5 mitos sobre inteligência artificial nas operações de TI

IA traz resultados tangíveis, mas ainda não dispensa atuação humana

Author Photo
2:15 pm - 06 de setembro de 2021
IA, inteligência artificial Imagem: Shutterstock

Quem acompanha as notícias do mundo da tecnologia e inovação já percebeu que, dia sim, outro também, aparece uma nova atividade realizada por uma Inteligência Artificial (IA): condução de veículos e máquinas, criação de textos, imitação de vozes, robôs cozinheiros ou enfermeiros. Não muito tempo atrás, seria um roteiro de ficção científica.

Toda essa expectativa sobre a tecnologia faz muita gente pensar que a IA é algo quase mágico, capaz de entregar resultados incríveis em um piscar de olhos, sem a interação com seres humanos. Ou que o custo de qualquer solução envolvendo IA é extremamente alto. Bem, pelo menos quando se trata de redes de internet, a IA cumpre um papel cada vez mais importante, porém sem mágica envolvida.

Leia mais: Busque times que complementem suas habilidades, diz CTO da Loggi

A seguir, vamos ver alguns dos principais mitos sobre a IA na gestão de redes.

Mito: É impossível colocar a IA em funcionamento

À medida que as histórias são passadas de uma pessoa para outra, muitas vezes ganham novas cores para se tornarem mais atraentes. Por exemplo, você deve ter ouvido que apenas 53% dos projetos de IA vão do protótipo à produção. Ou que ela irá exigir o poder de computação de um supercomputador.

Alguns desses pontos podem ser verdade para um público muito pequeno, mas, quando se trata de melhorar a eficiência da rede para fornecer uma melhor experiência ao usuário, há soluções disponíveis com IA embarcada, que capturam automaticamente os dados relevantes e poupam significativamente o tempo da equipe de TI.

Mito: A IA substituirá os humanos

Imagine um mundo onde sua única opção para resolver problemas, como fazer as chamadas para o suporte técnico desaparecerem, depende de falar com um bot. Enquanto isso, talvez um gênio da IA possa instalar aqueles novos pontos de acesso e switches. A ideia de automatizar completamente todas as tarefas evoca imagens do nirvana. No entanto, você pode ter certeza de que, por enquanto, isto é só um roteiro de ficção científica – os sistemas de IA não estão nem um pouco próximos de alcançar este tipo de maturidade técnica.

Administrar uma rede requer experiência e conhecimento, algo possível somente para seres humanos. As melhores soluções de AIOps (Inteligência Artificial para Operações de TI) existentes automatizam as tarefas de rotina que consomem a equipe de TI, porém são incapazes de substituí-la. A automação 24 horas por dia, 7 dias por semana, identifica os problemas e sugere a solução, acabando com episódios de ‘adivinhação’. Se por um lado é possível aumentar a eficiência entre 50% e 90% com ferramentas de ponta baseadas em IA, apenas uma pessoa real saberá qual a atitude certa para os usuários e os negócios.

Mito: A IA faz tudo sozinha

IA não é magia. Em cada solução, os algoritmos foram treinados usando dados históricos (ou seja, com muita telemetria da rede e um grande volume de dispositivos de clientes em situação de uso reais), de modo que possam entender o comportamento usual. Quando executado em produção, este conhecimento é usado para fazer um julgamento sobre observações que nunca foram vistas antes. Na maioria dos casos, esta etapa requer um engenheiro e ajustes extras para ser eficaz, removendo vieses da ferramenta, por exemplo.

Mito: AIOps é predominantemente focada na solução de problemas

Se você olhou para IA durante a onda inicial de soluções AIOps, sabe que elas estavam focadas principalmente na correlação de alertas ou no agrupamento de problemas semelhantes para soluções mais rápidas. Depois de acompanhar todo o hype, a maioria dos clientes relutou em comprar uma nova solução com retornos tão limitados. Onde estava a automação prometida, a visibilidade cristalina, as percepções de otimização e a magia das redes autônomas?

Hoje, a resolução de problemas é apenas o ponto de partida do trabalho da AI. Já existem soluções capazes de melhorar a performance da rede e identificar automaticamente os dispositivos conectados, atribuindo as permissões necessárias a cada um deles.

Mito: AIOps é apenas para grandes organizações

Algumas pessoas acreditam nisso, e pensam também que IA é um investimento muito alto. Há fornecedores, no entanto, que veem na IA o potencial de preencher necessidades em qualquer ambiente, grande ou pequeno. O que a sua equipe de TI não faria se recebesse 50-90% menos chamadas de suporte técnico e tivesse a oportunidade de investir este tempo extra em algo mais significativo para os negócios?

Soluções de AIOPs são reais e agregam valor em organizações de todos os portes, mas não são mágicas, nem fazem todo o trabalho sozinhas.

* Flávio Póvoa é systems engineer manager da Aruba

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.