Categories: Notícias

4G no Brasil ganha velocidade, mas acesso ainda é limitado

Relatório semestral da consultoria OpenSignal aponta que o 4G no Brasil ganhou velocidade, mas o acesso LTE ainda é limitado. Além disso, embora operadoras continuem a expandir e atualizar suas redes, os players ainda têm grandes desafios pela frente.

De acordo com o “State of Mobile Networks: Brazil“, a Claro é líder em largura de banda, tirando o posto da Vivo na classificação de velocidade 4G. Enquanto isso, a TIM se afastou de seus pares em disponibilidade 4G, sendo a líder.

Para chegar a essa conclusão, a OpenSignal coletou 770 milhões de medições de 39.471 usuários de smartphones entre 1º de setembro de 2016 e 30 de novembro de 2016. Foram analisadas as teles Claro, Nextel, Oi, TIM e Vivo.

A OpenSignal se disse surpresa com os avanços da Claro no País em testes de velocidade. “Registramos velocidade de download média de 4G para a Claro de 27,5 Mbps, que era mais do que o dobro da velocidade média que medimos nas redes LTE da Oi e TIM. A Vivo entregou a segunda velocidade 4G mais rápida em nossos testes, com média de 21,3 Mbps”, apontou.

Fonte: OpenSignal

De acordo com o relatório, a Claro também teve o melhor desempenho 3G no ranking de velocidade, com média de velocidades de download HSPA de 3,9 Mbps. A TIM, por sua vez, surgiu como líder na disponibilidade 4G.

A OpenSignal justifica que em vez de medir a cobertura geográfica, a métrica de disponibilidade rastreia a porcentagem de tempo que os usuários do OpenSignal têm acesso a uma rede específica. “Nossos usuários no TIM foram capazes de encontrar um sinal LTE 59,2% do tempo. Em geral, porém, nenhuma operadora no Brasil foi capaz de fornecer conectividade 4G consistente. A Vivo foi a única para a qual registramos disponibilidade de 4G acima de 50%. A Oi ficou na parte inferior do ranking com pontuação de 43,3%.”

Comparando o Brasil com outros países, a consultoria verificou que a velocidade total do Brasil em 4G é de 19,7 Mbps, colocando-o acima de 2 Mbps acima da média global, de acordo com recente relatório da OpenSignal. Mas quando se trata de disponibilidade de 4G, o Brasil ainda está perto do ponto mais baixo entre seus pares globais e sul-americanos. Por fim, a OpenSignal destaca que observa sinais de melhorias na estrutura de telecom móvel do País.

Recent Posts

Google anuncia expansão bilionária de centro de dados na Finlândia

A empresa-mãe do Google, Alphabet, revelou planos para expandir significativamente seu principal centro de dados…

16 minutos ago

Diego Barreto assume como novo CEO do iFood

Diego Barreto foi nomeado como CEO do iFood, substituindo Fabricio Bloisi, que assumiu a liderança…

48 minutos ago

Com “fábricas de IA”, Dell quer acelerar projetos de inteligência artificial de clientes

Acelerar projetos de inteligência artificial (IA) dos clientes através de uma oferta que combina computação,…

49 minutos ago

Vittude lança mapeamento de saúde mental em empresas

A Vittude, startup especialista em atendimento de saúde mental para empresas, anunciou recentemente o lançamento…

2 horas ago

Nova funcionalidade do ChatGPT permite upload direto do drive

A OpenAI anunciou que o ChatGPT agora permite que usuários façam upload de arquivos diretamente…

3 horas ago

Sony Music adverte setor de tecnologia sobre uso indevido de conteúdo para IA

A Sony Music Group enviou uma carta a mais de 700 empresas de tecnologia e…

4 horas ago