Mais lidas
1

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas

2

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade

3

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR

Inscreva-se na nossa Newsletter

Fique ligado!

Obtenha os mais recentes artigos e atualizações de tecnologia que você precisa saber, você ainda receberá recomendações especiais semanais.

News

E-mail Cadastrado com sucesso! 😄

IT Forum
Fóruns
Notícias
Colunas
Estudos
Vídeos
Podcasts
HIT - Materiais Gratuitos
Newsletter IT Mídia
IT Mídia

3 momentos
no ano

Visite o site
post

IT Forum Ibirapuera

Redescoberta Criativa no maior parque do Brasil.
post

IT Forum Trancoso

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI
post

IT Forum Itaqui

Saiba tudo sobre liderança no mercado de TI

Edições anteriores

Veja todas as edições
(Em breve)

TODAS

Mais recentes

As últimas no IT Fórum

CATEGORIAS
Especiais

Especiais

Artigos exclusivos
produzidos pelo IT Fórum

Liderança

Liderança

Saiba tudo sobre liderança
no mercado de TI

Carreira

Carreira

Notícias para impulsionar
sua carreira

Negócios

Negócios

Grandes empresas,
startups, franquias e mais

Tendências

Tendências

Descubra o que está em
alta em TI

DA REDE

ComputerWorld

O porta-voz do mercado de
tecnologia.

CIO

Gestão, estratégias e
negócios em TI.

Estudos

Estudos destinados a TI e ao mercado

Executivo de TI

CIOs e executivos da indústria de TI que tiveram iniciativas
de destaque.

Antes da TI

Pesquisa com objetivo de
ajudar na tomada de decisões em TI.

As 100+ Inovadoras

Inovação nas maiores empresas do país.

Página de estudos

Veja todos os estudos

IT Forum
  • Home
  • Fóruns
  • 3 momentos
    no ano

    Visite o site
    post

    IT Forum Ibirapuera

    post

    IT Forum Trancoso

    post

    IT Forum Itaqui

  • Notícias
    • Especiais Especiais
    • Liderança Liderança
    • Carreira Carreira
    • Negócios Negócios
    • Tendências Tendências
    • Ver todas as Mais recentes
    • Brandchannels
    • Brandspaces
  • Colunas
  • Estudos
  • Estudos destinados a TI e ao mercado
    • Executivo de TI
    • Antes da TI
    • As 100+ Inovadoras
  • Vídeos
  • Podcasts
  • HiT - Materiais Gratuitos
  • Anuncie
    Envie Seu Release
    Fale Conosco
    Revistas
    Newsletter
    IT Forum IT Forum IT Forum IT Forum
X
CONTEÚDO ORIGINAL
Agora os conteúdos da CW estão no IT Forum! Para saber mais clique aqui
  • Home >  
  • Notícias >
  •  ComputerWorld

3 razões pelas quais a Apple pode comprar divisão de chips mobile da Intel

Para além do iPhone, há outros pontos que poderiam atrair a empresa de Cupertino a fechar aquisição de unidade da fabricante de chips

Michael Simon, PC World/EUA
18:07 pm - 24 de julho de 2019
Shutterstock

A corrida para o 5G pode ter acabado de ganhar uma nova pista. Segundo uma reportagem publicada nesta semana pelo Wall Street Journal, a Apple e a Intel possuem negociações avançadas sobre a venda da divisão de chips de modems de smartphones da segunda.

A troca de propriedade intelectual entre as mãos de gigantes do mercado de TI não é exatamente algo que abala o segmento, mas esse é um negócio que pode ter ramificações significativas. Há apenas três meses, a Apple e a Intel eram parceiras no desenvolvimento do modem 5G do iPhone, mas essa parceria acabou abruptamente quando a Apple e a Qualcomm fizeram um acordo para resolver uma antiga disputa judicial, ao que se seguiu um anúncio da Intel sobre a sua “intenção de sair do mercado de modems para smartphones 5G e completar a avaliação das oportunidades para modems 4G e 5G em PCs, aparelhos de Internet das Coisas e outros dispositivos centrados em dados”.

Essa avaliação aparentemente levou a uma venda, o que acabou levando ao interesse da Apple, segundo a reportagem do Wall Street Journal. Apesar de não estar inteiramente clara a razão pela qual a Intel decidiu sair do negócio de modem mobile, a sabedoria convencional sugere que seu desenvolvimento de chips não avançou o suficiente.

Então na superfície, poderia parecer que não há nada para comprar, especialmente pelo preço na casa do bilhão de dólares, conforme o WSJ. Mas a Apple não compraria os restos dos modems da Intel. Em vez disso, iria investir em anos de trabalho (e patentes) de uma das maiores fabricantes de semicondutores à medida que busca desenvolver internamente um chip 5G para os próximos iPhones que possa rivalizar com os produtos da Qualcomm. Isso não vai acontecer em breve, uma vez que a Apple e a Qualcomm fecharam um acordo de licenciamento de seis anos no último mês de abril, mas a Apple está jogando um jogo de longo prazo aqui.

