Notícias

4 estratégias que ajudam a tornar o trabalho temporário em emprego fixo

Com o fim de ano se aproximando e a liberação escalonada do FGTS, a expectativa do setor de comércio e serviços é de um aumento de 10% nas vagas para temporários. 

Essa maior demanda no mercado de trabalho representa uma esperança a mais para os 13 milhões de desempregados no País. “Conseguir uma colocação nesse momento é uma ótima estratégia para o profissional mostrar seu valor e iniciar uma carreira na empresa”, explica Aliesh Costa, da Caperdiem RH 

Mas a especialista reforça que quem entra em uma vaga de temporário precisa ter em mente que vai precisar ser tão bom ou melhor que os profissionais que já são fixos naquela empresa. “Fazendo isso é que ele vai chamar a atenção sobre si para ser efetivado no futuro”.

Veja abaixo as recomendações para turbinar as chances de uma vaga temporária se transformar em uma posição de emprego fixo nas empresas: 

 

Candidate-se a vagas que tenham a ver com seu perfil

A executiva da Carpediem explica que é importante se identificar com a oportunidade. “O melhor a fazer é candidatar-se a vagas que sejam compatíveis com sua habilidade e aspirações”, explica Aliesh. “Afinal, só assim, o profissional vai ter chances de causar boa impressão e ser valorizado”, diz. 

 

Seja profissional e se mostre eficiente

Em primeiro lugar, é preciso ser pontual, não faltar e agir de acordo com a cultura da corporação. “A ideia é atuar como se o emprego temporário fosse fixo”, orienta a consultora. “E se empenhar ao máximo para ser eficiente e encantar, superando as expectativas do empregador. Assumindo uma postura de alta performance, o profissional vai se destacar e passar a ser considerado para uma vaga efetiva, quando ela surgir”, explica Aliesh. “Ou seja: é preciso aproveitar ao máximo a oportunidade.” 

 

Faça networking e peça retorno a respeito do seu desempenho

“Para se destacar e ter de ser considerado pela empresa, é importante que colegas e gestores fiquem com uma ótima lembrança da passagem do funcionário temporário”, afirma a consultora. “Da mesma forma, é importante pedir um feedback das atividades realizadas para aprender ao máximo com aquela oportunidade, aproveitando para se desenvolver”, recomenda a especialista. 

 

Mostre disponibilidade e compromisso em ajudar a equipe.

Lembre-se que a maior parte das vagas temporárias é no comércio, devido a um movimento de clientes acima do normal. “Por isso, a ideia é preparar-se para a possibilidade de ter de fazer horas extras e oferecer-se para ajudar, em caso de aumento de trabalho”, diz Aliesh. “Isso vale também para atitudes cordiais como sorrir ao falar com o público e mostrar-se solícito sempre que o momento pedir”, afirma a consultora.

Ela conta que essas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. “As pessoas mais dispostas a trabalhar em equipe e comprometidas com as necessidades da empresa têm chances potenciais de tornar-se efetivo após o período de contrato temporário.” 

Recent Posts

Cristina Cestari: ‘É difícil ter uma área de inovação bem-sucedida em empresas que têm carga da cultura do erro’

Uma CIO da indústria automobilística e um CIO da área de saúde se reúnem em…

5 horas ago

NETmundial+10 termina defendendo multissetorialismo de governança digital

Durante o NETmundial+10, evento global que aprofunda discussões sobre a governança do mundo digital organizado…

6 horas ago

“As questões ambientais e sociais devem permear todas as decisões da empresa”, diz Malu Paiva, da Vale

A sustentabilidade deve estar presente em todas as áreas. Essa foi a fala de abertura…

6 horas ago

Para 70% dos brasileiros, aquecimento global pode ser ‘problema maior’

Um estudo da VisualGPS, plataforma de pesquisa da Getty Images, descobriu que três em cada…

8 horas ago

Itaú Unibanco adota solução para combater golpe da falsa central telefônica

O Itaú Unibanco anunciou a implementação de uma funcionalidade projetada para interromper chamadas de falsa…

8 horas ago

Como pedir budget de TI em empresas nacionais e globais?

Mais da metade (55%) dos líderes de TI classificam sua hierarquia na empresa como equivalente…

9 horas ago