5 iniciativas que você precisa tomar antes de pedir um aumento salarial

Como em outros aspectos da vida, estar munido das informações certas pode fazer a diferença na hora de conversar com o chefe; saiba como se preparar

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10:00 am - 29 de setembro de 2019

Se você está com mais responsabilidades dentro da firma ou quer negociar um salário maior em outra oportunidade de emprego, organizar as informações que justifiquem o pedido pode ser um passo decisivo para conquistar o tão sonhado aumento.

“Planejar um argumento convincente sobre o motivo pelo qual você merece o salário que está procurando o colocará na melhor posição possível para atingir seu objetivo. Quanto mais autêntica forem as razões que você apresentar ao seu empregador maiores suas chances de atingir seu objetivo.’’ Comenta Leonardo de Souza, Country Manager da Robert Walters Brasil.

Existem iniciativas que podem ser usados ao seu favor. Elencamos cinco dicas úteis para te ajudar nessa tarefa:

1) Pesquise a média salarial

Entender a média (bem como os valores maiores e menores) faz com que você seja capaz de fornecer uma base sólida ao decidir qual salário você merece.  Para isso, vale consultar sites de vagas ou pesquisar guias salariais produzidos por empresas de recrutamento.

Se o caso for o de recolocação profissional, é importante ter em mente que o consultor de recrutamento lidará com esse tipo de informação diariamente e terá uma boa noção do que é possível, portanto, não hesite em pedir conselhos.

2) Levante a questão de forma discreta

Quando você levantar a questão pela primeira vez, faça-a e longe de seus colegas e de preferência em um ambiente isolado. Reservar meia hora com seu gerente em uma sala de reuniões privada é melhor do que uma ‘palavra rápida’ no meio do escritório, pois permite que você descreva exatamente por que você merece um salário mais alto.

3) Aprimore suas habilidades

Profissionais que desenvolvem habilidades pro ativamente – por meio de treinamento extra, cursos e ganhando qualificações adicionais – realmente se destacam.

No entanto, é importante que qualquer habilidade adicional seja relevante para a função – caso contrário, ela não terá tanto impacto quando você a usar como motivo para um aumento salarial.

4) Busque responsabilidades adicionais

Assumir mais tarefas no trabalho é frequentemente a chave para garantir um aumento. Isso não apenas significa que você está fazendo mais trabalho pela mesma quantia (e, portanto, fornece um argumento convincente para o valor de mais), mas também mostra que você está interessado em crescer fora da especificação do cargo atual. Os empregadores geralmente valorizam essa ambição e desejam manter pessoas com essa qualidade.

5) Tenha confiança em seus argumentos

Durante a discussão, você precisa apresentar de forma clara e confiante os fatores que te fizeram pedir um aumento. Novamente, isso se resumirá principalmente à quanto você preparou para essa reunião.

Também é importante não se agitar quando seu gerente questionar seus argumentos ou mostrar algum sinal de desacordo com o que você está dizendo. Durante a reunião, você precisa demonstrar um entendimento claro do seu empregador, onde você se encaixa na organização e como suas habilidades agregam valor.

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