5 maneiras fáceis de tornar o Android mais ergonômico

Dê um tempo às suas mãos com esses truques simples, mas extremamente eficazes, para uma ergonomia mais otimizada no Android

Author Photo
10:10 am - 22 de fevereiro de 2022
android_1100117993.jpg

Uma coisa engraçada aconteceu nos últimos anos: nossos smartphones, em geral, cresceram consistentemente. E, no entanto, o tamanho das nossas mãos permaneceram irritantemente inalteradas.

O resultado, como você deve ter notado, é uma quantidade enorme de interações estranhas. Os dispositivos que carregamos não podem mais ser controlados com o estiramento de um único polegar ou o simples alcance de um dedo indicador – e especialmente quando você tenta usar seu telefone com a mesma mão que o está carregando, o que pode levar a algumas contorções seriamente desafiadoras.

Não tenha medo, porém, pois você não precisa sofrer de desconforto constante apenas para usar um smartphone moderno. Um punhado de ajustes simples pode percorrer um caminho surpreendentemente longo para melhorar a ergonomia de qualquer dispositivo Android e fazer com que até a maior tela pareça completamente ao alcance.

Siga as etapas deste guia e você estará usando seu telefone Android favorito com mais conforto, naturalidade e eficiência do que nunca – mesmo que sua própria mão humana ainda seja comicamente pequena em comparação a ele.

1. Melhore a configuração da sua tela inicial

O centro de todas as atividades do seu telefone Android é a humilde tela inicial – mas, diferentemente daquele outro sistema operacional móvel, o Android não o força a manter uma única visão branda de como esse ambiente virtual deve funcionar.

E, de fato, com um pouquinho de personalização, você pode tornar sua tela inicial significativamente mais ergonômica e eficiente.

O segredo está no que é conhecido como iniciador personalizado do Android, que é um programa especial que permite substituir toda a tela inicial do telefone e o ambiente da gaveta de aplicativos por algo muito mais versátil e adequado às suas necessidades.

E o melhor iniciador Android que encontrei quando se trata de eficiência ergonômica é uma pequena criação inteligente chamada Niagara. O Niagara transforma sua tela inicial em uma simples lista vertical de seus aplicativos mais usados. Um deslize horizontal em qualquer um desses aplicativos abre atalhos relevantes e até widgets, se você quiser, enquanto desliza o dedo para cima ou para baixo em qualquer uma das bordas da tela, permitindo que você percorra uma lista alfabética de todos os aplicativos em seu telefone sem qualquer alongamento ou reposicionamento desajeitado – não importa como você prefira segurar seu dispositivo.

O Niagara ainda mostra notificações diretamente na tela inicial ao lado do aplicativo que as gerou, o que torna especialmente fácil alcançar e interagir com alertas sem precisar esticar até o topo da tela do telefone.

O Niagara Launcher é gratuito com uma atualização opcional vitalícia de US$ 6 por ano ou US$ 15 Pro que desbloqueia algumas de suas opções mais avançadas.

2. Abrace os gestos integrados do Android

O Android oferece um sistema nativo orientado a gestos para contornar um telefone desde o lançamento do Android 9 de 2018 – e embora as coisas tenham começado um pouco difíceis, o sistema amadureceu em uma opção ergonômica polida e eficaz.

Se você estiver usando uma versão razoavelmente recente do Android e ainda estiver com a antiga configuração de navegação de três botões herdada, vale a pena dar uma olhada nos gestos do Android e ver como eles podem tornar sua vida um pouco mais fácil. (Tente pesquisar as configurações do sistema pela palavra “navegação” para encontrar a opção relevante.)

De uma perspectiva ergonômica, a melhor parte do sistema de gestos do Android é a maneira como ele permite que você volte um passo em qualquer aplicativo que estiver usando deslizando para dentro do lado esquerdo ou direito da tela. É uma ação muito mais fácil do que ter que fazer a velha rotina de ioga das mãos e levar o dedo até a parte inferior da tela para pressionar o antigo botão Voltar sempre que precisar.

Você quase certamente precisará de alguns dias para se acostumar com o novo método de locomoção e começar a parecer uma segunda natureza, mas quase todo mundo que apresentei aos gestos do Android acaba não apenas se ajustando a eles, mas também os preferindo logo após a primeira semana.

3. Adote um navegador Android mais ergonômico

Quando você está usando um telefone com uma tela de tamanho grande, o alcance da parte superior da tela pode ser bastante difícil. E o navegador da web Android é um lugar onde você é constantemente forçado a fazer esse movimento, já que o navegador Chrome Android do Google mantém sua barra de endereços e menu no topo de sua interface.

O Google experimentou outros arranjos de ativação e desativação ao longo do tempo, mas ainda não disponibilizou nenhum deles para ativação. Tanto o Firefox quanto o Microsoft Edge, no entanto, permitem que você assuma o controle da interface do navegador e mova seus principais comandos para a parte inferior da tela para um acesso mais fácil e ergonômico.

Se você estiver se esforçando para se estender até a área superior da tela e quiser tentar algo diferente, são duas alternativas louváveis a serem exploradas.

4. Libere seu teclado Android

O teclado Gboard Android do Google não tem escassez de truques para melhorar a eficiência, mas especificamente para o domínio da ergonomia, algumas opções de destaque estão apenas implorando para serem descobertas.

Primeiro, se você pressionar e segurar a tecla Enter do Gboard por cerca de um segundo, você ativará o sistema de uma mão do teclado e reduzirá todo o teclado para um tamanho menor. Você pode então encaixar o teclado no lado esquerdo ou direito da tela para um acesso mais confortável com uma mão.

E segundo, se você quiser levar ainda mais longe a ergonomia do teclado Android, siga as etapas deste guia para saber como acessar o modo totalmente flutuante do Gboard e colocar o teclado em qualquer lugar da tela, em qualquer tamanho que lhe convier.
https://www.computerworld.com/article/3622192/gboard-android-keyboard-trick.html

5. Encerre as chamadas com mais facilidade

Por último, mas não menos importante, em nossa coleção de ergonomia do Android, da próxima vez que você estiver pronto para encerrar uma chamada de voz, economize o esforço de jogar o telefone desajeitadamente na palma da mão, esperar a tela acender e pegar o botão “Encerrar chamada” – e, em vez disso, basta pressionar um dos botões físicos na moldura externa do telefone.

Não fica muito mais ergonômico do que isso: quando você está segurando o telefone no rosto, o polegar ou o dedo indicador quase certamente está sentado em um desses botões físicos, de qualquer maneira. Então, por que não fazer disso o comando simples para fazer uma chamada terminar?

Tudo o que você precisa fazer é entrar na seção Acessibilidade das configurações do sistema do seu telefone. Na versão do Android do Google, toque em “Controles do sistema” e, em seguida, mude o botão ao lado de “botão de liga/desliga finaliza a chamada” para a posição ligado. Nos telefones Samsung, você terá que tocar em “Interação e habilidade manual” seguido de “Atender e encerrar chamadas”, após o qual você pode ativar a opção “Pressione a tecla lateral para encerrar chamadas”.

De qualquer maneira, você estará pronto para dizer “até mais” com uma única pressão deliciosamente ergonômica – sem necessidade de alongamento, alcance ou desastre infeliz dos dedos.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.