principal visa identificar até que ponto os nômades de carreira são considerados um ativo ou passivo para as empresas.

Segundo a Korn Ferry, os nômades buscam alavancar suas habilidades existentes e são mais apaixonados pelo propósito organizacional se comparados com colaboradores que não são tão adeptos a mudanças.

As áreas que normalmente mais contratam este tipo de profissional, segundo o estudo, estão ligadas a tecnologia da informação (TI), marketing, tecnologia digital e emergentes, novos mercados e unidades de negócios.

O mercado de trabalho, atualmente, já reúne diferentes gerações: desde baby boomers até a geração Z. O estudo destaca que as organizações precisam adequar sua linguagem para estes profissionais, que possuem perfis distintos, para extrair o melhor de cada um.

Características de um nômade digital

A pesquisa ainda revelou que profissionais considerados como nômades possuem algumas características em comum. Seis delas foram identificadas como traços mais recorrentes de personalidade:

  • Tolerância à ambiguidade;
  • Curiosidade;
  • Influência;
  • Abertura a diferenças;
  • Otimismo;
  • Confiança.

Reter estes talentos requer, também, proporcionar um ambiente desafiador e confortável. Segundo o estudo, a rotatividade para este perfil tende a reduzir em 21% quando eles se sentem motivados na empresa e alcançam seus objetivos profissionais.

A pesquisa também revela que 93% dos entrevistados preferem candidatos com profundo conhecimento e experiência em seu campo; já 85% valorizam pessoas com formação multidisciplinar.

De acordo com 23% das organizações analisadas, trabalhar em diferentes lugares pode colaborar para a contratação do profissional.

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