33 milhões de brasileiros usam smartphones para compras

Mais da metade de todos os consumidores no País utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras, diz Visa

Author Photo
9:15 am - 23 de agosto de 2022
e-commerce, compras, cartão, homem negro Foto: Shutterstock

O uso de smartphones para realizar compras aumentou no último ano, segundo estudo da Visa. No Brasil, 52% de todos os consumidores – uma estimativa de 33 milhões de pessoas – utilizaram smartphones pelo menos uma vez em suas últimas compras feitas em 2021. Em 2020, essa modalidade foi usada por 47% dos brasileiros. Segundo o recorte, esse número reflete os brasileiros que pesquisaram produtos online, compraram um produto em uma loja digital, seguiram uma encomenda de e-commerce via aplicativo e pagaram através de carteira digital.

O estudo também revelou que os consumidores brasileiros usam seus smartphones mais do que qualquer outro país, ficando abaixo apenas dos Emirados Árabes Unidos. A mesma análise demonstrou que 24% desses consumidores usaram seus aparelhos para comparar preços em tempo real e 23% usaram para procurar cupons e descontos válidos. No total, estima-se que 20 milhões de consumidores no Brasil usaram seus smartphones na última vez que fizeram compras presenciais.

“Os consumidores brasileiros demonstram ser alguns dos compradores mais ‘mobile-cêntricos’ do mundo. Proporcionar experiências de compra integradas, virtuais e presenciais é mais do que um diferencial competitivo no nosso país; é fundamental para a realização de negócios. Assim, os comerciantes brasileiros estão inovando para proporcionar uma experiência fluida e segura para o consumidor. É ideal buscar que essas características sejam integradas nas experiências de compra de uma forma que facilite as características de localizar, acessar e usar”, afirma Gustavo Carvalho, head da Cybersource no Brasil.

Leia também: Fintech B2B Edanbank anuncia aporte de R$ 10 mi

Em relação a entrega dos produtos, a pesquisa aponta que 75% dos consumidores brasileiros preferem ter suas compras online enviadas diretamente para suas casas. Superando países como Estados Unidos, Austrália e México. Enquanto 17% preferem se deslocar até a loja para buscar o item comprado virtualmente.

Já os comerciantes brasileiros, dentre os países estudados, oferecem algumas das experiências de compras mais fluidas do mundo, e a qualidade dessas experiências vem melhorando ao longo do tempo, de acordo com o estudo. No índice, o Brasil obteve uma pontuação média de 100,1 em 2021, representando um aumento de 3% em relação ao ano anterior. Segundo a Visa, isto não só indica que os comerciantes brasileiros vêm adotando mais recursos para compras digitais e entre canais, mas também que essas ofertas ultrapassam aquelas vistas em quase todos os outros países.

Ainda de acordo com o estudo, a utilização de smartphones pelos consumidores brasileiros enquanto fazem as suas compras aumentou 11% entre 2020 e 2021. Já pelo ponto de vista varejista, o levantamento analisou que cerca de 20% dos comerciantes brasileiros fornecem aos compradores uma visão em tempo real da disponibilidade dos produtos na loja.

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.