5 profissões em TI que devem ficar em alta no metaverso

PageGroup destaca os cargos em tecnologia que podem ter vida longa em uma nova fase da internet

Author Photo
10:13 pm - 22 de fevereiro de 2022
Profissionais de tecnologia ganham destaque no metaverso. Imagem: Shutterstock

O futuro do trabalho requer desenvolver uma série de habilidades para um mundo digital cada vez mais complexo. Com a possível popularização do metaverso, o que uma realidade virtual mais imersiva e interativa pode demandar dos profissionais?

Para Juliana França, gerente sênior do PageGroup, o avanço do metaverso abre novas migrações do mundo real para o virtual, e isso inclui trabalho e carreira. “Já há especialistas nesse universo, especialmente com formação técnica, para tornar esse ambiente mais propício para novos negócios, entretenimento”, destaca Juliana.

Leia também: Meta abre cursos online de Realidade Aumentada para criadores da América Latina

Segundo a executiva, em breve poderemos ter profissionais atuando no metaverso por meio de óculos de realidade virtual ou outros objetos de realidade aumentada. “O metaverso tem tudo para se tornar a nova internet e gerar um ambiente totalmente novo e propício para novas oportunidades de trabalho”, acrescenta.

Para aqueles que já atuam em tecnologia, a migração pode ser ainda mais facilitada. Abaixo, listamos as profissões em TI que o Page Group aposta como aquelas que terão destaque no metaverso e quais habilidades são necessárias para os profissionais desenvolverem.

Gerente de Segurança da Informação & Riscos

A área de segurança da informação tem despontado nos últimos anos acompanhando o avanço da digitalização. A tendência é que, com a chegada do metaverso, os investimentos para que ele seja um ambiente seguro cresçam ainda mais.

Quem atuar nessa área terá de fornecer orientação e supervisão para que o desenvolvimento de tecnologias e ecossistema esteja seguro e que não haja falhas de segurança das informações.

O Page Group lembra que o especialista terá de prever com precisão como as funcionalidades do metaverso serão usadas e como serão os componentes críticos de segurança, sistemas e etapas de fabricação associados a essas previsões.

Habilidades necessárias: conhecimento em regras de segurança da informação e riscos.

Especialista em Segurança Cibernética

Este profissional irá avaliar e bloquear invasões em tempo real e garantir que as leis e protocolos definidos pelo time de segurança da informação sejam reconsiderados e corrigidos.

Habilidades necessárias: experiência em segurança cibernética regular e/ou inclinações técnicas de sistemas.

Engenheiro de Tecnologia de Metaverso

Similar aos designers de games e engenheiros de software, o Engenheiro de Metaverso será como um construtor: terá que ter visão de futuro, já que muito do que será construído ainda não existe.

Esses profissionais precisarão transformar ideias em tecnologia e soluções de produto, sempre considerando as regras e protocolos de segurança do mundo virtual.

Habilidades necessárias: conhecimento em linguagens de programação, além de vivência com 3D e realidade virtual.

Desenvolvedores de Avatares

Desenvolvedores de Avatares ajudarão na personalização de avatares para indivíduos e empresas.

Profissionais com conhecimentos em programação e desginer poderão se especializar também em realidade aumentada e 3D e se capacitar para ocupar este cargo.

Cientista de Pesquisa em Metaverso

Responsável por construir o que se assemelha à teoria de tudo, onde o mundo inteiro seja visível e possa ser acionado de maneira digital.

A tecnologia será a base para jogos, anúncios, controle de qualidade em fábricas, saúde conectada e mais.

Estes profissionais trabalharão com dados e informações e poderão vir com backgrounds de estatística e ciência de dados.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.