Notícias

Como se precaver contra um ransomware ‘mortal’, segundo o CISO da Unisys

Aproximadamente 1,5 milhão de novos sites de phishing são criados a cada mês. E mais de 850 milhões de infecções por ransomware foram detectadas em 2018. Essas estatísticas ilustram a ameaça que o ransomware representa para os profissionais de TI e todos os tipos de organização.

Ransomware é um tipo específico de malware desenvolvido para criptografar o conteúdo do computador até que seu usuário pague para receber a chave de criptografia ou de recuperação. Isso interrompe a produtividade e afeta a receita das empresas. No entanto, profissionais de segurança podem tomar medidas importantes para minimizar o impacto dessa praga cibernética.

A primeira linha de defesa é sempre um bom ataque. Para evitar que um invasor ganhe posição nas redes, as organizações devem colocar as seguintes medidas em prática:

  • Práticas recomendadas como políticas sólidas de aplicação de patches, backups regulares do sistema, autenticação multifatorial, lista de permissões para aplicativos e restrições de direitos e privilégios de administrador;
  • Programas de conscientização para educar os usuários sobre phishing e outras formas de engenharia social;
  • Ferramentas de segurança para filtrar spam e links, bloquear ou filtrar DNS, identificar vírus, detectar e prevenir invasões;
  • Estrutura de confiança zero para identificar, autenticar e monitorar cada conexão, login e uso de recursos;
  • Políticas com menos privilégios para restringir permissões para instalar e executar aplicativos.

Minimizar o impacto do ransomware é mais do que apenas defender sistemas contra-ataques. Também envolve medidas para reduzir o impacto das violações quando elas ocorrem. Isso é fundamental, pois qualquer sistema pode ser atacado por invasores que disponham de tempo e recursos suficientes.

É preciso implementar programas rigorosos de resposta a incidentes. Planejar com antecedência gera confiança nessa capacidade de reação. Para isso, as empresas devem revisar suas políticas e realizar exercícios de simulação. Devem usar benchmarkings operacionais para melhorar a capacidade de resposta antes que um incidente ocorra.

Os hackers continuam evoluindo e desenvolvendo ataques mais sofisticados. Portanto, é provável que qualquer empresa, em algum momento, seja atacada por um ransomware. Quando isso ocorrer, as quatro etapas a seguir podem minimizar os impactos e ajudar a recuperar os dados da organização, segundo Mat Newfield, CISO – Chief Information Security Officer da Unisys.

Passo 1: isolamento

Antes de fazer qualquer outra coisa, é necessário ter certeza de que os dispositivos infectados foram removidos da rede. Se usarem uma conexão física, é preciso desconectá-los. Se estiverem em uma rede sem fio, vale desligar o hub/roteador. Além disso, vale desconectar também qualquer sistema de armazenamento ligado diretamente para tentar proteger os dados nesses equipamentos. O objetivo é impedir que a infecção se espalhe.

Passo 2: identificação

Esse passo é frequentemente esquecido. Com apenas alguns minutos para descobrir o que aconteceu, as empresas podem levantar informações importantes, tais como qual variante do ransomware foi responsável pela infecção, quais arquivos esse tipo de ransomware costuma criptografar e quais são as opções de descriptografia. As empresas também podem aprender como derrotar o ransomware sem pagar ou restaurar o(s) sistema(s) do zero.

Passo 3: relatório

Esse é outro passo que muitos profissionais de segurança ignoram, por conta de constrangimentos ou restrições de tempo. No entanto, ao relatar o ataque de ransomware, as empresas podem ajudar outras organizações a evitar situações semelhantes. Além disso, fornecem às agências policiais uma melhor compreensão do invasor. Existem várias maneiras de denunciar um ataque de ransomware. Uma delas é entrar em contato com um escritório do FBI nos Estados Unidos ou registrar uma denúncia no site do Centro do FBI para Reclamações sobre Crimes na Internet . No Brasil, a organização sem fins lucrativos SaferNet, coordenadora da Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos e as principais capitais brasileiras já contam com delegacias específicas para denunciar criminosos que agem pela internet.

Passo 4: recuperação

Em geral, existem três opções para se recuperar de um ataque ransomware: a) Pagar o resgate: isso não é recomendado porque não há garantias de que a organização recuperará os dados após o pagamento. Em vez disso, o invasor pode solicitar ainda mais dinheiro antes de descriptografar os dados.

b) Remover o ransomware: dependendo do tipo de ransomware envolvido, a empresa pode removê-lo sem que seja necessária uma reconstrução completa. Esse processo, no entanto, pode consumir muito tempo e, portanto, não é a opção preferida.

c) Limpar e reconstruir: o método mais fácil e seguro de recuperação é limpar os sistemas infectados e reconstruí-los a partir de um bom backup. Uma vez reconstruídas, as organizações precisam garantir que não permanecerá nenhum vestígio do ransomware.

O trabalho, de fato, começará depois de reconstruído o ambiente. A organização deverá fazer uma revisão completa para entender exatamente como a infecção começou e determinar quais etapas devem ser tomadas para reduzir outra possível invasão. É claro que não é possível evitar todos os ataques de ransomware. No entanto, é possível garantir que, em caso de invasão, o estrago não se espalhe, não afete os negócios nem se torne digno de se tornar uma manchete.

Ao afastar a maioria dos ataques e lidar rapidamente com os maus atores que entram pela porta – com a ajuda de isolamento dinâmico, microssegmentação e outras tecnologias modernas de segurança cibernética -, as organizações serão capazes de manter seus negócios nos trilhos.

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

21 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

22 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

23 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

1 dia ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

1 dia ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

1 dia ago