Notícias

4 dicas para aumentar a alta performance da sua squad de produto

Em busca de maior produtividade e resultados de impacto nos negócios, muitos gestores apostam em metodologias ágeis, como squad de produtos, para engajar seus times e entregar alta performance.

De acordo com levantamento feito pela BossaBox, referência no modelo de squads-as-a-service no Brasil, times de produto de alta performance bem geridos trabalham 150% melhor e mais rápido que a média do mercado em scale-ups.

João Zanocelo, Head de Produto e cofundador da BossaBox, entretanto, destaca que é preciso ter em mente alguns comportamentos e habilidades tanto no nível do colaborador, ou seja, individualmente, quanto em relação às equipes. Pensando nisso, o especialista separou quatro dicas para o seu time dessa área se transformar no time dos sonhos.

1. Adaptar e melhorar

A definição “adaptar e melhorar” vem dos princípios e valores da agilidade e da filosofia japonesa Kaizen. Kai significa mudar e Zen significa melhor, ou seja, mudar para melhor, uma combinação importante quando o assunto é gestão de time. De um lado, a agilidade que proporciona adaptabilidade como variável principal e do outro, o kanban que inclui melhoria contínua como fundamento.

“Adaptar-se no momento em que for necessário e aprender com isso de forma contínua é de fato algo que faz qualquer empresa sair do lugar e se tornar competitiva”, destaca Zanocelo. “Hoje, as empresas no geral ficam presas em sistemas que não permitem uma tomada de decisão e mudança de direção rápidas”, acrescenta.

Leia mais: CEOs compartilham dicas de saúde mental para manter alta performance no trabalho

Logo, afirma Zanocelo, times de alta performance são times que fazem a coisa certa do jeito certo, ou seja, é preciso entender de fato o contexto em que o time está inserido e seguir as direções estratégicas da empresa, dessa maneira, se torna possível aumentar e muito as chances de trazer bons resultados. Afinal, um time eficaz responde rapidamente às mudanças sempre que for necessário, sem grandes sofrimentos.

2. Não se melhora o que não se mede

Zanocelo lembra que, dificilmente, um time será de alta performance se ele não entende se o seu modo de trabalho, os processos e os métodos que utiliza são eficientes. E não há outra maneira de ter certeza disso, sem mensurar e visualizar o que está acontecendo no dia a dia do time.

Sem medir, simplesmente atua-se na esfera do achismo. De acordo com Zanocelo, “métricas como throughput, lead time, DORA Metrics, dão uma boa visão de saúde dos processos e métodos de trabalho, assim identificando gaps de qualidade tanto no deploy quanto no pós deploy, além de mostrar possíveis problemas na atuação do time”.

3. Defina o que é alta performance e trabalhe bem em equipe

Seja como gestor de uma empresa ou como colaborador individual, buscar a alta performance não é, fundamentalmente, tarefa individual. O atleta de elite sempre vai ter uma equipe o ajudando a chegar lá e um técnico que o direcionará, dará apoio necessário e corrigirá o curso, se assim for preciso.

O mais importante aqui, lembra o executivo, é começar definindo o que é alta performance. Tanto pela visão da empresa em sua figura, pelo gestor, quanto do colaborador que está buscando crescimento na carreira. “É muito poderoso ter os acordos certos e a clareza do objetivo. Sem isso, é difícil subir de nível”, pontua.

Do lado do gestor, é importante abrir caminho e fornecer todos os recursos necessários para que o time consiga caminhar sem grandes empecilhos. O time precisa de um tempo junto para conseguir entrar em harmonia. Do lado do colaborador, em sua figura individual ter o mindset certo e passar por experiências diversas, buscando crescimento e evolução é o que vai fazer toda a diferença. “Nenhum time que não tem pessoas que querem alta performance, será de alta performance. E é preciso tempo e ter realmente passado por desafios, que vão fazer as pessoas ficarem cada vez mais resilientes e trilharem caminhos que outras pessoas não conseguem”, comenta o executivo.

4. Tenha um plano sólido para o squad de produtos

Zanocelo recomenda ter um plano sólido sobre o que é alta performance e compartilhar com o seu time ou pessoas que irá contratar para entender o que elas acham e se o compram. É importante ser metódico em relação ao plano e a execução do dia a dia.

Por todos os lados, mesmo com todas as dificuldades, é um caminho que vale a pena para todos que resolvem gastar a energia e tempo entrando nele. Capacidade de se adaptar e melhorar continuamente são as duas habilidades mais importantes em um time e que irão de fato trazer, no tempo, a alta performance.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Recent Posts

Lucila Orsini assume diretoria de TI Brasil da Nutrien

A Nutrien Soluções Agrícolas, multinacional canadense de varejo agrícola, anunciou a nomeação de Lucila Orsini…

16 horas ago

Huawei domina mercado chinês enquanto Apple enfrenta queda nas vendas

As vendas de smartphones da Huawei estão em ascensão na China, registrando um crescimento de…

17 horas ago

Empresas ainda não estão preparadas para implementar plenamente a IA, segundo pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Lenovo Group revelou que, embora a Inteligência Artificial (IA) seja considerada…

18 horas ago

12 oportunidades de ingressar na área de tecnologia

Semanalmente, o IT Forum seleciona as principais oportunidades para aqueles que buscam aprofundar seus conhecimentos…

19 horas ago

IBM adquire HashiCorp por US$ 6,4 bi para fortalecer presença na nuvem híbrida

A IBM anunciou a aquisição da HashiCorp por US$ 6,4 bilhões como parte de sua…

21 horas ago

Novos executivos da semana: Hotmart, Dfense Security, InDrive e mais

O IT Forum traz, semanalmente, os novos executivos e os principais anúncios de contratações, promoções e…

22 horas ago