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5 dicas de segurança para consumidores durante as compras de Dia dos Namorados

O Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa com maior venda no ano no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. De acordo com a Associação Nacional de Ecommerce (ABComm), os brasileiros devem gastar R$ 2,6 bilhões em compras. Os setores de moda e acessórios, cosméticos e perfumaria, celulares e smartphones, figuram na lista dos setores que mais vendem nesse período.

Contudo, para que o consumidor não corra riscos, é preciso que sejam tomados alguns cuidados simples, porém importantes, como verificar se o site possui um Certificado Digital SSL, por exemplo. O SSL identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor onde o website está hospedado. Para verificar sua existência, basta observar alguns sinais como um ícone de cadeado verde clicável na barra de URL do site. Também é importante checar se o SSL emitido está em nome da loja acessada por meio de selo de segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, na barra de endereços, verifique se o protocolo de comunicação utilizado é o HTTPS. Essas providências garantem um ambiente seguro.

“O SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também evita invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”, ressalta Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, empresa especializada em certificação digital.

Já para os proprietários de sites de e-commerce, é necessário que invistam cada vez mais em soluções de segurança no seu negócio a fim de promover a confiabilidade do consumidor em relação a sua loja virtual, pois isso garante autenticidade ao site e, portanto, maior grau de segurança nas transações, e que não há ninguém fraudando ou clonando seus dados para fins ilícitos.

Abaixo, confira cinco dicas feitas pelo especialista:

1. Tenha um antivírus
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, Vírus, Malwares ou Spywares. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas como o Kaspersky internet Security com versões de testes gratuitas e de assinatura.

2. Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca
É importante verificar se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que deve estar descrito no site com os dados cadastrais do comércio virtual. Também é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em casos de problemas com a mercadoria.

3. Buscar opiniões de outros consumidores que já realizaram compras no site em questão
Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca. A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também é importante na hora de escolher o melhor produto.

4. Tenha cautela com os e-mails promocionais
Especialmente em períodos de datas comemorativas, é comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de e-mails spam falsos com a promessa de ofertas e descontos. Por isso, é sempre indicado que o consumidor veja diretamente no site da loja as promoções do dia.

5. Use um computador particular e avalie aplicativos de e-commerce
Não faça operações de compra online em redes públicas, pois são ambientes vulneráveis para furto de senhas e dados. E em casos de compras feitas por smartphones e tablets, verifique se o app do e-commerce está registrado nas lojas oficiais (Google Play e App Store) e sua nota de avaliação.

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