5 dicas para encontrar e manter os principais talentos na área de desenvolvimento

Se você deseja contratar os melhores desenvolvedores de software, pode ser necessário repensar como você recruta - e como trabalha.

Author Photo
4:00 pm - 02 de abril de 2020

Sempre que surgir uma discussão sobre a falta de habilidades tecnológicas, os desenvolvedores de software provavelmente farão parte da discussão. De fato, as pessoas com experiência na criação e manutenção de aplicativos de negócios de alta qualidade estão entre as mais solicitadas.

O Bureau of Labor Statistics (BLS) dos EUA, equivalente ao Departamento de Trabalho do Brasil, que é a principal agência federal responsável por medir a atividade no mercado de trabalho, disse que o emprego de desenvolvedores de software deve crescer 21% entre 2018 e 2028. Essa é uma taxa muito mais rápida que a média para todas as ocupações que a agência rastreia.

O emprego de desenvolvedores de aplicativos deve crescer 26%, diz o BLS, e o emprego de desenvolvedores de sistemas deve aumentar em 10%. A principal razão para o crescimento de desenvolvedores de aplicativos e de sistemas é um grande aumento na demanda de softwares de computador, de acordo com o relatório.

A necessidade de novos aplicativos em smartphones e tablets ajudará a aumentar a demanda por desenvolvedores de software de aplicativos durante os próximos anos. É provável que os desenvolvedores de sistemas vejam novas oportunidades de carreira devido ao aumento no número de produtos que usam software, observa o BLS. Por exemplo, mais sistemas estão sendo incorporados a eletrônicos de consumo e outros produtos.

A rápida expansão da Internet das Coisas (IoT) e da Internet das Coisas Industrial certamente aumentará ainda mais a necessidade de desenvolvedores qualificados.

Dada a crescente demanda por desenvolvedores e a oferta limitada de talentos, as organizações precisam criar uma estratégia para encontrar, contratar e reter esses profissionais. Para este artigo, perguntamos a várias empresas que dependem muito da engenharia de software sobre suas melhores práticas para formar uma equipe de desenvolvedores talentosos.

1. Crie um ambiente de trabalho estimulante

Os desenvolvedores, como outros profissionais de tecnologia, querem trabalhar em organizações que apresentam projetos atraentes e inovadores, que podem ter um impacto tangível nas organizações e no mercado em geral.

“Acredito que o mais importante é criar oportunidades para que nossas forças de trabalho em tecnologia participem de projetos interessantes”, diz Mark Goldin, CTO da Cornerstone OnDemand, um fornecedor de software de gerenciamento de aprendizado e talento.

Goldin está envolvido na contratação de desenvolvedores para uma equipe de engenharia que trabalha em diferentes locais ao redor do mundo.

“Os desenvolvedores, que agora chamamos de engenheiros de software, são alguns dos nossos talentos mais importantes. Eles são a base da Cornerstone e, juntamente com a equipe de gerenciamento de produtos, constroem os produtos que vendemos para nossos clientes”, diz Goldin.

Os desenvolvedores da empresa são responsáveis por criar e manter todo o seu conjunto de aplicativos de aprendizado, gerenciamento de talentos e experiência de talentos.

“Sem uma equipe bem formada, não conseguiríamos manter completamente nossos aplicativos e seria mais difícil inovar em um ritmo aceitável”, diz Goldin.

E sem um ambiente de trabalho que desafie os desenvolvedores e faça com que eles se sintam parte integrante do processo, seria muito mais difícil para a equipe de colaboradores.

2. Oferecer aos desenvolvedores as mais recentes ferramentas tecnológicas

Além de atribuir projetos que usam o conjunto de habilidades dos desenvolvedores em todo o seu potencial e que os mantêm motivados, a Cornerstone fornece aos desenvolvedores acesso a ferramentas tecnológicas emergentes e treinamento em como usá-los. Se um empregador tem um portfólio de tecnologia mais antigo, precisa atualizar para atrair trabalhadores mais jovens.

É importante manter-se atualizado, aproveitando os serviços de nuvem pública dos principais fornecedores, como Amazon, Microsoft e Google, que normalmente estão na vanguarda das novas tecnologias de desenvolvimento.

A Saggezza, uma consultoria global de TI, gosta de contratar desenvolvedores que não são apenas especialistas em TI, mas também têm uma mentalidade empreendedora, e a empresa oferece a eles a oportunidade de usar novas tecnologias para realizar seu trabalho, segundo Arvind Kapur, Co-Fundador e CEO da companhia: “No ambiente errado, os empreendedores podem se sentir entediados, sufocados ou distraídos, o que esmaga o que os tornou bem-sucedidos em outros papéis”, fala.

“Nossos desenvolvedores usam para alavancar tecnologias emergentes [incluindo Machine Learning, Inteligência Artificial e ferramentas utilizadas na nuvem] para criar soluções personalizadas que usam valor real e mensurável para empresas clientes. Se não pudermos encontrar desenvolvedores disponíveis, não poderemos oferecer essas soluções na velocidade e na escala esperada para nossos clientes, ou que limite nossa eficácia”, diz Kapur.

Uma das maneiras pelas quais a Saggezza mantém vivo o espírito de empreendedorismo é por meio do “intraempreendedorismo”, dando aos desenvolvedores proativos e altamente motivados a liberdade de agir como empreendedores dentro da organização.

“Foi assim que nossa prática de experiência do usuário (UX) começou. O interesse de um desenvolvedor no assunto acabou se tornando uma unidade de negócios importantes e lucrativos”, diz Kapur.

