5 dicas de segurança para consumidores durante as compras de Dia dos Namorados

Uma das maiores Autoridades Certificadoras do país mostra como consumidores podem proteger seus dados em websites na busca pelo melhor presente

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8:30 am - 07 de junho de 2018
e-commerce estudo Ebit

O Dia dos Namorados é a terceira data comemorativa com maior venda no ano no país, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. De acordo com a Associação Nacional de Ecommerce (ABComm), os brasileiros devem gastar R$ 2,6 bilhões em compras. Os setores de moda e acessórios, cosméticos e perfumaria, celulares e smartphones, figuram na lista dos setores que mais vendem nesse período.

Contudo, para que o consumidor não corra riscos, é preciso que sejam tomados alguns cuidados simples, porém importantes, como verificar se o site possui um Certificado Digital SSL, por exemplo. O SSL identifica e protege as informações, criptografando-as no tráfego entre o computador do visitante e o servidor onde o website está hospedado. Para verificar sua existência, basta observar alguns sinais como um ícone de cadeado verde clicável na barra de URL do site. Também é importante checar se o SSL emitido está em nome da loja acessada por meio de selo de segurança, que geralmente está no rodapé da página. Ao acessar o site, na barra de endereços, verifique se o protocolo de comunicação utilizado é o HTTPS. Essas providências garantem um ambiente seguro.

“O SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também evita invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”, ressalta Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, empresa especializada em certificação digital.

Já para os proprietários de sites de e-commerce, é necessário que invistam cada vez mais em soluções de segurança no seu negócio a fim de promover a confiabilidade do consumidor em relação a sua loja virtual, pois isso garante autenticidade ao site e, portanto, maior grau de segurança nas transações, e que não há ninguém fraudando ou clonando seus dados para fins ilícitos.

Abaixo, confira cinco dicas feitas pelo especialista:

1. Tenha um antivírus
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, Vírus, Malwares ou Spywares. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas como o Kaspersky internet Security com versões de testes gratuitas e de assinatura.

2. Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca
É importante verificar se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que deve estar descrito no site com os dados cadastrais do comércio virtual. Também é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em casos de problemas com a mercadoria.

3. Buscar opiniões de outros consumidores que já realizaram compras no site em questão
Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca. A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também é importante na hora de escolher o melhor produto.

4. Tenha cautela com os e-mails promocionais
Especialmente em períodos de datas comemorativas, é comum a tentativa de ataques de cibercriminosos por meio de e-mails spam falsos com a promessa de ofertas e descontos. Por isso, é sempre indicado que o consumidor veja diretamente no site da loja as promoções do dia.

5. Use um computador particular e avalie aplicativos de e-commerce
Não faça operações de compra online em redes públicas, pois são ambientes vulneráveis para furto de senhas e dados. E em casos de compras feitas por smartphones e tablets, verifique se o app do e-commerce está registrado nas lojas oficiais (Google Play e App Store) e sua nota de avaliação.

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