5 maneiras de reduzir os custos de conformidade com IA e automação

Usar mais a IA pode aumentar a eficiência e reduzir os custos no gerenciamento de conformidade

Author Photo
4:30 pm - 26 de maio de 2022
automação

Embora as regulamentações sejam criadas para proteger consumidores e mercados, elas geralmente são complexas, tornando-as caras e difíceis de cumprir.

Setores altamente regulamentados, como Serviços Financeiros e Life Sciences, precisam absorver os custos de conformidade mais significativos. A Deloitte estima que os custos de compliance para os bancos aumentaram 60% desde a crise financeira de 2008, e a Risk Management Association descobriu que 50% das instituições financeiras gastam de 6 a 10% de suas receitas em compliance.

A inteligência artificial (IA) e os processos de automação inteligentes, como RPA (automação de processos robóticos) e PLN (processamento de linguagem natural) podem ajudar a aumentar a eficiência e reduzir os custos no cumprimento da conformidade regulatória. Veja como:

1. Use RPA e PLN para gerenciar mudanças na regulamentação

Em um único ano, uma instituição financeira pode ter que processar até 300 milhões de páginas de novas regulamentações, disseminadas por várias autoridades estaduais, federais ou municipais em diversos canais. O trabalho manual de coletar, classificar e entender essas mudanças e mapeá-las para a área de negócios apropriada é extremamente demorado.

Embora o RPA possa ser programado para coletar mudanças nas regulamentações, as regulamentações também precisam ser compreendidas e aplicadas aos processos de negócios. É aqui que entram os sofisticados modelos de OCR (reconhecimento óptico de caracteres), PLN e IA.

OCR pode transformar textos regulatórios em textos legíveis por máquina.
A PLN é então usada para processar os textos, entendendo frases complicadas e terminologia regulatória complexa.
Em seguida, os modelos de IA podem aproveitar a saída para fornecer opções para alterações de políticas com base em casos anteriores semelhantes e filtrar novas regulamentações para sinalizar aquelas relevantes para os negócios.

Todos esses recursos podem economizar uma quantidade significativa de tempo do analista, reduzindo assim os custos.

2. Simplifique os relatórios regulatórios

Um dos maiores drenos de tempo nos relatórios regulatórios é descobrir o que precisa ser relatado, quando e como. Isso exige que os analistas não apenas revisem os regulamentos, mas também os interpretem, escrevam texto sobre como os regulamentos se aplicam aos seus negócios e os traduzam em código para recuperar os dados relevantes.

Como alternativa, a IA pode analisar rapidamente dados regulatórios não estruturados para definir requisitos de relatórios, interpretá-los com base em regras e situações anteriores e produzir código para acionar um processo automatizado para acessar vários recursos da empresa para criar os relatórios. Essa abordagem de inteligência regulatória está ganhando força para dar suporte a relatórios de Serviços Financeiros, bem como empresas de Life Sciences, onde os envios são necessários para aprovações de novos produtos.

3. Encurte o processo de revisão do material de marketing

O processo de venda em mercados altamente regulamentados exige que o material de marketing esteja em conformidade. No entanto, o processo de aprovação do fluxo contínuo de novos materiais de marketing pode ser oneroso.

A tendência da indústria farmacêutica em relação ao conteúdo de marketing personalizado está aumentando os custos de conformidade a uma taxa exponencial, pois os responsáveis pela conformidade precisam garantir que cada parte do conteúdo seja consistente com os rótulos e regulamentos dos medicamentos. Como a adição de mão de obra para dimensionar essas estratégias traz um aumento significativo de custos, a IA agora é usada para verificar o conteúdo e determinar a conformidade com mais rapidez e eficiência. Em alguns casos, os bots de IA estão sendo usados até mesmo para editar e escrever uma cópia de marketing compatível com a regulamentação.

4. Reduza erros no monitoramento de transações

Os sistemas tradicionais de monitoramento de transações baseados em regras nos Serviços Financeiros são propensos a produzir falsos positivos excessivos. Em alguns casos, os falsos positivos chegaram a 90%, com cada alerta exigindo revisão por um responsável pela conformidade.

Ao integrar a IA aos sistemas de monitoramento de transações legados, os alertas de conformidade errônea podem ser minimizados e os custos de revisão reduzidos. Os problemas considerados legítimos de alto risco podem ser elevados a um responsável pela conformidade, enquanto os que não são podem ser resolvidos automaticamente. Com os responsáveis pela conformidade trabalhando apenas em transações sinalizadas de alto risco, esses recursos podem ser reimplantados onde podem agregar mais valor. À medida que novas tendências são identificadas, a IA também pode ser usada para atualizar mecanismos de regras tradicionais e sistemas de monitoramento.

5. Realize verificações de antecedentes e legais

Para limitar a atividade criminosa e a lavagem de dinheiro, os bancos precisam realizar a devida diligência para garantir que os novos clientes cumpram a lei e permaneçam assim durante todo o relacionamento. Dependendo do nível de risco de certos indivíduos, as verificações de antecedentes podem variar de duas a 24 horas. Grande parte desse tempo é gasto coletando documentos, verificando bancos de dados e analisando os meios de comunicação. A IA e a automação podem agilizar esse processo. Os bots podem ser usados para rastrear a web para menção de um cliente e aproveitar a análise de sentimentos para sinalizar conteúdo negativo. As tecnologias de PLN podem escanear documentos judiciais em busca de sinais de atividade ilegal e menções da mídia mais relevantes para análise.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.