Notícias

59% dos consumidores já testaram pagamento com contactless pelo celular

O consumidor brasileiro está cada vez mais disposto a deixar de lado os cartões e o dinheiro em espécie na hora de pagar.

A conclusão é do estudo mais recente realizado pela plataforma de busca e comparação de softwares Capterra, uma empresa da Gartner, que trata dos hábitos dos compradores do país em relação às novas tecnologias móveis de pagamento, como as chamadas carteiras digitais ou o código QR.

Para o levantamento, a empresa ouviu 514 consumidores de todo o país entre os dias 7 e 10 de janeiro. Como critério, os entrevistados deveriam integrar o mercado de trabalho.

Segundo o estudo, 59% dos entrevistados já realizaram transações aproximando o celular às maquininhas, enquanto 57% pagaram com código QR, tecnologia que usa a câmera dos aparelhos (46% já experimentaram as duas).

Rapidez e facilidade na hora de efetuar as operações estão entre os principais motivos de adoção tanto entre os que experimentaram o pagamento por aproximação (83% e 76%, respectivamente) como o código QR (71% e 75%, respectivamente).

O atraso tecnológico de parte do varejo é o grande responsável de que os consumidores deixem de optar pelo digital, mostra o estudo do Capterra.

Entre os que ainda não utilizaram o contactless, 53% apontam a falta de máquinas nos estabelecimentos que mais frequentam como principal motivo para ainda não tê-lo adotado.

“A importância dos estabelecimentos prestarem atenção na renovação das maquininhas de cartão para não ficarem atrás da concorrência fica mais evidente quando observamos o número de consumidores que pretende utilizar as novas tecnologias pela primeira vez nos próximos doze meses: 86% dos que ainda não pagaram usando o contactless pretendem fazê-lo no próximo ano”, destaca o analista do Capterra Lucca Rossi.

Para 95% do total de entrevistados, tanto as lojas físicas como as virtuais deveriam estar melhor preparadas e/ou equipadas para processar pagamentos digitais.

Compras online

O Capterra também investigou a utilização dos pagamentos digitais no comércio eletrônico, onde o nível de adoção é mais baixo.

Para esse tipo de compras, a carteira digital aparece somente na terceira posição, utilizada por 47% dos entrevistados, depois do cartão de crédito, adotado por 90% dos ouvidos, e do boleto bancário (58%). O código QR ocupa a última colocação (25%), atrás da transferência bancária (27%).

A complexidade tecnológica de integrar esses tipos de pagamentos pela plataformas de e-commerce está entre os motivos, apontam especialistas. A maior segurança oferecida por esses métodos, no entanto, deve atrair os varejistas online.

Recent Posts

4 indicadores para empresas se manterem à frente na cultura de dados

O crescimento da inteligência artificial generativa (GenAI) fez com as organizações prestassem mais atenção ao…

15 minutos ago

Um terço das organizações no Brasil usa tecnologia em metas de sustentabilidade

Um estudo divulgado recentemente pela Kyndryl, feito em parceria com a Microsoft, concluiu que são…

1 hora ago

Saúde é o terceiro setor mais atacado pelo cibercrime no Brasil em 2024

Um levantamento da Kaspersky divulgado recentemente registrou mais de 800 bloqueios de ataques de ransomware…

2 horas ago

Chief AI Officer: 98% dos líderes de TI e dados querem um líder de IA

Um novo C-level, o Chief AI Officer (ou CAIO) pode ser a chave para que…

3 horas ago

TSMC registra crescimento recorde em venda impulsionada pela demanda de IA

A Taiwan Semiconductor Manufacturing (TSMC) alcançou um marco histórico em suas vendas de abril, com…

3 horas ago

Nvidia acelera tecnologias para pesquisas científicas e computação quântica

A Nvidia anunciou tecnologias que prometem acelerar a revolução da indústria de computação de alto…

4 horas ago