Notícias

400 funcionários globais pedem à Amazon que pague suas dívidas

Uma carta para Jeff Bezos, CEO da Amazon, assinada por centenas de funcionários eleitos de todo o mundo, pediu que a Amazon pagasse suas dívidas. Ativistas, trabalhadores e cidadãos de diferentes países assinaram o documento endereçado ao bilionário da Amazon, na última quinta-feira (3), de acordo com o site ZDNet.

“Hoje, comprometemo-nos a apoiar este movimento no congresso, parlamento ou câmara onde trabalhamos”, diz o documento. Assinaram a carta 401 parlamentares e funcionários públicos de 34 países.

A carta intitulada Make Amazon Pay (tradução livre “Faça a Amazon Pagar”) pede a Bezos que destine os lucros da Amazon ao pagamento de trabalhadores, ao pagamento de impostos e ao pagamento de qualquer dano que isso tenha causado ao planeta.

“Nós, representantes eleitos e funcionários públicos de todo o mundo, avisamos que os dias de impunidade da Amazon acabaram”, começava a carta que também cita ações tomadas na semana passada por funcionários, ativistas e cidadãos para exigir justiça da gigante da tecnologia.

O documento diz que a Amazon tem estrutura para pagar seus funcionários, seu custo ambiental e os impostos.

“Você minou nossas democracias e sua capacidade de responder aos desafios coletivos. Suas práticas monopolistas espremeram pequenas empresas, seus serviços da web desrespeitaram os direitos de dados e você contribuiu com uma ninharia em troca. Por exemplo, em 2017 e 2018, a Amazon pagou zero imposto corporativo da federação dos EUA. Por meio de sua evasão fiscal global, você prejudica a provisão pública de saúde, educação, habitação, seguridade social e infraestrutura”, diz a carta.

Com greves em depósitos e relatos de que os trabalhadores estavam sendo incomodados para cumprir as cotas do Prime Day, a carta diz que os funcionários têm arriscado a saúde para ajudar a Amazon a ter lucros. A riqueza pessoal de Bezos também está na mira da carta.

A carta ressalta que esses trabalhadores entram em condições de trabalho perigosas, com pouco ou nenhum aumento salarial e “enfrentam retaliação por seus esforços para se defender e organizar seus colegas”, disse o grupo.

Em fevereiro, Bezos anunciou um novo fundo de US$ 10 bilhões para ajudar a salvar o mundo do aquecimento global. Na época, o homem mais rico do mundo disse que a mudança climática era a “maior ameaça ao nosso planeta” e que queria trabalhar com outros para “ampliar os meios conhecidos e explorar novos meios” de combater os efeitos das mudanças climáticas, diz o ZDNet.

A Amazon então criou separadamente um fundo de US$ 2 bilhões dedicado a investir em tecnologias que ajudariam as empresas a reduzir sua pegada de carbono.

“A ascensão de sua empresa ao domínio trouxe custos extraordinários para nosso meio ambiente”, escreveram eles. “Embora você tenha reconhecido pessoalmente a emergência climática entre os desafios definidores de nossa era, a pegada de carbono da Amazon é maior do que dois terços dos países do mundo”.

Eles disseram que o plano da Amazon para redução de emissões é insuficiente para permanecer dentro dos limites ambientais do planeta e difícil de confiar, dado o “histórico de promessas quebradas da Amazon em sustentabilidade e contribuições financeiras para negar as mudanças climáticas”.

“Estamos prontos para agir em nossas respectivas legislaturas para apoiar o movimento que está crescendo em todo o mundo para fazer a Amazon pagar”, dizia o final da carta.

Recent Posts

Novos executivos da semana: Dahua, Rimini Street, Arcserve e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

15 horas ago

Sustentabilidade x IA: emissões da Microsoft sobem 30%

A Microsoft está enfrentando críticas após um relatório revelar um aumento alarmante em suas emissões…

16 horas ago

Centroflora integra e monitora ambientes industriais e automatiza manutenções

O Grupo Centroflora é um fabricante de extratos botânicos, óleos essenciais e ativos isolados para…

17 horas ago

8 oportunidades de vagas e cursos em TI

Toda semana, o IT Forum reúne as oportunidades mais promissoras para quem está buscando expandir…

18 horas ago

Fraudes: 58% das empresas dizem estar mais preocupadas no último ano

Um estudo divulgado na segunda-feira (13) pela Serasa Experian mostra que a preocupação com fraudes…

19 horas ago

82% dos ataques via USB podem interromper operações industriais

A Honeywell divulgou essa semana a sexta edição de seu Relatório de Ameaças USB de…

20 horas ago