5 passos para preparar sua empresa para a automação e IA

CTO da Agidesk destaca passos importantes para garantir o funcionamento da IA, o engajamento das equipes e a governança dos dados

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12:00 pm - 19 de outubro de 2023
automação, IA, canais de marketing Imagem: Shutterstock

Cada vez mais empresas estão atentas às possibilidades da automação e da Inteligência Artificial como ferramentas para inovar os negócios e se diferenciar da competição.

A aplicação de recursos de IA também se torna cada vez mais imperativa para aumentar a satisfação dos clientes, já que os bots conseguem sanar dúvidas e demandas dos consumidores de maneira mais rápida e eficiente, inclusive por meio da personalização de mensagens.

Bruno Ukoski, CTO e co-fundador do Agidesk, plataforma de gestão de processos de atendimento, destaca, entretanto, que se preparar para o novo momento da tecnologia, com bots e IA na automação de processos, envolve uma abordagem estratégica, investimento em capacitação, foco em segurança e privacidade, além de uma mentalidade aberta para essas mudanças.

Pensando nesses desafios, o executivo indica alguns passos e recomendações para as empresas que estão buscando implementar a tecnologia.

Entenda as necessidades específicas da sua empresa

Antes de pensar em implementar qualquer tecnologia, é fundamental entender quais as necessidades específicas de sua empresa, bem como, quais processos se adaptam. “Comece por identificar as tarefas repetitivas de alto volume e suscetíveis a erros, pois estas sempre podem ser automatizadas”, explica Ukoski.

Leia mais: Hiperautomação: novas tecnologias criam oportunidades e demandam novas habilidades

Promova a colaboração entre equipes

A automação não é apenas uma iniciativa do TI, ela impacta em todas as áreas da empresa. Portanto, garanta que as equipes envolvidas em processos-chaves estejam sempre alinhadas e participem do processo de implementação. “Essa colaboração entre diferentes departamentos dentro da empresa é essencial para o sucesso da automação”, afirma o CTO da Agidesk.

Invista em treinamento

Ukoski lembra que é necessário capacitar os funcionários para trabalharem com as novas tecnologias e isso inclui o treinamento sobre como interagir com os bots, entender os resultados gerados pela Inteligência Artificial e realizar ajustes quando necessário. Além disso, diz o executivo, é importante explicar que a automação melhora a eficiência e libera os colaboradores para exercer atividades mais estratégicas.

Mantenha o foco na segurança e privacidade dos dados

Com a automação, uma grande quantidade de dados é processada e compartilhada. Portanto, é preciso certificar que medidas adequadas de segurança cibernética foram implementadas, além de garantir a conformidade com as leis de proteção de dados, evitando assim, possíveis violações e vazamentos.

Prepare-se para mudanças culturais

A automação pode mudar a dinâmica do trabalho em uma empresa e alguns funcionários podem sentir medo ou resistência em relação às mudanças, lembra o CTO. É importante comunicar claramente os benefícios da automação e mostrar como ela pode ser uma aliada para todos em todos os aspectos.

“Ao seguir esses passos, as empresas estarão bem mais preparadas para tirar proveito das vantagens oferecidas por essas tecnologias e fortes o suficiente para enfrentar os desafios que surgirem no caminho”, conclui Ukoski.

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Redação

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