4 perguntas e respostas sobre como construir um bom currículo

Robert Half separou questões mais frequentes quando o assunto é o currículo ideal

Author Photo
10:13 am - 19 de julho de 2018

O currículo é o seu cartão de visitas na busca por novas oportunidades profissionais. O alerta é empresa de recrutamento e seleção Robert Half. Afinal, o documento é o seu primeiro contato com as empresas e recrutadores e é por meio dele que você vai chamar a atenção de um futuro empregador.

Dada a importância, sempre surgem dúvidas sobre o documento. Abaixo algumas das questões mais frequentes quando o assunto é “o currículo ideal”. A Robert Half separou quatro perguntas e respostas sobre o tema. Confira.

1. Meu currículo pode ter mais de duas páginas?

Essa é uma dúvida frequente, principalmente para as pessoas com muitas experiências. No entanto, a resposta é: não. O currículo é o documento que resume a sua trajetória profissional e será utilizado pelo recrutador para te chamar para uma entrevista.

Assim, você não precisa colocar todos os detalhes de suas passagens profissionais neste documento; foque em dar mais detalhes sobre as suas realizações e conquistas na área para a qual você está se candidatando e deixe os detalhes para a entrevista.

2. Como colocar meu conhecimento em idiomas no currículo?

Dependendo da posição para a qual você está se candidatando, pode ser a primeira coisa que um recrutador vai procurar no seu currículo. Assim, deixe a informação bem clara e logo após a sua formação acadêmica. E muito importante: não adianta superestimar a sua avaliação quanto ao idioma, pois o entrevistador sempre fará um pequeno teste – oral ou escrito – para confirmar o seu conhecimento e habilidade. Esteja preparado.

3. Currículos com design criativos são bem vistos?

Vai depender muito da sua área e da empresa para qual você está mandando o currículo. O ideal é ter um currículo bem formatado e com as informações-chave fáceis de serem encontradas. Não arrisque fazer um currículo que não consegue ser encontrado nas buscas ou um que não deixe claras as informações mais importantes para o recrutador.

4. Devo colocar minhas redes sociais no meu currículo?

Se você tiver um perfil no LinkedIn é importante coloca-lo no currículo, sim. Como a rede é destinada ao networking e contatos profissionais, seu perfil certamente será consultado pelo recrutador. Colocar o seu Instagram ou Facebook não vai ser tão relevante assim, pois normalmente o uso é mais pessoal. No entanto, muita atenção às suas postagens. As suas redes sociais podem dizer muito sobre você e, em algum momento do processo, elas podem ser consultadas.

Tags:

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.