5 dicas para milleniuns planejarem a carreira

Especialista da Robert Half aponta que com aumento da expectativa de vida é preciso desde já construir um plano profissional

Author Photo
8:35 am - 10 de julho de 2018

O aumento da expectativa de vida da população tem gerado certa ansiedade entre os profissionais, especialmente os da geração Millennial. O que acontecerá quando a carreira durar mais do que 50 anos? Para Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half, a geração atual tem de se perguntar: “Qual será meu próximo passo, se eu chegar ao topo da carreira antes dos 40 anos de idade? Meu espírito inquieto permitirá que eu fique por quanto tempo mesmo cargo? Qual será minha necessidade de continuar empreendendo? Terei espaço para isso?”.

Mantovani escreveu no blog da Robert Half, empresa de recrutamento e seleção de talentos, que é preciso desde já construir uma carreira com base em um plano. E para isso é preciso planejamento. Para tanto, ele apontou cinco conselhos.

1. As carreiras mudam, mas não o tempo delas

Por mais que a nomenclatura das profissões mude e que existam diferentes tipos de carreira, você ainda terá disposição para trabalhar por um longo período da sua vida, com chances de prosperar, aconselha ele.

2. Não paute o progresso pelos ponteiros do relógio

Segundo o especialista, não é recomendável contar os dias e as semanas para ter uma promoção ou aumento salarial. No lugar disso, faça um planejamento e alinhe seu sonho de acordo com a realidade. Um bom orientador nesse processo é o currículo de um profissional que você tenha como referência.

3. Execute na mesma proporção que deseja

“Algo que vejo sempre em salas de entrevista são profissionais que querem muito, mas ao mesmo tempo apresentam uma distância enorme entre o querer e o fazer. Por exemplo, não é possível que você almeje um cargo executivo em uma multinacional se não iniciou um curso de inglês ontem. Em geral, as empresas não têm restrições a profissionais que fazem, mas sim àqueles que querem, mas não se movimentam na direção do desejo”, observa.

4. Perfil comportamental é importante, sim

Ao almejar uma vaga, tenha muita atenção às competências comportamentais exigidas. Não ter ciência dessa questão é um dos principais motivos que eliminam candidatos de processos seletivos. Se você for um profissional tecnicamente competente dentro da sua área de atuação, se esforçar para moldar as características comportamentais e efetivamente trabalhar na concretização das tarefas, dificilmente não terá destaque na carreira.

5. Tenha calma

Boas coisas sempre acontecem na carreira, mas é preciso calma para identificar os melhores caminhos a seguir. Acredite, as empresas têm mais oportunidades do que candidatos com o perfil que elas buscam, então, qualifique-se, finaliza.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.