38% dos desenvolvedores dizem ser incentivados a usar IA na codificação
Segundo estudo do GitHub, mesmo assim quase todos os entrevistados utilizam ferramentas de codificação com IA no trabalho
O GitHub divulgou essa semana os resultados de uma pesquisa destacando como os profissionais de software estão utilizando ferramentas de codificação com IA. Foram ouvidos 2 mil profissionais de software (500 de cada país, sendo eles Brasil, Estados Unidos, Índia e Alemanha) em organizações com 1 mil ou mais funcionários – e descobriu que quase todos (99%) os brasileiros usaram ferramentas de codificação com IA no trabalho.
No entanto, apenas 38% relataram que suas empresas estão incentivando o uso de ferramentas de codificação com IA – o que parece não ter impedido os demais.
Cerca de 61% relataram que obtiveram aumento na qualidade do código e 100% antecipam melhorias na segurança devido a essas ferramentas. Além disso, 68% acreditam que as ferramentas de codificação com IA vão melhorar moderada ou significativamente sua capacidade de atender aos requisitos dos clientes.
Começa hoje: Leia tudo sobre o IT Forum Praia do Forte
Quando se trata de aprender novas linguagens de programação ou entender bases de código existentes, 60% consideram as ferramentas de codificação com IA úteis. Além disso, 99% das empresas no Brasil estão aproveitando a IA para gerar casos de teste e quase todos os entrevistados (99%) concordam que ter habilidades em IA aumenta atratividade como candidatos a emprego.
A adoção e os benefícios percebidos da IA entre os desenvolvedores no Brasil estão em linha com os profissionais nos Estados Unidos, Índia e Alemanha, destacando a posição do país como um hub de tecnologia. “Com quase todos os entrevistados relatando que usam ferramentas de codificação com IA no trabalho, é inquestionável que o impacto da IA não está limitado a uma região, é global”, diz Julio Viana, Gerente Regional do GitHub no Brasil.
De acordo com um levantamento da GitHub, quase 5 milhões de desenvolvedores brasileiros e mais de 241 mil organizações do país estão ativamente produzindo na plataforma. A expectativa é que a região se torne a terceira maior comunidade do mundo na plataforma até 2028.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!