5 conceitos de transformação digital essenciais para empresas

Marcelo Araújo, da eBox Digital, dá dicas de como começar movimento de transformação

Author Photo
4:03 pm - 13 de setembro de 2024
Marcelo Araújo, da eBox Digital. Foto: Divulgação

Diante da necessidade estratégica das empresas de se manterem competitivas, é preciso que as empresas sigam mudando a forma como operam. Essa é a visão Marcelo Araújo é diretor comercial da eBox Digital, empresa especializada em gestão e proteção de documentos físicos e digitais.

Mas como fazer isso? As dúvidas sobre como as tecnologias digitais operam e qual pode ser a inovação mais adequada para cada serviço são comuns. Araújo diz que é preciso uma avaliação do estado atual da empresa, identificando onde a tecnologia pode trazer benefícios; em seguida, que se tenha uma definição da estratégia a ser aplicada, selecionando as ferramentas mais compatíveis com a necessidade da companhia.

Leia também: A vida dos programadores brasileiros que trabalham no exterior

Conscientizar a liderança sobre a importância do processo, com cursos e treinamentos para os colaboradores, além de implementação gradual com monitoramentos constantes, são os próximos passos. “A transformação digital é um processo contínuo que exige planejamento estratégico, comprometimento da liderança e uma cultura organizacional que valorize a inovação”, diz Araújo.

Transformação digital na prática

Araújo cita cinco conceitos de transformação digital cada vez mais presentes no mundo corporativo.

  1. Big data

Se refere ao uso de grandes volumes de dados, coletados pelas empresas diariamente. “Esses dados brutos são analisados e interpretados em contextos específicos, o que permite que as organizações obtenham o comportamento do consumidor, ações dos concorrentes, vendas, estratégias de precificação, eficácia de ações de marketing, tendências de mercado etc”, explica o diretor.

  1. Gestão automatizada

Araújo explica que este método é de utilização de programas e ferramentas informatizadas para conduzir processos empresariais mais rotineiros. É o caso do ERP e do CRM. Essa automação permite que as empresas concentrem recursos em atividades mais estratégicas, aumentando a eficiência e reduzindo erros.

  1. Gestão de documentos online

Plataformas que armazenam, organizam e compartilham os documentos de forma digital e segura. “Esse processo facilita o acesso remoto à documentação, aumenta a colaboração entre as equipes de trabalho, reduz o uso de papel e garante a segurança e a conformidade com as normas regulatórias”, diz o especialista.

  1. Assinatura eletrônica

Facilita a emissão de documentos sem a necessidade da presença física dos envolvidos. Conforme o executivo, com validade jurídica, a tecnologia permite que processos burocráticos sejam mais ágeis. Ao mesmo tempo, garante autenticidade e integridade dos documentos assinados, pois usa protocolos criptográficos que previnem e detectam adulteração ou falsificação.

  1. Business Intelligence (BI)

Conjunto de ferramentas e processos que transformam dados brutos em informações úteis e contextualizadas. Ajuda as empresas a monitorarem o próprio desempenho, identificarem oportunidades de melhoria, entenderem melhor o mercado e tomarem decisões com maior probabilidade de gerar resultados positivos.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.