4 histórias inspiradoras de jovens profissionais da IBM

Felipe Prado, hacker, e Stéfany Mazon, apaixonada por tecnologia e com 4 patentes no currículo, são apenas alguns dos exemplos. Confira

Author Photo
10:55 am - 18 de dezembro de 2019

Qual carreira seguir? Essa é uma pergunta desafiadora que todos os talentos se deparam algum dia. Hacker, desenvolvedor, pesquisador, cientista de dados. São muitas as alternativas para os jovens que querem ingressar no universo da tecnologia da informação. A revolução digital está em pleno vapor e demanda cada vez mais por talentos. Oportunidades não faltam nessa área, impulsionadas por tecnologias, como cloud, inteligência artificial, IoT, blockchain, quantum, entre outras.

Para se inspirar, a IBM separou quatro histórias de jovens que fazem parte do seu time para você se inspirar e, quem sabe, seguir carreira na área. Confira a seguir.

Felipe Prado, hacker de pai para filho

Já dizia o ditado antigo: “Filho de peixe, peixinho é”… Em um tempo não tão distante, as profissões eram passadas de geração para geração, trazendo para cada família a missão de manter uma tradição. Porém, ao contrário do que acontecia em décadas anteriores, com filhos herdando profissões como médicos, professores ou advogados, atualmente, com o avanço da tecnologia, observamos uma nova tendência.

No caso de Felipe Prado, skatista e cantor de rock nas horas vagas, tudo começou na década de 80, quando ele aprendeu com seu pai o que era segurança da informação e como ser um hacker. Hoje, ele atua como Hacker Ético da IBM Brasil, trabalhando com soluções de segurança no combate a malwares e ciberataques em empresas de todo o país. Felipe vem inspirando seu filho, que aos 14 anos, já demonstrou que tem vocação e talento para o hacking. Os dois vão juntos a eventos do setor e “brincam” de invasões juntos. Sempre com muita ética, claro!

Stéfany Mazon, apaixonada por tecnologia e com 4 patentes no currículo

Stéfany é gerente de vendas de Cloud na IBM Brasil. Com apenas 24 anos e mais de 5 anos de experiência em TI, ela é apaixonada por inovação e tecnologias da próxima geração, como Cloud Computing, Inteligência Artificial e IoT. Ela fez parte da equipe de pesquisa da IBM, onde trabalhou em projetos na interseção de tecnologia e saúde e desenvolveu quatro patentes.

Matheus Catossi, o Rei dos Hackathons aos 22 anos

Aos 22 anos, Matheus Catossi, desenvolvedor de software sênior na IBM, tem um currículo de tirar o fôlego.
O interesse pela área de tecnologia surgiu após realizar cursos de informática em seu bairro, na zona Leste de São Paulo, ainda bem jovem e se intensificou quando passou na ETEC para frequentar o ensino médio integrado ao técnico. Hoje, apesar da pouca idade, Matheus já é formado, pós-graduado em Tecnologia e conta com uma vasta experiência na área.

Catossi foi premiado por seus projetos em diversos Hackathons, como Nasa, Globo e CIAB. Na IBM, atua em desenvolvimento de software, além de ter conhecimento em tecnologias como Android, Cloud, Java, JavaScript, MySQL, Python, R, SQL Server, e Watson APIs, entre muitas outras. Além disso, é participante ativo de comunidades de tecnologia, como palestrante ou espectador, onde consegue aprender e propagar conhecimento.

Nas horas vagas, Matheus também disponibiliza seu tempo atuando como mentor para orientar e auxiliar o desenvolvimento de jovens profissionais que estão começando a carreira em tecnologia — dentro e fora da IBM. Por meio da mentoria, ele compartilha aprendizados e experiências, dá dicas e sugestões, apoiando, ainda, o início da jornada de quem está inseguro.

Nelson Mimura,  ajudou a desenvolver os dois supercomputadores mais rápidos do mundo

Nelson Mimura tem 29 anos e é graduado em Engenharia de Computação, com mestrado e doutorado em computação em nuvem. Saiu da USP direto para o laboratório da IBM em Yorktown, Nova York, onde atua como pesquisador e pôde ajudar a desenvolver os sistemas Summit e Sierra, os dois supercomputadores mais rápidos do mundo.

Experiências como a do Mimura possibilitam um intercâmbio de ideias com pesquisadores de todo o mundo, maximizando a solução de problemas decisivos simultaneamente para a ciência, sociedade e o mercado.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.