4 dicas para manter celulares corporativos seguros

Dicas selecionadas pela Pulsus relaciona indicadores para utilizadores e também gestores.

Author Photo
3:56 pm - 26 de setembro de 2019

No Brasil, a empresa de segurança e tecnologia Kaspersky bloqueia 3 ataques de phishing por segundo. Nos últimos 12 meses, 92 milhões de ataques foram bloqueados somente por ela.

O impacto é tanto para o usuário final quanto para os que possuem perfil corporativo. Especialmente no segundo caso, entram em jogo questões empresariais que podem ameaçar os negócios.

No relatório Roundup, da Trend Micro, ameaças de e-mail colocam o país no terceiro lugar globalmente.

Apesar dos riscos, temos que ter em mente que dispositivos móveis são um grande influenciador das atividades rotineiras. Especificamente os dispositivos corporativos têm a capacidade de influenciar positivamente na produtividade e comunicação.

A grande maioria desses riscos já é conhecida por grande parte da população. No entanto, coisas óbvias também precisam ser ditas; e, pensando na segurança da informação, elas precisam ser avaliadas sempre que possível.

Pensando nisso, a Pulsus, solução de gerenciamento de dispositivos móveis, indicou quatro dicas simples e eficientes para garantir a segurança de smartphones e tablets corporativos.

1 – Habilitar configurações nativas

Estes são os famosos “recursos de fábrica”, que já vêm no dia zero nos smartphones. Este é um passo importante para evitar ameaças de malware (e outros vírus) no celular corporativo.

A dica mais recomendada é sempre manter os dispositivos atualizados, tanto no sistema operacional quanto nos pacotes de segurança.

Configurar o dispositivo para que apenas aplicativos de lojas oficiais sejam instalados também é uma dica valiosa. Assim, da mesma forma, evitar apps de lojas de terceiros também vem na lista.

Por outro lado, se sua empresa utiliza apps próprios, os softwares externos precisam ser bem avaliados antes de serem instalados.

Se, por acaso, seu smartphone for vítima de um malware, spyware, adware e afins, existem medidas drásticas disponíveis. Uma delas é realizar o processo de hard reset, porém sem considerar um backup. Se houverem arquivos expostos, é melhor realizar uma instalação “do zero”.

2 – Aplicativos de antivírus

A Pulsus relaciona o uso de aplicativos antivírus no smartphone. Eles podem fazer varreduras e indicar quais aplicações podem estar corrompidas, por exemplo.

Além de aplicativos, eles podem verificar arquivos, documentos, imagens, vídeos e outros dados que podem comprometer seu dispositivo.

Bem como acontece com todos os outros aplicativos, os de antivírus também precisam estar constantemente atualizados.

3 – Hábitos saudáveis de uso

Temos uma série de recursos internos e mecanismos externos para nos ajudar nessa batalha. Porém, um grande fator para manter os seus dispositivos em segurança é você mesmo.

É importante adotar costumes e hábitos saudáveis no uso de smartphones ou tablets. Como, por exemplo, não clicar em links suspeitos; não baixar arquivos desconhecidos; ou emprestar o celular empresarial para outras pessoas.

Navegar em conexões suspeitas ou desconhecidas é um risco que também podemos evitar. Afinal de contas, nem toda rede Wi-Fi pública é totalmente segura.

4 – Gerenciar dispositivos corporativos

Outra dica da Pulsus é contar com uma ferramenta de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM – Mobile Decide Management).

A solução, em suma, pode proteger os dispositivos corporativos de forma eficiente, pois permite a instalação e execução de apenas aplicativos assegurados pelos administradores dos aparelhos.

Uma ferramenta MDM também restringe o acesso a sites perigosos e impede o envio de documentos remotamente. Esta, porém, é uma solução mais voltada para os gestores do que para os utilizadores finais.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.