4 dicas para o ambiente de trabalho pós-pandemia que os funcionários realmente desejam

Estudo da Accenture aponta que trabalho híbrido é o preferido de 83% das pessoas. Mas como implementá-lo sem perder produtividade?

Author Photo
3:33 pm - 16 de junho de 2021

Já são vários os relatórios e pesquisas que apontam uma preferência dos trabalhadores por um modelo híbrido de trabalho, ao invés de um retorno puro e simples aos escritórios conforme a pandemia é controlada. O mais recente, feito pela consultoria Accenture e divulgado esta semana, diz que 83% das pessoas preferem alternar o local de trabalho entre casa e escritório.

A pesquisa ouviu 9.326 trabalhadores em 11 países, incluindo o Brasil, e conclui que 40% dos indivíduos sentem que podem ser produtivos e saudáveis em qualquer lugar, seja totalmente remoto, baseado num local específico ou uma combinação de ambos. Além disso, 85% das que fizeram essa firmação também dizem que planejam permanecer na empresa por muito tempo.

Mas há um desafio geracional. Três em cada quatro pesquisados da Geração Z (74%) querem mais oportunidades para colaborar com os colegas cara a cara, porcentagem maior do que os da Geração X (66%) e Baby Boomers (68%).

Produtividade e recursos

Segundo o relatório, o que diferencia trabalhadores produtivos de qualquer lugar (40%) daqueles que estão desconectados e frustrados (8%) não é o estresse, mas os recursos certos para ajudá-los a serem produtivos. Esses recursos variam de autonomia de trabalho e saúde mental positiva à liderança de apoio e uma organização digitalmente madura.

As organizações que permitem que uma força de trabalho resiliente seja mais produtiva e saudável em qualquer lugar também estão colhendo benefícios financeiros: 63% das empresas com alto crescimento de receita já possibilitaram modelos de trabalho de qualquer lugar, em que os funcionários têm a opção de trabalhar remotamente ou no local. A maioria (69%) das empresas com crescimento negativo ou sem crescimento ainda está focada em onde as pessoas vão trabalhar fisicamente.

Dicas de transição

O estudo recomenda que as organizações considerem as seguintes ações específicas:

• Acelerar a modernização do RH: desenvolva uma estratégia que garanta que os trabalhadores estejam em melhor situação em seis dimensões do local de trabalho – incluindo relacional, física, emocional e mental – durante a transição para novos espaços de trabalho, equipes e funções.

• Desenhar um modelo de trabalho com foco em pessoas: as organizações devem reconhecer e atender às necessidades de todos os tipos de trabalhadores, e quem apoia a segurança psicológica e física obterá mais confiança.

Desenvolver a fluência digital: em projetar habilidades e caminhos de aprendizagem personalizados que atendam às necessidades de todos os segmentos da força de trabalho.

• Liderar com humanidade: líderes responsáveis criam ambientes nos quais uma diretoria moderna, o CEO e todo o alto escalão trabalham juntos, não importa onde estejam.

O estudo completo pode ser baixado (em inglês) nesse link.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.