Categories: Notícias

41% dos profissionais de TI acham que área está pronta para negócios digitais

Em meio a toda discussão travada sobre transformação digital, o Gartner realizou um levantamento com profissionais de TI para entender como eles se veem diante do cenário atual. Ainda que muitos estudos apontem uma falta de alinhamento entre TI e demais áreas de negócio para enfrentar esse novo momento, deixando espaço para o marketing ou mesmo para a figura do CDO liderar o processo, a pesquisa da consultoria mostra que 41% dos profissionais ouvidos acreditam que suas áreas estão prontas para os negócios digitais dos próximos dois anos.

Os 59% mais realistas dizem exatamente o contrário: o departamento de TI não está preparado para os negócios digitais dos próximos dois anos. E isso não significa que nada tem sido feito ou que os líderes de TI tem dado pouca importância ao movimento. O fato é que muitos deles ainda não conseguiram encontrar uma forma de atender as demandas atuais, ou seja, deixar a casa funcionando, ao mesmo tempo em que investem no novo.

Em comunicado, John Hagerty, vice-presidente do Gartner, avalia que, embora os profissionais indiquem suas prioridades de investimento – mudanças na infraestrutura, capacidade de desenvolvimento e interação TI x negócio – estejam encaminhadas, eles não estão seguros de como o departamento de TI passará pela transformação digital

O especialista ressalta ainda que para alguns executivos as mudanças estão vindo rápidas demais, para outros, no entanto, elas chegam mais lentamente. A maioria entende, entretanto, a necessidade de mudança, pensar e agir de maneira diferente, mas falham em fazer essa conversão, justificando tal inabilidade pela complexidade de coordenar a manutenção da TI atual com os investimentos – de tempo e dinheiro – na tendências emergentes.

Executivos de 30 países foram consultados pelo Gartner e a principal constatação é que a maioria dos departamentos de TI não está preparado para os negócios digitais. 91% dos ouvidos estão em dúvidas sobre o real papel deles na transformação digital da organização. E esse dado é preocupante. Se compararmos com o que os CIOs brasileiros dizem no estudo Antes da TI, a Estratégia, produzido pela IT Mídia, por exemplo, eles correm sérios riscos de perderem suas posições. Na pesquisa, a maioria diz querer continuar como CIO ou continuar sendo responsável pela TI agregando novas responsabilidades. Mas como isso pode acontecer quando muitos duvidam do seu papel no mundo digital?

Como dizem os analistas do Gartner, as constatações apenas ressaltam as preocupações sobre os déficits de habilidades em áreas não TI e em tecnologia, sobretudo, as emergentes. O Gartner pediu a esses profissionais que listassem ao menos três conhecimentos que demandavam mais aprendizado em TI ou digital. O resultado: cloud e analytics lideraram, mas também apareceram modernização de legado, internet das coisas e mobilidade.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

2 dias ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

2 dias ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

2 dias ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

2 dias ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

2 dias ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

2 dias ago