5 líderes de tecnologia compartilham suas previsões de TI para 2024

IA generativa, foco na cibersegurança e engenharia de plataforma estão entre as tendências previstas para 2024 por líderes ouvidos pelo IT Forum

Author Photo
10:00 am - 05 de janeiro de 2024

Fazer previsões sobre o mercado de TI é sempre um desafio. O ritmo de transformação do segmento é intenso e novas tecnologias desafiam as empresas a se inovarem constantemente.

Há, no entanto, algumas tendências que são dadas como certas para o ano que se aproxima. Essa é a avaliação de quatro CIOs e um CEO do setor de tecnologia que foram ouvidos pelo IT Forum sobre suas previsões para o ano de 2024.

Leia também: Mercado de TI Latam deve superar o de economias estáveis em 2024

Não é surpresa, por exemplo, que a IA generativa tenha sido citada por quase todos os líderes ouvidos. Lançada aos holofotes do mundo da TI no final de 2022, após o lançamento público do ChatGPT pela OpenAI, a IA generativa se tornou a principal tendência deste ano e já está sendo implementada por empresas de diversos setores.

Ainda assim, os líderes consultados pelo IT Forum compartilham diferentes visões sobre como empresas devem se preparar e como podem tirar proveito da tecnologia. Confira abaixo quais as principais tendências para o ano de 2024 segundo essas lideranças:

Ailton Brandão, CIO do Hospital Sírio-Libanês

Ailton Brandão, CIO do Hospital Sírio-Libanês

“A IA Generativa para desenvolvimento de software. Nós, da TI, estamos acostumados a usar as novas tecnologias para otimizar os processo de outras áreas que não as nossas nas empresas. Chegou a hora de aplicarmos uma tecnologia na nossa cozinha que irá mudar a forma como desenvolvemos software. A IA Generativa irá acelerar a codificação, melhorar qualidade e reduzir riscos de segurança.”

José Massad, diretor de TI & Digital da Raízen

Jose Massad 21 5 líderes de tecnologia compartilham suas previsões de TI para 2024

“O tema seria Engenharia de Plataforma. A engenharia de plataforma é uma abordagem estratégica fundamental para o desenvolvimento de software, que visa criar uma base tecnológica flexível e robusta para suportar a construção, entrega e manutenção eficientes de produtos digitais. Essa abordagem prioriza a agilidade, flexibilidade e escalabilidade, incorporando práticas ágeis, automação, APIs e mentalidade DevOps. A plataforma é projetada para ser segura, com monitoramento abrangente e análise de dados para otimização contínua do desempenho. Com uma visão de ciclo de vida completo, a engenharia de plataforma permite adaptações ágeis às mudanças do mercado, promovendo a inovação e a evolução contínua da tecnologia em prol de resultados de negócio.”

Jorge Cordenonsi, CIO da GRSA para a América Latina

Jorge Cordenonsi

 

“Penso que inteligência artificial (IA) será a tecnologia mais importante para o ano de 2024. Não apenas o uso de algoritmos para apoiar os processos de negócio das organizações, mas principalmente ajudar em questões de previsões, estimativas e automações necessárias. Esta tecnologia associada à Big Data passa a ser uma solução estratégica que impulsiona uma empresa a ser mais competitiva no mercado. Aumento de produtividade, melhoria de eficiência operacional e ganho de margem são resultados de uma boa aplicação da IA em conjunto com Big Data.”

Mara Maehara, CIO da Totvs

Mara Maehara, CIO da TOTVS

“Acredito em algumas tendências que estarão na pauta dos CIOs em 2024. A primeira é o uso de dados e Inteligência Artificial (IA) como dois temas super conectados. As ferramentas de IA têm alta capacidade de analisar dados e oferecer respostas e formatos prontos ou pré-prontos que devem endereçar produtividade e agilizar tomada de decisão nas empresas. Como um segundo tema que já é constante na pauta, a cibersegurança ganha ainda mais atenção considerando o volume de dados e os mecanismos usados nesse processamento e geração de informações.”

Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil

Alexandre Maioral, presidente da Oracle Brasil

“A tendência de 2024, na minha visão, não está na tecnologia diretamente, mas sim em como as empresas vão preparar seus times para lidar com ela. Com o ‘boom’ da Inteligência Artificial Generativa percebemos que ainda há muito o que aprender no modo como as pessoas se conectam com a tecnologia que, para mim, não é uma ameaça, mas sim uma habilitadora que amplia as capacidades humanas. As pessoas precisam ser o centro dos negócios, sendo preparadas e adquirindo conhecimento para lidar com as transformações que a tecnologia traz consigo. Em 2024, as organizações que entenderem que a verdadeira vantagem competitiva reside na capacidade de suas equipes em integrar e aplicar eficientemente as ferramentas tecnológicas estarão um passo à frente. O desenvolvimento de habilidades interpessoais, criatividade e pensamento crítico se torna tão crucial quanto a proficiência técnica para lidar com um mercado cada vez mais dinâmico e desafiador.”

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Rafael Romer

Rafael Romer é repórter do IT Forum. É bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero. Tem mais de 12 anos de experiência na cobertura dos segmentos de TI, tecnologia e games, com passagens pelo Olhar Digital, Canaltech, Omelete Company, Trip Editora e IG.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.