5 formas de a diversidade e a inclusão ajudarem as equipes a ter melhor desempenho

Diversidade e inclusão fornecem às organizações muitos benefícios, incluindo melhor acesso a talentos e níveis mais altos de engajamento e confiança

Author Photo
2:00 pm - 08 de setembro de 2021
diversidade, inclusão

Equipes de alto desempenho não acontecem por acaso. Isso exige estratégias de recrutamento, pessoal e treinamento intensas – todas as quais devem se concentrar na criação de uma cultura diversa e inclusiva (D&I).

Uma pesquisa mostra que as equipes inclusivas têm um desempenho até 30% melhor em ambientes de alta diversidade, de acordo com o Gartner. Esse é o resultado de várias vantagens importantes que as equipes de D&I podem oferecer à sua organização, incluindo as seguintes.

Acesso aos melhores talentos

Contratar os melhores talentos é o que todo empregador deseja, mas só é possível se os diversos candidatos forem considerados de forma justa. Quando existe diversidade e inclusão, os empregadores têm uma chance maior de obter acesso a um pool maior de talentos.

Por sua vez, isso garante que eles possam contratar funcionários com as habilidades, experiência e conhecimento necessários para formar equipes de alto desempenho. O desempenho dos funcionários em diversas organizações é 12% maior do que em empresas sem esforços de inclusão.

Maior senso de pertencimento

Com mais de 76% dos candidatos a emprego afirmando que uma força de trabalho diversificada e inclusiva é essencial ao avaliar empresas e ofertas de emprego, o senso de pertencimento deve ser fundamental para os empregadores. O desenvolvimento de uma cultura que incentiva D&I cria um sentimento de pertencimento para todos os funcionários.

A Harvard Business Review relata que ter um alto senso de pertencimento pode aumentar o desempenho no trabalho em 56% ou mais, reduzir a rotatividade em 50% e diminuir significativamente o número de dias de licença médica.

Níveis mais altos de confiança

Ambientes que incentivam as práticas de D&I promovem a confiança e o envolvimento dos funcionários entre os funcionários. Essa confiança leva a um sentimento de segurança psicológica que, por sua vez, leva ao respeito. Sem qualquer um deles, é improvável que as equipes e seus líderes trabalhem bem juntos, muito menos aumentem a produtividade e o desempenho da equipe.

A pesquisa mostra que as organizações que confiam em seus funcionários têm mais probabilidade de aumentar o engajamento médio dos funcionários em 76%. Isso se tornou extremamente importante, pois muitas organizações mudaram para um modelo de equipe remota ou híbrida. A confiança no local de trabalho permite que os funcionários se sintam seguros, reduz a rotatividade e aumenta o engajamento.

Aumento do envolvimento dos funcionários

Estima-se que 83% dos millennials estão mais ativamente engajados em seu trabalho quando seus empregadores apoiam iniciativas de D&I. Existe uma relação direta entre as práticas de diversidade e o envolvimento dos funcionários. Se os funcionários se sentem valorizados e incluídos, é muito mais provável que se tornem engajados e assim permaneçam.

Quando os funcionários estão engajados nas atividades do local de trabalho, eles normalmente ficam mais motivados e fazem seu melhor trabalho. Isso geralmente se reflete em seu desempenho individual e de equipe. Normalmente, as empresas que podem alcançar um maior engajamento dos funcionários têm uma produtividade 20% maior do que a concorrência, e uma produtividade maior aumenta o desempenho geral da equipe e da empresa.

Melhor tomada de decisão

Com 78% dos funcionários pesquisados dizendo que trabalham para uma empresa que não tem diversidade na liderança, a produção e a tomada de decisões serão afetadas para a maioria das empresas. Quando os funcionários se sentem assim, isso prejudica seu desempenho.

Superficialmente, pode parecer que uma equipe que pensa da mesma forma tenha a melhor maneira de tomar decisões. Já não é assim: a diversidade e a inclusão são importantes. Estima-se que empresas diversificadas e inclusivas têm 60% mais chances de superar seus pares no que diz respeito à tomada de decisões.

A diversidade na liderança é vista como algo inexistente e frequentemente afeta a inovação. Uma cultura diversa não se trata apenas da aparência física de um funcionário; é sobre como os funcionários pensam. Estima-se que a diversidade cognitiva aprimore a inovação da equipe em até 20%.

Com a diversidade vêm várias perspectivas. Quando os membros da equipe trazem uma variedade de origens, culturas e experiências, é mais provável que resolvam problemas e sejam inovadores. Isso pode levar a resultados controlados mais detalhadamente. Os líderes também têm maior probabilidade de tomar decisões melhores com base em fatos. A gestão inclusiva também otimiza o talento e a produtividade, levando a equipes de alto desempenho.

Quando equipes como a de TI têm acesso a um pool de talentos maior, elas ficam mais aptas a encontrar talentos de alto desempenho com base em habilidades, conhecimento e experiência. Isso requer diversidade na liderança para uma melhor tomada de decisões e promoção de uma cultura de pertencimento e confiança que pode levar a um maior engajamento e melhor desempenho da equipe.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.