5 dicas para cultivar amigos no ambiente de trabalho

Nova pesquisa da Robert Half aponta que a amizade é muito importante durante o expediente

Author Photo
10:00 am - 18 de julho de 2019

Contar com um bom ambiente de trabalho traz diversos benefícios para as empresas, incluindo manter os funcionários engajados e produtivos, além de torná-los defensores das suas organizações, conforme aponta a empresa especializada em recrutamento Robert Half.

Por conta do Dia do Amigo, comemorado no Brasil em 20 de julho, a companhia realizou uma pesquisa sobre o tema, intitulada Chegou a Hora ser Feliz no Trabalho. Feito em parceria com a Happiness Work, o levantamento entrevistou mais de 23 mil colaboradores pelo mundo.

Entre outras coisas, destaca a Robert Half, o estudo mostra que a amizade é muito importante durante o expediente, como apontam os números: 86% dos entrevistados se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata, 70% acreditam que as equipes dentro de sua organização, em geral, trabalham bem juntas, e 62% tem bons amigos no trabalho.

“Uma empresa que incentiva relações de amizades entre os colaboradores transmite uma imagem positiva interna e externamente, reforçando sua reputação corporativa, além de se tornar atrativa para novos talentos”, explica o diretor geral da Robert Half, Fernando Mantovani.

Confira abaixo cinco dicas da Robert Half para cultivar amigos no escritório:

Mostre empatia – Tente entender seus colegas de trabalho, suas principais habilidades e motivações, bem como seus aborrecimentos e pressões no dia-a-dia da empresa. Compreendendo melhor seus sentimentos, necessidades e obrigações, você provavelmente reforçará sua credibilidade como um membro confiável da equipe e se tornará um colaborador de referência.

Junte-se ao clube – Participe ativamente de atividades de formação de equipes, eventos sociais, ligas esportivas e grupos de interesse organizados por sua empresa e seus colegas.

Surpreenda-se com bondade – Atos aleatórios de bondade oferecem benefícios para todos. De acordo com pesquisadores americanos, praticar ações generosas podem diminuir seus níveis de estresse e melhorar a saúde mental. É um ganha-ganha para todos.

Definir limites – Estabeleça diretrizes claras com os amigos do trabalho sobre como manter as informações pessoais em sigilo. E não deixe que brincadeiras amigáveis atrapalhem a sua produtividade ou de seus colegas.

Elogie (e seja elogiado) – O feedback positivo é como uma mola propulsora para as pessoas. Um simples “Obrigado por fazer um ótimo trabalho!” pode ajudar muito a elevar a felicidade e construir relações de trabalho mais fortes.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.