Mas apesar de o iPhone ser claramente o principal ímpeto por trás do negócio, não acho que as motivações da Apple estejam limitadas ao smartphone. O 5G parece impactar todos os setores das linhas de produtos da Apple, e adquirir a unidade de chips de modem de smartphones da Intel – mesmo inacabada – pode ter implicações de longo alcance tanto para a Apple quanto para o mercado como um todo.

Apple Watch

Talvez até mais importante do que o trabalho de engenharia seriam as pessoas por trás do trabalho. A reportagem do Wall Street Journal destaca que, além do portfólio de patentes da Intel, a Apple também iria adquirir uma dose de talento da equipe responsável pelo desenvolvimento do chip. Apenas isso poderia valer bilhões de dólares. Não é nenhum segredo que os ativos mais valiosos das empresas de tecnologia são os engenheiros que trabalham para elas, e levar uma equipe pronta de desenvolvedores de chips ao Apple Park para trabalhar no chip A14 e além permitiria que a Apple economizasse anos de contratações e reorganizações.

Mas não é o iPhone que poderia se beneficiar mais de um modem 5G integrado. Uma versão mais eficiente do chip S, que está presente no Appel Watch, é um ponto chave para as futuras gerações do wearable da Apple, especialmente à medida que o 5G se tornar realidade. Com um modem 5G integrado, os chips serão menores e com uso mais eficiente de energia, duas áreas de grande foco para a Apple.

No modelo atual, o modem e o processador principal são entidades separadas e continuarão desta maneira enquanto a empresa continuar comprando seus modems da Qualcomm. A integração é uma das combinações mais fortes da Intel, e será ainda mais importante quando o 5G começar a decolar.

Trolls de patentes

À medida que os aparelhos e smartphones 5G se proliferarem nos próximos anos, também podemos ter certeza que haverá um aumento nos processos judiciais. A Apple, Samsung, Intel e qualquer outra gigante de TI está suscetível aos chamados “trolls de patentes”, empresas que compram patentes com o único objetivo de usá-las para processar outras companhias que possam violá-las.

É impossível dizer quais patentes estão incluídas neste possível negócio, mas você apostar que elas seriam usadas para processos frívolos nas mãos erradas. Não é provavelmente a principal motivação para uma compra por parte da Apple, mas não seria a primeira vez que alguém compraria um pacote de patentes para evitar que elas caiam em mãos erradas.

O próximo Macbook

Apesar de a Apple ainda não ter lançado um notebook com conectividade LTE, isso provavelmente vai mudar com a chegada do 5G. Não é apenas a velocidade – à medida que o sistema iPad OS ganha mais recursos do Mac, provavelmente está a caminho um novo dispositivo que fica entre o iPad Pro e o MacBook Air. Ainda não sabemos como será esse aparelho, mas estou disposto a apostar em duas cosias: ele terá um chip da Apple e vai contar com conectividade 5G.

Provavelmente ainda estamos a anos de ter um aparelho como esse no mercado, e não acho que seja uma coincidência que a suposta compra da divisão da Intel e a aposentadoria do MacBook estejam coincidindo. Em algum momento ao longo dos próximos 3-5 anos, penso que veremos um dispositivo totalmente novo da Apple que vai resolver dois problemas já antigos: a inabilidade do iPad em substituir o Mac, e a falta de uma tela touchscreen no Mac. Com um modem 5G, o próximo MacBook será a melhor máquina para ter na estrada, combinando o poder do Mac com a portabilidade do iPad em um pacote leve e fino, e a divisão de modems da Intel pode ser o que estava faltando para essa bola começar a rolar.

Tags:
5G
apple
fusões e aquisições
Intel
iPhone
modem
Em alta

Inovação

'Contar histórias de pessoas LGBTQIAP+' é ferramenta para promoção da diversidade em empresas
Em alta

Inovação

Boticário cria unidade de tecnologia para aprimorar programas de fidelidade
Em alta

Liderança

Cristiane Gomes assume transformação digital do Grupo CCR
Load more
IT Forum

FÓRUNS

Todos os FórunsIT Forum IbirapueraIT Forum TrancosoIT Forum Itaqui

NOTÍCIAS

Mais recentesLiderançaCarreiraNegóciosTendências

COLUNAS

ESTUDOS

Executivo de TIAntes da TIAs 100+ Inovadoras

VÍDEOS

PODCASTS

HIT

Anuncie
Envie Seu Release
Fale Conosco
Revistas
Newsletter
IT Forum
Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados

Política de PrivacidadeTermos de Uso

© Copyright IT MÍDIA - Todos os direitos reservados