5 conceitos de transformação digital essenciais para empresas
Marcelo Araújo, da eBox Digital, dá dicas de como começar movimento de transformação
Diante da necessidade estratégica das empresas de se manterem competitivas, é preciso que as empresas sigam mudando a forma como operam. Essa é a visão Marcelo Araújo é diretor comercial da eBox Digital, empresa especializada em gestão e proteção de documentos físicos e digitais.
Mas como fazer isso? As dúvidas sobre como as tecnologias digitais operam e qual pode ser a inovação mais adequada para cada serviço são comuns. Araújo diz que é preciso uma avaliação do estado atual da empresa, identificando onde a tecnologia pode trazer benefícios; em seguida, que se tenha uma definição da estratégia a ser aplicada, selecionando as ferramentas mais compatíveis com a necessidade da companhia.
Leia também: A vida dos programadores brasileiros que trabalham no exterior
Conscientizar a liderança sobre a importância do processo, com cursos e treinamentos para os colaboradores, além de implementação gradual com monitoramentos constantes, são os próximos passos. “A transformação digital é um processo contínuo que exige planejamento estratégico, comprometimento da liderança e uma cultura organizacional que valorize a inovação”, diz Araújo.
Transformação digital na prática
Araújo cita cinco conceitos de transformação digital cada vez mais presentes no mundo corporativo.
- Big data
Se refere ao uso de grandes volumes de dados, coletados pelas empresas diariamente. “Esses dados brutos são analisados e interpretados em contextos específicos, o que permite que as organizações obtenham o comportamento do consumidor, ações dos concorrentes, vendas, estratégias de precificação, eficácia de ações de marketing, tendências de mercado etc”, explica o diretor.
- Gestão automatizada
Araújo explica que este método é de utilização de programas e ferramentas informatizadas para conduzir processos empresariais mais rotineiros. É o caso do ERP e do CRM. Essa automação permite que as empresas concentrem recursos em atividades mais estratégicas, aumentando a eficiência e reduzindo erros.
- Gestão de documentos online
Plataformas que armazenam, organizam e compartilham os documentos de forma digital e segura. “Esse processo facilita o acesso remoto à documentação, aumenta a colaboração entre as equipes de trabalho, reduz o uso de papel e garante a segurança e a conformidade com as normas regulatórias”, diz o especialista.
- Assinatura eletrônica
Facilita a emissão de documentos sem a necessidade da presença física dos envolvidos. Conforme o executivo, com validade jurídica, a tecnologia permite que processos burocráticos sejam mais ágeis. Ao mesmo tempo, garante autenticidade e integridade dos documentos assinados, pois usa protocolos criptográficos que previnem e detectam adulteração ou falsificação.
- Business Intelligence (BI)
Conjunto de ferramentas e processos que transformam dados brutos em informações úteis e contextualizadas. Ajuda as empresas a monitorarem o próprio desempenho, identificarem oportunidades de melhoria, entenderem melhor o mercado e tomarem decisões com maior probabilidade de gerar resultados positivos.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!