4 formas de lidar com o trabalho sob pressão

Muitos profissionais desenvolvem a habilidade de manter o equilíbrio diante de situações de crise. Outros, por outro lado, simplesmente surtam. Qual dos dois é você?

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11:12 am - 03 de setembro de 2018

“As pessoas sabem trabalhar sob pressão, o que acontece é que elas preferem executar as tarefas em um ambiente mais confortável”. Para Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half, empresa de executive search, a frase, de fato, pode ser vista na prática. Segundo ele, muitos profissionais desenvolvem a habilidade de manter o equilíbrio diante de situações de crise, apresentando excelentes resultados.

Não adianta fugir

De acordo com Mantovani, que escreveu no blog da empresa, a busca das empresas – principalmente hoje e cada vez mais – é por profissionais equilibrados, resilientes, conciliadores e flexíveis, sem perder o foco nos resultados. E, acredite, aqueles que inclusive sob pressão conseguem mostrar força mental e qualidade das entregas, seja individualmente ou em grupo, ganha pontos importantes entre pares, superiores e subordinados.

4 formas de lidar com o trabalho sob pressão

Se você faz parte do grupo que ainda acredita não ser capaz de trabalhar sob pressão, aqui vão quatro técnicas pessoais:

1. Não entre em pânico 

Ter medo é saudável porque evita que você tome atitudes precipitadas, mas o pânico paralisa e isso não é bom. Entenda o momento de pressão como uma oportunidade de testar seus limites, conhecer seu potencial e aprimorar ou desenvolver competências e habilidades, e não como um acontecimento que veio para complicar o seu dia.

2. Divida a resolução em etapas

Ao fragmentar o problema, verá que é possível que você passe a enxergá-lo como algo menos assustador e mais possível de ser resolvido.

3. Se possível, mapeie pessoas que possam te ajudar

Ao distribuir responsabilidades, você terá a real sensação de que algo está sendo feito e em ritmo mais acelerado do que se estivesse somente dependendo da sua ação. Porém, tenha atenção na escolha, afinal, como diz Coach K, “dois só é melhor que um se dois conseguirem agir como um”.

4. Busque ações corretivas

Quando o problema estiver resolvido, busque entender se há necessidade de melhorias nos processos para que a questão não volte a se repetir. Se possível, busque conversar com profissionais da área para a troca de informações e experiências.

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