5G da Oi chega à primeira cidade brasileira no Rock in Rio

Durante evento, operadora terá ativações do 5G para equipe que fará cobertura nas redes sociais.

Author Photo
5:53 pm - 26 de setembro de 2019
multidão, show, rock in rio Plateia do Rock in Rio. Foto: Shutterstock

Nesta quinta-feira (26), a Oi anunciou a implementação de uma rede 5G na Cidade do Rock para testes e experiências. Na 20ª edição do festival, a operadora fornecerá a todo o público, de qualquer operadora, uma rede Wi-Fi gratuita.

Apesar do 5G ainda não estar disponível no nosso país, ele estará disponível para a equipe de conteúdo do evento. Assim, a cobertura do RiR nas redes sociais (com lives e posts diários) será feita com base na tecnologia.

O 5G também estará presente no estande da operadora na Gameplay Arena by Game XP. Os visitantes terão a oportunidade de fazer um passeio virtual pela orla do Aterro do Flamengo numa bicicleta conectada via 5G montada em frente a uma videowall.

Segundo o comunicado, a pessoa precisará pedalar mais rapidamente durante a exibição do vídeo. A Oi já realizou testes do 5G em Búzios (março), na Rio2C (abril) e na Game XP (julho).

A ideia de utilizar o 5G para a cobertura do evento envolve a performance até 10 vezes superior à da rede 4G. Assim, estima-se o envio e recebimento de conteúdo pela equipe do Rock in Rio com mais velocidade.

José Cláudio Moreira Gonçalves, diretor de operações da Oi, cita que a implementação da rede vem “para transformar o evento na primeira cidade conectada pela nova tecnologia”.

“Vamos mostrar o que é a experiência 5G e teremos vários aparelhos conectados por essa rede que opera com alta velocidade e baixíssima latência”, diz Moreira.

Internet para todos

O Oi Wi-Fi será disponibilizado em 345 mil m² do evento por 550 hotspots. Também foram instaladas sete antenas para reforço da cobertura móvel 3G e 4G.

No total, a operadora implantou 56 quilômetros de cabos de fibra ótica que atenderão toda a operação da Cidade do Rock. É estimado que 100 mil pessoas circulem diariamente durante os sete dias do festival.

Outro anúncio feito, cita que o som dos palcos Mundo e Sunset será transmitido pela Oi Fibra. A iniciativa deve eliminar o atraso entre a imagem do artista no telão e o som que chega nas caixas distantes do palco. Até mesmo o sistema de iluminação contará com a fibra da operadora.

Serão disponibilizados, no total, links com 30 GB de conexão. A Oi destaca que montou um ‘Network Operation Center‘ (NOC) para garantir a conectividade via fibra.

Também serão disponibilizados três centros de apoio técnico para suporte de campo na operação do evento.

Oi nos games

A arena de games da Oi terá capacidade de até 3.300 pessoas em 4 mil metros quadrados, conectados por fibra. É citado que todos os tipos de games, “dos clássicos aos mais modernos”, serão disponibilizados.

Na ação, a companhia demonstrará o FTTH (fiber to the home) que atende as necessidades do público gamer. A companhia também é patrocinadora do palco Just Dance, em parceria com a Ubisoft. A Oi Fibra também estará presente aqui.

 

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.