As empresas que não investem em seu pessoal e cultura “terão problemas para atrair, reter e motivar desenvolvedores talentosos, que estão em alta demanda. Para se diferenciar de outras opções disponíveis, os empregadores devem definir planos de carreira claros, promovendo um ambiente para um trabalho desafiador e criativo e ajudando suas equipes a se sentirem apreciadas e valorizadas”, diz Goldin, da Cornerstone.

3. Confie em indicações de funcionários e mídias sociais

Os desenvolvedores estão mais aptos a considerar as oportunidades apresentadas a eles por amigos e colegas, porque há confiança embutida, diz Mary Patry, Consultora Executiva de TI, Coach e ex-gerente de contratação.

“Os empregadores estão descontando muito sua reputação e marca, especialmente com a geração do milênio. Esses encaminhamentos devem vir de funcionários engajados e felizes que contarão a história de um trabalho interessante e desafiador, juntamente com uma excelente cultura de equipe, liderança e uma forte missão corporativa”, diz Patry.

As empresas também devem procurar ativamente desenvolvedores que usam sites de mídias sociais como o LinkedIn. “É um mercado de vendedores e não se espera que desapareça em breve. Longe vão os dias de recrutamento passivo”, afirma.

Pesquisas mostram que um número crescente de empregadores contratou com sucesso candidatos através das mídias sociais, de acordo com a executiva.

Os funcionários de recursos humanos (RH) precisam ser bem treinados em como aproveitar as redes sociais para encontrar pessoas que se encaixem bem em sua organização e que possuam as habilidades certas.

“O RH deve se tornar mais experiente no mapeamento dos requisitos da função para o talento. Quando encontram o candidato ideal, devem envolvê-lo ativamente. Uma das maiores frustrações que ouço dos candidatos é o desrespeito do RH e dos gerentes de contratação”, lamenta.

“O LinkedIn fornece uma das melhores plataformas disponíveis não apenas para recrutadores profissionais, mas também pessoais”, acrescenta Scott Caschette, CIO da Schellman & Co., um avaliador independente global de conformidade de segurança e privacidade. “Anuncie a posição em detalhes e explique o aspecto mais incomum da sua cultura para despertar interesse na posição”, orienta.

4. Use um serviço de talentos sob demanda

Quando as organizações não conseguem gerar suas próprias habilidades de desenvolvimento interno, podem recorrer a um provedor de serviços que ofereça talentos sob demanda.

É isso que a ConsenSys Diligence/MythX, fornecedora de tecnologias de criptografia e blockchain, está fazendo. A empresa conta com uma oferta do provedor de serviços Topcoder, chamada Tala-as-a-Service (TaaS), que é um modelo de força de trabalho que fornece talentos de tecnologia qualificados de forma flexível.

“Como construímos ferramentas de análise e também fornecemos um serviço de assinatura, somos uma organização muito desenvolvedora”, diz Tom Lindeman, Co-Fundador e CEO da ConsenSys Diligence/MythX. “Criamos tipos muito específicos de ferramentas de segurança e executamos um serviço 24 horas por dia, 7 dias por semana, e pode ser desastroso quando faltam pessoas que podem criar ou consertar a API [interface de programação de aplicativos], ativar recursos de blockchain ou gerenciar nossa infraestrutura de back-end”, explica.

Os projetos de desenvolvimento do MythX são altamente específicos e exigem habilidades especializadas difíceis de encontrar.

“O Topcoder tem um enorme conjunto de talentos – mais de um milhão de desenvolvedores – e encontrar desenvolvedores com as habilidades exatas de que precisávamos era realmente automático. Especificamos exatamente o que precisávamos, definimos desafios e, em pouco tempo, estávamos analisando resultados de trabalho de alta qualidade”, diz Lindeman.

Além dos altos custos de contratação de desenvolvedores em tempo integral, o processo de encontrar, entrevistar, contratar e gerenciar desenvolvedores de contratos exige muitos recursos. “E quando é feito, muitas vezes, a janela para obter trabalho específico incluído em um sprint de desenvolvimento é fechada”, diz Lindeman.

Hoje, as empresas podem facilmente ultrapassar suas práticas tradicionais de contratação para criar equipes verdadeiramente globais de pessoas talentosas. “Não estou falando em contratar uma empresa terceirizada para fazer o trabalho. Estou falando de poder trabalhar diretamente com o desenvolvedor genial de 25 anos que mora em Berlim que eu nunca teria tido a chance de conhecer tradicionalmente”, explica Lindeman.

Descobrir a melhor forma de alavancar um pool global de desenvolvedores qualificados é uma obrigação para as empresas que não têm recursos internos, de acordo com o executivo.

5. Expanda a rede de pesquisa externa

É um mundo grande e existem desenvolvedores talentosos e experientes para descobrir se as empresas sabem onde procurar. Eles podem utilizar uma infinidade de recursos – nas comunidades acadêmica e de negócios – para possíveis contratações de desenvolvedores.

“Crie canais para as principais universidades, explore sua rede, aproveite plataformas de economia de gig”, diz Scott Caschette, CIO da Schellman & Co., um avaliador independente global de conformidade de segurança e privacidade.

“Muitas escolas procuram estabelecer [caminhos] de graduação em carreira para seus alunos. Aproveite os recursos que essas escolas têm em sua região específica”, diz Caschette.

Além disso, as empresas podem participar de conferências de tecnologia, fóruns e outros eventos que lhes permitam conhecer e cumprimentar os melhores talentos. Em alguns casos, profissionais menos experientes, mas ansiosos, podem ser o ajuste ideal.

“Lembre-se de que o melhor talento pode ser a pessoa mais ambiciosa, esperando a companhia certa deixar sua marca”, diz Caschette. “Não confunda anos de experiência com o melhor candidato. Uma medida melhor pode ser a paixão pelo trabalho”, ressalta.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.