3 princípios para implementação de sistemas cognitivos

Author Photo
3:04 pm - 15 de fevereiro de 2017

Ser uma empresa cognitiva, baseada em nuvem e com foco na indústria. Esse é o posicionamento que Marcelo Porto, presidente da IBM Brasil, faz questão de reforçar para falar sobre os planos da Big Blue. Apoiado nessa estratégia, o executivo destaca que o foco da IBM é levar inovação para o portfólio tradicional (como plataformas de hardware e softwares), além de novas tecnologias, caso das soluções em nuvem e o próprio Watson.

Nessa linha de novas soluções, 42% das vendas atualmente já são compostas por serviços como cloud, analytics, mobilidade e Watson), com crescimento anual de dois dígitos, o que mostra a mudança de cenário.

Para utilização de soluções cognitivas, Porto cita três importantes princípios (ou conceitos) que precisam ficar claros para os clientes, sobretudo com a crescente adoção de plataformas desse tipo. São eles: propósito, transparência e habilidades (capacitação).

“Quando a empresa entrega seu negócio para uma plataforma cognitiva, que tem capacidade de entender e raciocinar, precisa entender melhor o que está por dentro da tecnologia. Esses 3 pilares norteiam a IBM”, conta o executivo, que participa nesta semana do PartnerWorld Leadership Conference, evento voltado a parceiros da companhia. Ele ressaltou também que, para a empresa, os dados são utilizados apenas em função dos negócios dos clientes e nunca em benefício da plataforma IBM.

1. Propósito
“O propósito da IBM não é substituir o profissional, mas sim, criar plataformas cognitivas que aumentem capacidade do profissional para que ele possa produzir melhor e não perder tempo com atividade que não tem valor.”

2. Transparência
“Você precisa saber quem ensinou a plataforma, quem faz a inclusão dos dados da plataforma, porque o cliente vai entregar os dados. É preciso entender os valores daquela plataforma. É como quando você vai deixar seu filho com alguém na sua ausência: você vai querer saber quem é a pessoa que irá cuidar. Quando você entrega seus dados para plataforma cognitiva, você quer saber quem fez os dados.”

3. Habilidades/capacitação humana
“São os skills, ou o comprometimento de capacitar aos profissionais que vão atuar com esses negócios.”

*O jornalista viajou a Las Vegas (EUA) a convite da IBM

Newsletter de tecnologia para você

Os melhores conteúdos do IT Forum na sua caixa de entrada.