5 benefícios do BI para vendas e lucros

Tecnologia é uma combinação de vantagens que, somadas, trazem crescimento natural das vendas e da lucratividade

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3:36 pm - 20 de junho de 2018
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Alcançar competitividade e aumentar a fatia de mercado é essencial. E os dados estão na base destas conquistas corporativas – ou, melhor dizendo, o bom uso e captação dos dados.

Nesta linha, uma das soluções que mais tem se destacado como aposta de negócios é o BI (Business Intelligence), uma vez que potencializa a utilização de informações internas e externas das companhias, retornando resultados que podem alavancar as vendas e aumentar a lucratividade.

Isto porque dados bem captados, classificados, analisados e utilizados podem ajudar os gestores a atuarem não apenas na solução, como na prevenção, de problemas.

A seguir, cinco benefícios que o BI pode agregar à estratégia de crescimento dos negócios.

Relatórios rápidos e precisos

Planilhas? Excel? Muitas horas de trabalho manual na inserção e computação de dados? Esqueça. Com o BI, ao centralizar todas as informações em tempo real e em um só lugar, é possível obter gráficos e análises qualificados, além de mitigar as chances de falhas nas informações e otimizando o tempo gasto com esse tipo de processo.

Assertividade

Decisões baseadas na intuição são um risco desnecessário. Com o BI, os dados do negócio são bem categorizados, e isso dá às equipes abordagens assertivas para contar o cliente, recuperar o relacionamento com antigos atendidos, fidelizar, encantar.

Maior retenção

Já é sabido: ganhar um novo cliente custa muito mais do que reter um existente. Com BI, as equipes comerciais terão munição para compreender o perfil de compra do público-alvo, acompanhando dados que revelam tendências de demanda e oportunidades de venda.

Melhoria do atendimento

Mais informação sobre o cliente = mais entendimento sobre ele. Desta equação, o que resulta são times mais preparados para responder a dúvidas, solucionar gaps, discutir oportunidades e apresentar vantagens aos clientes.

Com isso, o BI torna o atendimento mais personalizado, melhorando a jornada e a experiência de compra do consumidor.

Departamentos bem nutridos

Nem só para o comercial e marketing vive o BI: ao contrário, esta tecnologia pode dar suporte a todos os departamentos da empresa. Setores como os de operações, que poderá usar os dados para prever demandas de produto e cronogramas de produção, de administração, que melhorará a análise de investimentos, entra outros, são só alguns exemplos.

O essencial é perceber que, com BI, os dados ficam disponíveis de forma qualificada para que cada área corporativa extraia deles os insights de que necessita para melhorar seus processos, atendimentos e entregas.

O BI é uma combinação de vantagens que, somadas, trazem crescimento natural das vendas e da lucratividade.

*Douglas Scheibler é CEO da BIMachine

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