4 empresas brasileiras que usam Google Cloud para serem mais sustentáveis

Gigante de tecnologia compartilhou casos de sucesso de negócios que usam a nuvem para contribuir com o meio ambiente

Author Photo
9:52 am - 06 de abril de 2023
google cloud, logo, fachada Foto: Shutterstock

Nos últimos anos, o Google fortaleceu sua estratégia em prol da sustentabilidade, ajudando empresas de diferentes setores a gerar impactos positivos para seus negócios e clientes. Nesta semana, a companhia compartilhou alguns casos nesse sentido.

Acompanhe a seguir.

Movida

Com a meta de reduzir 30% da intensidade das suas emissões de carbono até 2030, a locadora de carros Movida migrou praticamente todos os sistemas para a nuvem do Google e no primeiro ano já passou a deixar de emitir 610 mT (toneladas métricas) de CO2 em infraestrutura tecnológica, o que equivale ao uso de energia por 5.062 casas.

UISA

Empresa sucroalcooleira, a UISA incorporou tecnologia blockchain do Google Cloud para disponibilizar aos seus consumidores, por meio de um QR Code nas embalagens, uma variedade de informações sobre produção, qualidade e práticas sustentáveis da companhia.

A novidade rastreia todos os dados de uma linha de produção e os armazena em uma única base de dados, alimentada em tempo real, oferecendo aos consumidores acesso a informações sobre o uso da terra antes do cultivo da cana e sobre a colheita, entre outras.

Veja também: Buscas no Google sobre Amazônia crescem 80% em 10 anos

Tembici

Desde o início da migração para o Google Cloud, a Tembici, startup que atua na transformação das cidades pela bicicleta e da construção de um futuro sustentável, passou a gerenciar suas áreas de operação de modo totalmente automatizado e centralizado.

Além disso, com a utilização de dashboards para visualização e análise de dados, conseguiu reduzir o tempo de criação de ambientes de testes de novas aplicações de semanas para dias, ou mesmo horas. O sistema de bikes compartilhadas é disponibilizado por meio de estações fixas, estrategicamente localizadas, sempre pensando na proximidade do transporte público, presença de infraestrutura cicloviária e concentração da demanda.

Casa dos Ventos

A migração para o Google Cloud permitiu à Casa dos Ventos, que atua com energia eólica e solar, ter mais agilidade no processamento e análise de dados, acelerar o tempo de resposta aos clientes e manter foco no que é mais relevante para o negócio. Como exemplo, a Casa dos Ventos reduziu de 15 dias para um dia o tempo necessário para executar uma simulação de energia eólica.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.