4 exemplos de IA generativa para PMEs impulsionarem os negócios

Especialista da Alura para Empresas recomenda tecnologias que ajudam na automação de tarefas, aumentando a produtividade

Author Photo
5:02 pm - 06 de setembro de 2023
PMEs, lojista, IA generativa Imagem: Shutterstock

A adoção de ferramentas de inteligência artificial (IA) – particularmente de IA generativa – não precisa ser exclusiva de operações de grandes empresas que possuem orçamentos dedicados para TI e inovação. Uma pesquisa da Microsoft com a Edelman revelou que 98% das micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) estão passando por uma transformação digital e identificando efeitos positivos nesse processo.

Essa digitalização também se estende ao uso de novas tecnologias emergentes, como a IA.

Adriano Almeida, cofundador e COO da Alura e líder da unidade de negócios Alura Para Empresas, indica que o custo acessível e agilidade que a IA generativa proporciona no dia a dia das organizações reserva um grande potencial para as PMEs.

“As PMEs possuem sensibilidade no ganho de produtividade das operações, mas com a IA, principalmente IAs generativas como o ChatGPT, é gerada uma automação de tarefas e otimização de atividades que antes só seriam possíveis mobilizando setores inteiros. Com isso, é criado um novo cenário para que elas cheguem mais competitivas ao mercado e impulsionem seus negócios”, destaca Almeida.

No entanto, o executivo ressalta que o potencial dessa tecnologia ainda é pouco explorado. Por isso é importante que os empreendedores estejam abertos à experimentação de ferramentas baseadas em IA generativa.

“A adoção de soluções de IA passou a ser ainda mais popular há poucos meses, então é difícil dizer para onde ela vai caminhar e o tamanho do seu impacto no futuro. Por outro lado, se as lideranças encararem os desafios desse contexto, engajando colaboradores a adotarem a ferramenta e ensinando os times a como fazer isso, não há dúvidas de que terão a chave do sucesso em suas mãos”, afirma.

Na lista abaixo, o executivo destaca IA Generativas que podem ser incorporadas pelas PMEs que buscam mais agilidade e produtividade para o dia a dia.

ChatGPT

Almeida indica que o sucesso da Open AI, lançado no final de 2022, tem contribuído com a performance das equipes de várias áreas, impulsionando ideias, roteiros, planejamentos e ações para as mais diversas frentes da operação. Segundo levantamento realizado pela Alura com 63 mil participantes, 70% dessas pessoas já tiveram algum contato com a ferramenta.

Ferramentas visuais

O Photoshop e o grupo de ferramentas que incorporam recursos de criação e edição de imagens também permitem a realização de tarefas com um terço do tempo e esforço que antes eram necessárias. Com isso, e seguindo o mesmo princípio do ChatGPT, o levantamento da Alura revela que 18% dos respondentes já usaram uma delas, o Midjourney, de alguma forma em suas trajetórias.

Ferramentas tradicionais

Outros recursos de IA estão desenvolvendo ferramentas tradicionais, como o Excel. A IA, neste caso, diz, Almeida, consegue auxiliar desde o uso básico dos softwares até a análise de dados, o que proporciona um ganho de produtividade para as equipes de negócios.

Github Copilot

O COO da Alura destaca que, quando o assunto é a área de tecnologia em si, o Github Copilot gera uma vantagem gigantesca para os times na programação de sistemas. “Isso ajuda os especialistas de TI a se dedicarem a funções mais estratégicas, principalmente na criação de códigos complexos”, reforça o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Author Photo
Redação

A redação contempla textos de caráter informativo produzidos pela equipe de jornalistas do IT Forum.

Author Photo

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.