52% dos brasileiros trocariam de emprego por chance de trabalho remoto

Constatação é de pesquisa realizada pela Salesforce com 20 mil pessoas em 10 países

Author Photo
11:50 am - 08 de outubro de 2020
trabalho remoto pesquisa

Você trocaria de empresa por uma proposta que desse liberdade de trabalhar de onde quiser? A maioria dos brasileiros brilharia os olhos para uma oferta de trabalho remoto, segundo uma pesquisa da Salesforce. O levantamento aponta que 52% dos entrevistados trocariam de emprego se isso significasse que poderiam trabalhar remotamente.

Por outro lado, 71% dos brasileiros acreditam que o trabalho remoto é viável apenas para uma parcela da população. De acordo com o estudo da Salesforce, 57% dos trabalhadores presenciais dizem que conseguiriam trabalhar remotamente se sua empresa oferecesse uma tecnologia melhor. Estas informações foram divulgadas no estudo “Série Global Stakeholder – O Futuro do Trabalho, Agora“, da Salesforce.

A pesquisa ouviu mais de 20 mil pessoas na Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Estados Unidos, França, Índia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura. O levantamento traz dados relevantes sobre a percepção da população em relação ao futuro do trabalho e os impactos da Covid-19 sobre as relações entre os colaboradores e as empresas.

“A pandemia teve um grande impacto no modelo de trabalho com o qual estávamos acostumados. Da noite para o dia tivemos que migrar para o home office, o que trouxe à tona muitas questões sobre o futuro do trabalho”, comenta Fabio Costa, vice-presidente sênior general manager da Salesforce no Brasil.

Leia também: Nestlé inaugura centro de inovação para acelerar transformação digital

Além dos dados sobre trabalho remoto, a pesquisa também traça um cenário de perspectiva pessimista dos colaboradores. Por exemplo, no Brasil, 87% não percebem melhoras em relação às oportunidades de empregos. Tem mais: 75% acham que o desenvolvimento da força de trabalho deve ser uma prioridade das empresas e 71% dizem que o trabalho remoto é viável apenas para uma parcela.

Aprendizagem online gera interesse

Entre os entrevistados, 71% relataram estar mais interessados em aprendizado e treinamento online desde o início do isolamento social. Mas esse tipo de ensino esbarra em questões como o acesso à internet e a um computador, além da questão financeira para arcar com os custos de um curso.

A pesquisa aponta que 84% dos brasileiros gostariam de ter acesso gratuito a plataformas de capacitação, mas 50% se dizem nervosos demais para buscar o aprendizado online neste momento, índice que aumenta para 55% entre pessoas de baixa renda. Já um terço das pessoas ouvidas acredita que este modelo de aprendizagem é muito difícil para elas.

Com a evolução constante nos formatos de trabalho, as habilidades exigidas pelos empregadores também estão mudando. Para os brasileiros, as habilidades mais importantes nos próximos seis meses serão adaptabilidade e colaboração, ambas apontadas por 96% dos entrevistados. Em seguida aparecem criatividade (95%) e habilidades comerciais (93%). Já quando perguntados sobre as habilidades técnicas essenciais nos próximos seis meses, as respostas foram: análise de dados (93%), codificação/desenvolvimento de aplicativos (92%) e ciência de dados (91%).

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.