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3 tendências tecnológicas para 2023 e como elas impactam na estratégia de inovação

Os últimos anos foram intensos em todos os mercados e exigiram pensamento rápido nas tomadas de decisão para manter a perenidade dos negócios. A inovação entrou forte em cena, não como um fator de diferenciação, mas sobrevivência. Quem não inova, não cresce, não gera resultados e não conquista o cliente.

É consenso de que 2023 será um ano de cautela, mas a agenda de inovação é constante e não pode parar. Acredito que nos próximos meses, os esforços das empresas deverão ser canalizados para a aceleração da transformação digital, o uso consciente de recursos e, quando o assunto é atendimento ao cliente (CX, na sigla em inglês), a personalização ainda é um item que demanda atenção, já que seu potencial não foi totalmente explorado.

Um estudo da Forrester, no entanto, mostra que toda a promessa da inovação pode se perder caso os times não estejam preparados. O fator humano, sem dúvidas, será chave. O levantamento apontou que quatro em cada cinco equipes de CX carecem de habilidades críticas de design, dados e jornada, que devem ser trabalhados para chamar a atenção do consumidor com uma estratégia que se destaque das demais.

Para solucionar esses pontos, 2023 promete inovações voltadas para o aprimoramento dos times para trazer mais confiança, fortalecer a resiliência e aguçar o pioneirismo nesse novo cenário do mercado.

De olho desse contexto, destaco três tendências tecnológicas que vão pautar o próximo ano e impactar as estratégias de inovação das empresas. Confira!

Inteligência artificial adaptável

Para 2023, o aprimoramento da inteligência artificial (AI, na sigla em inglês) pode trazer ganhos expressivos para os negócios quando falamos em segurança digital, aprendizado da máquina (machine learning) e aumento da produtividade.

Novas ferramentas de IA estarão disponíveis acelerando o aprendizado de forma mais rápida e contínua. Com feedbacks on-line, a ideia é obter respostas otimizadas e um funcionamento mais dinâmico, tornando-as adequadas para diferentes operações e modelos de negócios.

Esses aprendizados trarão mais rapidez nas respostas à ataques cibernéticos e outras ameaças identificadas pela equipe de segurança, garantindo antecipação para agir com mais assertividade.

Para as equipes de CX, dados transmitidos em tempo real ajudam a interpretar as buscas dos consumidores e estruturam estratégias que destacam suas operações perante à concorrência.

Hiperautomação

Mais do que nunca, a automação estará em alta. É preciso contar com um trabalho eficiente, ininterrupto e que não dê margem para erros.

A automação de processos será intensificada viabilizando tomadas de decisões mais inteligentes e estratégicas com uma melhor análise dos dados, otimizando o tempo de produção das equipes que estarão focadas nos desafios do próximo ano.

Outro ponto importante é a ligação da hiperautomação com a Internet das Coisas (IoT), possibilitando grandes saltos na interação entre máquinas cada vez mais úteis na rotina corporativa. A ideia é que a comunicação fique mais fácil e clara entre os dispositivos, reforçando a segurança dos dados utilizados por diferentes áreas.

Sustentabilidade

Essa tendência já reverbera há algum tempo no mundo corporativo, principalmente quando se trata do papel das empresas nas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Por isso, entrou para o top 3 prioridades de CEOs e investidores, segundo o Gartner.

As inovações tecnológicas devem ser pensadas e projetadas para garantir a sustentabilidade empresarial com recursos como energia renovável e inteligência artificial. Além disso, produtos devem contemplar essa frente e fomentar o tema dentro e fora das empresas.

De olho no futuro

Essas grandes tendências demonstram o aperfeiçoamento que o mercado busca para entregar serviços de qualidade e garantir bons resultados mesmo com as adversidades enfrentadas ao longo do último ano.

São dados que nos dão um norte para desenharmos novas estratégias com nossos times e tomarmos decisões mais inteligentes, conscientes e alinhadas aos desejos dos nossos consumidores, alavancando o próximo ano como um grande motor de transformações interna e externa.

*Bruno Alves, vice-presidente de Inovação e Marketing da Plusoft

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