4 tendências que prometem dominar setor de Data Analytics em 2023

Tendências como democratização de dados e expansão da Inteligência Artificial devem estar no radar de investimentos das empresas

Author Photo
9:01 am - 13 de janeiro de 2023

O setor de Data Analytics em 2023 deve ser impulsionado por algumas tendências que prometem otimizar o resultado das empresas. Segundo mapeamento da startup brasileira triggo.ai, focada em soluções de Data Analytics e Inteligência Artificial, a democratização de dados; a expansão da inteligência artificial (IA); a otimização de recursos de data analytics e governança de dados, vão dominar os projetos neste ano.

Anderson Paulucci, cofundador da triggo.ai, aponta que essas tendências devem entrar no radar dos negócios que buscam se tornar mais competitivos.

Leia também: Low Code: presente e futuro

“A pandemia antecipou processos e algumas realidades anteriores em tecnologia já se tornaram obsoletas. É fundamental que haja um investimento maior nessas áreas apontadas como as de destaque no próximo ano, para que as empresas se tornem, de fato, competitivas e conectadas a essas mudanças, que serão cada vez mais intensificadas”, afirma Paulucci.

Na lista a seguir, Paulucci desdobra essas tendências e  como elas irão impactar o setor:

1. Democratização de dados

Paulucci lembra que objetivo é que os dados não fiquem mais centralizados na TI, mas que circulem em todas as áreas da organização. Por sua vez, os funcionários precisam ser capacitados para utilizar as ferramentas certas, visando a geração de valor.

Por exemplo, são as áreas de negócios que conhecem as dores, os problemas que a empresa enfrenta. E, à medida que esses profissionais começam a entender como esses dados podem solucionar problemas de forma mais estratégica, a empresa passa a obter melhores resultados do que quando os dados estão restritos aos profissionais de TI, que podem estar mais distantes das áreas de negócios.

2. Expansão da Inteligência Artificial

Com a pandemia de Covid-19 houve uma mudança muito rápida e drástica no mundo corporativo. O volume de incertezas aumentou significativamente e, nesse cenário, a Inteligência Artificial passa a ser uma aliada para as empresas, fornecendo modelagens matemáticas para previsões mais seguras com algoritmos e soluções mais sofisticadas, que aprendem com dados históricos e atuais, direcionando melhor as suas decisões.

3. Otimização de recursos de Data Analytics

Devido ao cenário global de contenção de investimentos, as empresas precisam repensar na otimização de recursos para o desenvolvimento de analytics e Inteligência Artificial. Para isso, é fundamental perder menos tempo na operação. Trabalhos que dedicam engenharia de dados, preparação e todo fluxo de dados tendem a ser mais automatizados com o uso de ferramentas que entregam mais rápido, reduzindo tempo e maximizando resultado.

Neste contexto, a jornada das organizações que começaram a usar serviços em nuvem vai se consolidar. As que ainda não migraram suas soluções de data analytics para nuvem vão acelerar esse processo em 2023. É o caminho para a otimização e uso mais efetivo de recursos, com maior entrega de valor.

4. Governança de dados

Com o avanço do modelo Data Driven, a governança de dados se tornou uma necessidade para as empresas a fim de proporcionar maior confiabilidade e precisão na tomada de decisões de negócios. Dessa forma, a governança de dados torna-se assunto central para todas as organizações, principalmente para aquelas que trabalham com alto volume de dados e, portanto, necessitam de maior capacidade de análise.

Paulucci reforça que muitas vezes a governança é deixada para segundo plano. “Mas com bases de dados cada vez maiores e mais complexas, somando isso à necessidade de ampliar e intensificar o uso analytics, este, agora, é um assunto prioritário e deve ser um grande investimento para 2023”, aconselha.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.